Ilha do Sal – O Destino ideal para relaxar ao Sol

Mariana Soares / Atualizado a

É fã de férias com sol e praia? Temos para si um destino perfeito e que está sempre no top dos portugueses: Cabo Verde, em particular a Ilha do Sal.

Pontão de Santa Maria, Ilha do Sal

Apelidado de destino “sem stress”, Cabo Verde é repleto de boas energias e pessoas amistosas. Se procura uma férias de descanso, com hotéis em regime de tudo incluído, boa praia, águas mornas, boa comida e tranquilidade, está no sítio certo.

Cabo Verde é um estado de espírito que toma conta de nós

Cabo Verde, com imponentes montanhas diluídas em planícies de cortar a respiração, é composto por 10 ilhas, das quais, uma não é habitada e 5 são ilhéus. Essas ilhas dividem-se em 2 grupos: Barlavento: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau e Sal; Sotavento: Brava, Fogo, Santiago, Maio e Boavista. Neste destino encontrará reservas e parques naturais poderá contar com temperaturas de água e do ar amenas e a pedir um bom mergulho.

Cabo Verde

O que visitar

Todas as ilhas de Cabo Verde são um verdadeiro encanto! Cada uma com a sua personalidade e característica, difícil será escolher por onde começar a visitar. Na Ilha do Sal, existem belas praias, excelentes restaurantes e muita animação. Em Santiago, sugerimos que parta rumo à descoberta da Cidade Velha, que fica na capital, Praia, e ainda o Campo do Tarrafal, a antiga prisão da ilha. O Fogo destaca-se pelo seu vulcão e por ter o ponto mais alto do arquipélago, Mindelo, pelas suas belas mornas, e as praias da Boavista, com areal a perder no infinito do horizonte

Ilha do Sal

A Ilha do Sal

A Ilha do Sal – situada ao Norte do arquipélago – foi descoberta por Diogo Afonso (português) e Antonio di Noli (italiano), em 1460.

Repleta de sal, sol, areia e vento (mas não muito)! A Ilha do Sal tem o carácter amável da sua população, um clima tropical suave com praias espetaculares. As indústrias salinas trouxeram os primeiros escravos e daí surgiu nome da Ilha. O sol é assíduo e deixa as temperaturas sempre amenas. A areia branca e o azul turquesa das águas do mar são a combinação perfeita para um cenário encantador e umas férias de praia inesquecíveis. E o vento trouxe consigo as areias do deserto do Saara que para além de ajudar a refrescar o ambiente devido ao calor árido do continente africano é ouro sobre azul para os amantes de práticas aquáticas como o kitesurf.

O que fazer na Ilha do Sal

Com apenas 30Km de comprimento e 12km de largura, a ilha do Sal possui praias de areia branca, mar de água azul turquesa e paisagem deslumbrante. Apesar de pequena, a ilha tem atraído muitos visitantes, desde os que procuram mais diversão e adrenalina, até aos que procuram o descanso à beira do mar.

Ilha do Sal

Relaxar é a palavra de ordem neste paraíso chamado Ilha do Sal. Leve consigo alguns livros na bagagem, deite a toalha ou deite-se na espreguiçadeira e aproveite o dia.

Visite o Pontão de Santa Maria

Pontão de Santa Maria, Ilha do Sal

O Pontão de Santa Maria é uma das principais atrações da Ilha. Em tábuas de madeira do pontão, alguns guarda-sóis coloridos protegem do sol as mulheres locais que, de forma totalmente improvisada, equilibram-se entre a limpeza do peixe que acabou de chegar e seus bebés. Aproveite e dê um mergulho do Pontão para as transparente águas.

Encante-se com a ginga dos cabo-verdianos

musica cabo verdiana

Se de dia o lema é relaxar, à noite você poderá entrar no ritmo quente africano e dar um “pézinho de dança” num dos bares típicos da ilha. Se não gosta de dançar, opte por beber uma boa bebida e fique a assistir, toda a energia cabo-verdiana irá contagiá-lo.

Faça uma visita guiada à Ilha

Ilha do Sal

A Ilha do Sal é um local pequeno mas cheio de atrações. Uma vez que não precisará alugar carro, pois poderá se deslocar a pé para os principais sítios, experimente fazer uma visita guiada com um guia local e irá conhecer toda a ilha, praias, locais típicos de forma económica. Terá um passeio bem tradicional, ficando a conhecer toda a cultura deste povo.

Seja testemunha da desova das tartarugas marinhas

desova das tartarugas marinhas

A Ilha da Boavista talvez seja o melhor lugar para observar as tartarugas da espécie Caretta (tartarugas marinhas) em processo de desova. Mas, na Ilha do Sal também é possível apreciar este espetáculo que acontece entre os meses de Junho a Outubro. Aqui poderá sentir na pele o quão perfeita é a natureza e os seus fenómenos – o nascimento de espécies.

Divirta-se nas salinas de Pedra Lume

Pedra Lume, Ilha do Sal

E se nadasse numa lagoa que não o deixa ir ao fundo? Nas antigas salinas de Pedra Lume, poderá viver uma experiência muito interessante e que desafiam as leias da gravidade. O nível de sal das águas da lagoa é tão alto que por mais que tente mergulhar para as profundezas virá sempre à tona, por isso relaxe, feche os olhos e flutue.

Aventure-se no ar e no mar

kitesurf, Ilha do Sal

É fã de desporto? A ilha tem muito o que oferecer. As opções vão desde um tranquilo mergulho nas águas cristalinas do Oceano Atlântico até a agitados saltos de Kitesurf nas praias do sul da ilha. A ilha tem se tornado um dos locais preferidos para os amantes do Kitesurf, que até levou Mitu Monteiro, um dos campeões mundiais deste desporto, a mudar-se e ir viver para a ilha, montando uma escola de Kitesurf.

Já o conseguimos convencer no destino das suas férias? Então aproveite e marque já a sua viagem para este verdadeiro tesouro africano.