O que fazer em Espanha com crianças?

Joana Santana / Publicado a

Espanha é, sem dúvida, um dos melhores destinos para famílias que procuram aventuras memoráveis. A proximidade geográfica com Portugal torna este país numa escolha perfeita, permitindo viagens de carro confortáveis ou voos curtos que não aborrecem os mais novos. Além disso, a cultura semelhante e a facilidade de comunicação criam um ambiente familiar que facilita a adaptação dos mais pequenos. Assim, viajar para Espanha com as crianças torna-se numa experiência extraordinária e repleta de descobertas em família. Mas quer saber como? Vamos contar-lhe tudo e dizer-lhe quais as melhores atividades para fazer em Espanha com crianças!

Aproveitar as praias que são perfeitas para toda a família

Isla Cíes, Galiza, Espanha, O que fazer em Espanha com crianças
Isla Cíes / Foto de Qart Hadasht / Shutterstock

Sabemos bem que as praias em Espanha conseguem ser um verdadeiro sonho. No sul, na Costa Blanca, por exemplo, encontra águas calmas e a uma temperatura agradável, com areia dourada e ótimas condições para desfrutar em família. Por outro lado, e se não se importar de apanhar uma avião, Maiorca é um das ilhas mágicas espanholas com águas azul turquesa, atividades para todos os gostos e uma paisagem incrível que dá às praias um toque paradisíaco. E por falar em paraíso, bem a norte, encontra aquele que é um dos ambientes selvagens mais bonitos e bem preservados de Espanha: as Islas Cíes. Um experiência completamente diferente, mas inesquecível para miúdos e graúdos.

Apreciar a vivacidade das praças históricas

As praças espanholas são lugares icónicos que representam verdadeiros pontos de encontro de turistas e locais. Por norma, repletas de cafés e restaurantes, são perfeitas para apreciar a movimentação local. A Plaza de Santa Ana, em Madrid, por exemplo, destaca-se por ser um dos locais mais emblemáticos da capital. Mas não se fica por aqui! A Plaza de Gracia, em Granada, encanta com o seu charme andaluz único e arquitectura deslumbrante que fascina qualquer um. Por sua vez, a Plaza de la Alfalfa, em Sevilha, distingue-se pela animada vida nocturna de ambiente familiar e pelos eventos culturais regulares.

Explorar e relaxar nos vários jardins

Parque Del Retiro, Madrid
Parque del Retiro / Foto de Maks Ershov / Shutterstock

Pequenos oásis no meio das cidades, os vários jardins do país são perfeitos para descansar, explorar e até fazer piqueniques. O Parque del Retiro, em Madrid, é um verdadeiro tesouro no coração da capital, com vários espaços verdes onde as crianças podem correr e brincar livremente e até podem fazer um passeio de barco em família. Além disso, o famoso Palácio de Cristal dentro do parque é verdadeiramente fascinante! Já por outra cidade, em Barcelona, o Marimurtra Botanical Garden, impressiona com a sua colecção de plantas mediterrânicas. Portanto, além de ser encantador, ainda proporciona uma experiência educativa única.

Admirar a beleza da arquitetura

Casa Batlló, Barcelona, O que fazer em Espanha com crianças
Casa Batlló / Foto de Dunaeva Natalia / Shutterstock

Uma mistura de história e modernidade, a arquitetura espanhola é incrível e deixar qualquer um maravilhado. Por exemplo, a Casa Batlló, em Barcelona, é uma verdadeira obra-prima do emblemático artista Gaudí. As formas orgânicas e as cores vibrantes vão capturar imediatamente a atenção e a imaginação das crianças. Por outro lado, a Cidade das Artes e Ciências, em Valência, oferece uma experiência futurista única com o seu complexo arquitectónico que impressiona pela modernidade e pelas actividades interactivas disponíveis. Além disso, junta diversão e aprendizagem em simultâneo. Ainda por Valência, o Palau de les Arts completa esta experiência com espectáculos familiares ideais para todas as idades.

Encantar-se com os palácios

Alhambra, Granda, Espanha, O que fazer em Espanha com crianças
Alhambra / Foto de Maitrecortex / Shutterstock

A parecer saídos de contos de fadas, os palácios espanhóis são capazes de nos fazer viajar no tempo. O Alhambra, em Granada, é um dos maiores exemplos disso. Fascina com a sua arquitectura mourisca intrincada e encanta com os vários jardins absolutamente deslumbrantes. Além disso, as histórias e lendas associadas a este palácio capturam a atenção dos mais novos, criando uma experiência cultural enriquecedora para toda a família. O Real Alcázar, em Sevilha, também deixa todos boquiabertos com o seu esplendor arquitetónico único, salas extremamente bem decoradas e jardins que parecem mesmo encantados, com os pavões a adicionar um toque especial.

Aprender de forma divertida nos museus

Museu Guggenheim, Bilbau
Museu Guggenheim / Foto de Jorge Fernández Salas / Unplash

Aprender não tem, de todo, ser sinónimo de aborrecido e estes museus são a prova disso. O Centre del Carme Cultura Contemporània, em Valência, tem exposições interativas que envolvem e conquistam os visitantes de todas as idades. Outro ótimo exemplo é o Museu Guggenheim, em Bilbao, que impressiona pela sua arquitectura e colecção de arte contemporânea. Também por Málaga, o OXO Museo Videojuego tem a capacidade de conquistar os mais novos (e os mais velhos também!), com uma viagem interativa ao mundo dos videojogos.

Espanha combina mesmo diversão, com cultura e aventura e é perfeita para toda a família! Além disso, a proximidade com Portugal torna estas visitas em escapadelas acessíveis e práticas, sem muitas complicações. Portanto, se está a pensar na próxima em viagem em família, agora já sabe que Espanha é uma excelente opção. Seja nas cidades que lhe falámos, seja em cidades mais perto da fronteira que talvez nunca nem ouviu falar e o podem surpreender, garantimos que não se vai arrepender.

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.