Itália: uma road trip pela inesquecível Toscana

Top Atlântico / Atualizado a

Itália é um dos países europeus mais bonitos e com maior diversidade de paisagens: aqui pode encontrar desde cidades deslumbrantes e históricas, como Roma e Florença, a regiões costeiras de sonho, como Cinque Terre, até a zonas montanhosas de cortar a respiração, como as Dolomitas. O difícil é escolher o que visitar e o itinerário a seguir. Por isso, estamos aqui para o ajudar e para lhe sugerir uma road trip por uma das regiões mais famosas e incríveis do país: a bela Toscana.

Fiat 126, Itália

Tudo o que tem a fazer é o seguinte:

  1. viajar para Florença;
  2. alugar um carro (vintage ou moderno, a decisão é totalmente sua)
  3. aproveitar la dolce vita ao máximo!

Florença, onde tudo começa

Florença
Florença

Florença é o ponto de partida ideal para esta aventura. Não só é a maior cidade da região da Toscana, como também é uma das mais bonitas do país. Berço da Renascença, aqui vai sentir-se num verdadeiro museu ao ar livre sempre que for a caminhar pelas suas bonitas ruas.

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

Alguns dos lugares obrigatórios a visitar incluem a Praça do Duomo, a Catedral de Santa Maria del Fiore, a Praça Michelangelo, e, claro, o local mais romântico de Florença: a Ponte Vecchio.

Próxima paragem: Arezzo

Piazza Grande
Piazza Grande

Assim que sair de Florença vai começar a dirigir-se para o coração da Toscana. Nem sempre muito procurada pelos turistas, a primeira paragem será em Arezzo, uma cidade cheia de história. Um local de visita obrigatória é, sem dúvida, a colina onde está sediada a Catedral de Arezzo, a vista de lá é simplesmente fantástica. Pequena curiosidade: uma das cenas do famoso filme “A Vida é Bela” foi gravada aqui.

Montepulciano, um deleite para o palato e para a vista

Montepulciano

Montepulciano é uma das mais atrativas cidades montanhosas da Toscana, situada no Val di Chiana. Pitoresca e rodeada por uma paisagem de cortar a respiração, esta é também casa de um dos melhores vinhos – o Vino Nobile de Montepulciano. Depois de um copo deste saboroso vinho, nada como ver o pôr-do-sol no miradouro junto ao Orfanotrofio Antoniano, bem no topo da cidade. A vista sobre o Val d’Orcia é simplesmente mágica.

Val d’Orcia, onde a magia acontece

Val d’Orcia

Esta viagem é feita em crescendo e está prestes a chegar a um dos melhores locais da Toscana: o mágico Val d’Orcia. É aqui que todo o imaginário sobre esta região italiana se começa a materializar e onde vai poder apreciar toda a sua beleza em bruto. Os famosos ciprestes, as paisagens em profundidade sem fim à vista, ou as cidades medievais no alto das colinas, são só alguns dos ex-libris. San Quirico d’Orcia, Bagno Vignoni ou Pienza são três das cidades que devem constar no seu itinerário.

Siena, uma viagem ao passado

Siena

Siena é uma belíssima cidade e com muito para ver. O seu centro histórico, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, está extremamente bem preservado e é um local que permite viajar no tempo. Aqui vai poder visitar alguns locais icónicos como a Piazza del Campo, o Palazzo Pubblico ou a Torre del Mangia. Contudo, uma das maiores atrações da cidade é o Palio de Siena, uma corrida de cavalos que acontece duas vezes por ano.

Catedral de Siena

Um dos símbolos da cidade é a Catedral de Siena, na Piazza del Duomo, um dos principais monumentos de arquitetura gótica de toda a Itália.

San Gimignano, uma cidade feita de torres

San Gimignano
San Gimignano

San Gimignano é um daqueles lugares que não vai mesmo querer perder. Esta cidade é famosa devido às suas torres (chegou a ter 72, mas agora apenas restam 14) que foram construídas durante a Idade Medieval e que são vistas a quilómetros de distância. A paisagem é inesquecível (tanto estando fora como dentro da cidade). É altamente recomendável subir à Torre Grossa – a mais alta – para apreciar a vista sob as colinas que rodeiam San Gimignano.

Lucca, onde há muito para descobrir

Lucca

O fim aproxima-se, mas as surpresas ainda não acabaram. Lucca é uma das cidades mais charmosas da região e não deixa ninguém indiferente. Conhecida como a cidade das 100 igrejas, aqui vai encontrar diversos monumentos religiosos, mas não só. Um dos pontos mais interessantes de visitar é a sua praça principal, a Piazza dell’Anfiteatro. No passado, este local foi um anfiteatro romano e a sua estrutura oval ainda é possível de visualizar vista de cima.

Torre Guinigi
Torre Guinigi

Lucca tem ainda um outro ponto de visita obrigatória: a Torre Guinigi. Esta curiosa torre, com árvores no topo, é um dos locais mais emblemáticos e também o que proporciona uma das melhores vistas sob a cidade. Descubra a sua história!

Lucca

Ao fazer uma viagem deste género terá a oportunidade de conhecer locais menos turísticos, descobrir novas paisagens pelo caminho e, acima de tudo, viver o país de uma forma mais autêntica. Na dúvida, faça! Não se vai arrepender, garantimos-lhe!