Naipidau – a capital mais estranha do mundo

Top Atlântico / Atualizado a

“Cidade-fantasma”, “surreal”, “bizarra”, estas são algumas das palavras usadas para descrever Naipidau, a capital do Myanmar. Prepare-se para conhecer um lugar como nenhum outro.

Naipidau

Uma capital construída do zero

A capital começou a ser construída em 2002, num local onde apenas existiam plantações de arroz e de açúcar. Foi assim, completamente do zero, que em 2005 Naipidau ganhou vida. Depois disso, os Ministérios do país foram transferidos para a nova capital, abandonando assim Yangon, a antiga.

Uma imensidão sem ninguém à vista

O contraste entre a imensidão da cidade e o vazio de pessoas é algo que marca profundamente quem passa por aqui. Para ter uma dimensão mais exata: a capital tem cerca de 480 mil hectares (seis vezes o tamanho de Nova Iorque!) e muito raramente se avista uma pessoa na rua. O governo avança que existe 1 milhão de habitantes, no entanto, este número é bastante discutido.

Naipidau

E por falar em dimensão, as estradas têm um número incrível de faixas: até 20 faixas, 10 de cada lado. Os rumores apontam que estas foram desenhadas a pensar nos aviões que poderiam ter que aterrar de emergência devido a protestos ou distúrbios contra o governo.

Organizada por zonas muito específicas

A organização da cidade é mais um dos pontos curiosos. Tudo foi planeado ao detalhe, por isso existe uma zona só para hotéis (sem cafés ou restaurantes, só mesmo hotéis), outra só para edifícios estatais e ainda uma dedicada apenas a residências oficiais.

E o que há para visitar nesta capital?

Naipidau não é propriamente uma cidade turística. Longe disso. A cidade acolhe sobretudo membros do governo e prédios do Estado. Ainda assim podemos nomear alguns locais, nomeadamente o Parlamento, a pagoda Uppatasanti (que é uma réplica da pagoda de Yangon) e o Jardim das Flores.

Uppatasanti

Uma passagem para curiosos

No fundo, é a estranheza e o mistério que envolve a capital do Myanmar que a torna um objeto de curiosidade por parte de alguns turistas e até mesmo de programas de televisão. Conta-se que a BBC levou uma equipa de futebol para jogar nas ruas vazias e ainda organizou uma corrida de carros nas estradas da cidade.

No entanto, nem mesmo isto é de estranhar já que falamos da capital mais estranha do mundo, não concorda?