Ilhas Gregas: escolha a ilha certa para si!

Top Atlântico / Atualizado a

As Ilhas Gregas têm fama de paradisíacas. E a verdade é que o são. Ao todo contam com mais de (imagine-se) 999 ilhas e ilhéus. Com um número tão impressionante é fácil concluir que existem ilhas das mais variadas espécies: recheadas de artefactos históricos, grutas, trilhos fantásticos, noites mágicas, boa comida e, claro, praias arrebatadoras. E, não, nem todas estão recheadas de turistas.

ilhas gregas

O difícil será sempre escolher a ilha certa para si. Neste artigo, damos-lhe uma ajuda, para que só tenha mesmo que fazer a mala e embarcar.

Milos, para umas perfeitas férias românticas

ilhas gregas: milos

Podíamos ter colocado a popular Santorini como local romântico a eleger. No entanto, acreditamos que Milos o pode surpreender ainda mais.

Esta ilha grega, localizada apenas a 150 quilómetros de Atenas, oferece a combinação ideal entre praias inacreditáveis, boa gastronomia e locais especiais, como a enseada de Kleftiko, que serviu em tempos como refúgio a piratas, e Sarakiniko, um local onde se diz poder pisar a lua, devido às rochas brancas de formas lisas e suaves que possui.

Skiathos, para quem não vive sem praia

ilhas gregas: Skiathos

Aqui o lema é praia e dolce far niente. As praias de Skiathos são consideradas como as melhores praias do Egeu. A razão está à vista: a harmonia perfeita entre uma água azul turquesa e uma areia branca e fina. Por último, partilhamos uma curiosidade. Foi em Skiathos, juntamente com a vizinha Skopelos, que “Mamma Mia! Here we go Again” foi gravado. Portanto, se quiser usufruir de um cenário de filme, não se esqueça e coloque Skiathos na sua wishlist de viagens.

Creta, para se deliciar com os prazeres da comida grega

comida grega

Bem-vindo à ilha de Creta a maior ilha da Grécia, com 1.000 quilómetros de costa. Proporcional à dimensão da ilha é a sua gastronomia. Se quer mergulhar no melhor da comida grega e maravilhar-se a cada refeição, está no local certo. Além disso, saiba também que a dieta de Creta é estudada por especialistas devido à baixa ocorrência de cancro e à longevidade da sua população. Por aqui o azeite é rei, bem como as ervas que nascem em abundância na ilha e que se usam para temperar todos os pratos. Os legumes e fruta fresca, o peixe delicioso, o cordeiro e o inigualável queijo feta completam uma dieta que é, acredite, tão saudável quanto deliciosa.

Calímnos, para quem vive o desporto com paixão

Calímnos

Como já deu para perceber, as Ilhas Gregas não são só praia. Em Calímnos o foco é o mergulho e a escalada. Se é fã de escalada, e tem prática nesta modalidade, não deixe de fazer a Grande Grotta onde irá alcançar uma gruta com vista panorâmica para o mar, a 50 metros de altura (o pôr-do-sol é fantástico). Para lá chegar terá que escalar uma pedra calcária coberta de estalactites. Só para os mais arrojados e treinados!

Evia, para quem gosta de ir onde os locais vão

Evia

Apesar de ser a segunda maior ilha, Evia continua a ser um local maioritariamente visitado por locais. O que é fantástico pois poderá mergulhar na cultura grega de uma forma muito mais autêntica. Além disso, razões não faltam para visitar Evia. É uma ilha magnífica e rica em natureza, com florestas montanhosas, cascatas e praias diversas: de areia, de pedras e até para nudistas.

Rhodes, para os apaixonados por cultura

Rhodes

Localizada na península do Dodecaneso e junto à costa da Turquia, Rodhes é um tesouro medieval, resultado de uma história muito agitada (e por isso tão interessante de conhecer). Se pretende não só viajar para um outro país, mas também para uma outra época – com um imaginário muito próprio – Rodhes é uma excelente opção. De ruínas dóricas e minaretes, antigas mesquitas, fortalezas, ao próprio ex-líbris Colosso de Rodhes, nesta ilha grega não vão faltar locais para conhecer.

ilhas gregas

Para já o tempo é de ficar em casa, mas quando tudo melhorar já sabe: as ilhas gregas estão mesmo à sua espera.

Se precisar de aconselhamento para estes ou outros destinos, poderá consultar o nosso site ou falar diretamente com um dos nossos consultores especializados na Grécia. Teremos todo o prazer em aconselhar o que mais se adequa ao seu perfil. Até lá pode sempre analisar as alternativas de voo+hotel para estas ilhas maravilhosas.