Menorca, um paraíso imperdível bem perto de Portugal

Joana Santana / Publicado a

Menorca, uma das pérolas do Mediterrâneo, é uma das ilhas que pertence ao arquipélago das Ilhas Baleares. Arquipélago este que é também composto pelas famosas Maiorca, Ibiza e Formentera. Contudo, Menorca destaca-se pela sua serenidade, pela natureza intocada e por um charme único que a diferencia das suas irmãs. A apenas algumas horas de voo de Portugal (menos de 2h a partir do Porto ou de Lisboa), Menorca é um destino perfeito para quem procura tranquilidade, beleza natural e uma experiência autêntica. Mas porquê? Vamos descobrir!

A ilha da calma

Es Grau, Menorca
Es Grau / Foto de Davide Bonaldo / Shutterstock

Menorca é conhecida como a ilha da calma! Ao contrário de Ibiza, que é famosa pela vida noturna agitada, ou de Maiorca, que atrai multidões, Menorca oferece um refúgio de tranquilidade. Com cerca de 700 km² de extensão, esta ilha possui mais praias do que Maiorca e Ibiza juntas. No entanto, estas têm a vantagem de serem menos concorridas e menos conhecidas. Por isso mesmo, é o lugar perfeito para quem quer fugir do stress do dia a dia e mergulhar num ambiente relaxante, rodeado pela beleza natural.

Natureza (quase) intocada

Camí de Cavalls
Trilho Camí de Cavalls / Foto de Skipperenst / Shutterstock

Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1993, grande parte da ilha permanece praticamente intocada. O Camí de Cavalls, um antigo caminho que circunda toda a ilha, é perfeito para quem gosta de longas caminhas ou grandes passeios de bicicleta. Este trilho de 185 km oferece vistas deslumbrantes sobre o mar, falésias impressionantes e com um bónus incrível: pelo caminho encontra várias praias e enseadas inacessíveis por estrada. Para os amantes da natureza, Menorca é mesmo um autêntico paraíso! Se não quiser aventurar-se por um trilho tão longo, não desanime, existem muitos outros que pode – e deve – explorar.

Uma ilha recheada de história

Naveta des Tudons
Naveta des Tudons / Foto de Tolobalaguer.com / Shutterstock

A história de Menorca é tão rica quanto a sua paisagem! A ilha foi habitada desde a pré-história e, por isso mesmo, é possível encontrar vários monumentos talayóticos em diferentes locais. Desses monumentos fazem parte as taulas (uma espécie de santuário) e as navetas (túmulos pré-históricos), ambos vestígios arqueológicos que datam de mais de 2000 anos a.C.. Ao longo de vários séculos, Menorca foi lar de Fenícios, Romanos, Vândalos, Bizantinos, Árabes e Ingleses. Todas estas passagens deixaram a sua marca que, naturalmente, influenciou a belíssima Menorca que temos nos dias de hoje. Para conhecer mais a fundo a história desta maravilhosa ilha, pode também visitar o Museu de Menorca.

Cidades e vilas pitorescas

Binibeca
Binibeca / Foto de Juan Ci / Shutterstock

Mahon é a capital de Menorca e é uma cidade mesmo encantadora! Tem um dos maiores portos naturais do mundo e é repleta de ruas estreitas com lojas, cafés e mercadinhos. A Fortaleza de La Mola é uma das principais atrações e trata-se de uma impressionante fortaleza construída pelos ingleses no século XIX para se defenderem de uma potencial invasão francesa. Por outro lado, no lado oposto da ilha, está Ciutadella, a antiga capital. O centro histórico de Ciutadella mantém-se muito bem preservado e por lá consegue sentir a tranquilidade da ilha ao vaguear pelas ruas de pedra enquanto explora, sem multidões a rodeá-lo. Também Binibeca não pode ficar de fora do roteiro, sendo esta uma pequena e pitoresca vila, com as suas casinhas de arquitetura antiga e todas brancas que mais parecem saídas de um filme da Disney.

Praias e baías de sonho

Cala Mitjana
Cala Mitjana / Foto de Juanjo Pons / Shutterstock

Quando pensamos em Menorca, é impossível não pensar logo nas praias! Cala Macarella, Cala Mitjana, Cala Turqueta, e Cala Galdana são algumas das praias mais populares, mas são também apenas algumas das tantas praias que parecem saídas de um postal. Cada uma das praias de Menorca tem o seu encanto particular, desde enseadas escondidas facilmente acessíveis apenas por trilhos, até praias mais amplas com infraestruturas e vários serviços de apoio. O mar azul-turquesa convida a mergulhos e as falésias que circundam as enseadas proporcionam vistas de tirar o fôlego. Para os aventureiros, as praias de Menorca são também ótimas fazer snorkeling, andar de caiaque e ou fazer stand up paddle.

Gastronomia de comer e chorar por mais

Caldereta de Langosta
Caldereta de Langosta / Foto de TanitJuno / Shutterstock

Como é óbvio, nenhuma viagem a Menorca estaria completa sem degustar a gastronomia local! A ilha é famosa pela caldereta de langosta (caldeira de lagosta); pela sobrasada, uma linguiça de carne de porco curada; as ensaimadas, um doce típico e o famoso queijo de Mahón, conhecido pelo sabor forte e ligeiramente picante. Além de tudo isso e muitos mais pratos imperdíveis, os pratos à base de peixe e marisco também são reis ou não estivéssemos nós a falar de uma ilha!

Várias maneiras de explorar a ilha

Cala Mitjaneta
Cala Mitjaneta / Foto de Afonso Farias / Shutterstock

Para explorar Menorca ao máximo, alugar um carro ou uma mota é a opção mais recomendada. A ilha é pequena, mas repleta de cantos escondidos que são mais facilmente acessíveis desta forma. Além disso, ter a liberdade de parar em qualquer praia ou vila é uma vantagem! No entanto, os transportes públicos na ilha são eficientes, especialmente entre as principais cidades e pontos turísticos. Claro que para os mais aventureiros e corajosos, explorar a ilha a pé ou bicicleta pode ser uma opção, no entanto, e apesar de ser uma experiência ainda mais autêntica e próxima da natureza, será também mais cansativa e que exige mais dias para não deixar nada por ver!

Embora as praias de Menorca sejam um dos seus maiores atrativos, a ilha oferece muito mais do que apenas sol e mar! Na verdade, Menorca é uma ilha que conquista pela sua simplicidade e pela forma como preserva o seu lado mais genuíno. Por aqui, pode descobrir a verdadeira essência do Mediterrâneo, longe das multidões e da agitação das ilhas vizinhas. Tão perto de Portugal é quase um crime não passar por aqui, pelo menos, uma vez. Mas deixamos-lhe já o aviso: assim que puser lá os pés pela primeira vez, vai querer voltar muitas mais!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.