O que fazer em Puglia?

Joana Santana / Atualizado a

Puglia, também conhecida como Apúlia, é uma região no sul de Itália que deixa apaixonada qualquer pessoa que por lá passe. Com uma beleza natural única, monumentos históricos, praias de areia dourada e aldeias pitorescas, este é um destino de férias que está cada vez mais a dar que falar. Bem no salto da bota italiana, este que era um segredo até agora bem guardado, tem ganho cada vez mais vida. Por isso, é uma excelente aposta para uns dias inesquecíveis!

Mas afinal o que podemos ver e fazer em Puglia? Vamos descobrir!

Explorar Alberobello e os seus Trulli

Trullis, Alberobello, Puglia, Itália

Passear pelas ruas de Alberobello é como entrar num verdadeiro conto de fadas! Esta pequena e encantadora cidade é famosa pelos seus trulli, casas tradicionais de pedra calcária com telhados cónicos. Estas casinhas são edifícios únicos, do século XIV, que devem a sua construção peculiar a uma forma de escapar aos impostos. Se por lá passassem fiscais, os telhados eram facilmente retirados de forma a que estas não parecessem uma casa. Atualmente são Património Mundial da UNESCO e atraem milhares de visitantes. O maior – e mais impressionante de todos – é o Trullo Sovrano, que alberga agora o Museu do Território e que dá a conhecer a história e a cultura local.

Mergulhar nas águas de Polignano a Mare

Polignano a Mare, Itália

Situada sobre penhascos, a cidade costeira Polignano a Mare oferece algumas das melhores vistas sobre Puglia. Além disso, as águas azul-turquesa são irresistíveis a um mergulho, especialmente, na famosa praia Lama Monachile. Além de banhos de mar e de sol, aproveite também para se aventurar num passeio de barco para uma visita às grutas em pleno mar e, claro, não deixe de explorar também a cidade.

Visitar as Grutas de Castellana

Grutas de Castellana, Itália

E se lhe falamos em grutas marinhas, não podemos deixar de sugerir também uma das maiores atrações de Puglia: as Grutas Castellana. Descobertas em 1938, estas são um dos complexos de grutas mais impressionantes de toda a Itália. Num percurso com mais de 3km, pelo caminho encontra estalactites, estalagmites e formações rochosas tão únicas, capazes de o deixar sem palavras!

Descobrir a história de Lecce

Lecce, Puglia, Itália

Lecce, conhecida como a “Florença do Sul”, é famosa pela sua arquitetura barroca. O centro histórico está repleto de igrejas ornamentadas, palácios lindíssimos e anfiteatros romanos. A Basílica de Santa Croce, por exemplo, com a sua incrível fachada, é uma referência brilhante do estilo barroco leccese. Outro ponto que não pode faltar ao passar por aqui é a visita à Piazza del Duomo, considerada uma das praças mais bonitas da região. Ao passear pelas ruas de Lecce vai deparar-se também com vários artesãos locais que dão vida a pequena estátuas através de papel machê. Uma tradição antiga da cidade, mas que se vai mantendo viva até ao dias de hoje.

Relaxar nas Praias de Salento

Praia, Salento, Puglia, Itália

A península de Salento, no sul de Puglia, é uma das zonas mais procuradas da região. Na verdade, não é díficil perceber porquê! Aqui encontra praias paradisíacas que fazem as delícias de turistas e locais. Entre as mais conhecidas estão Porto Selvaggio, com as suas águas cristalinas e pinhais sombreados, e a Baía dei Turchi – uma das melhores praias secretas da Europa – com areia branca e mar azul-turquesa. Gallipoli também não pode ficar fora da equação! Esta é uma cidade antiga situada numa ilha que oferece também praias deslumbrantes e um centro histórico encantador para explorar depois de um dia ao sol.

Passear por Ostuni, a Cidade Branca

Ostuni, Cidade Branca, Itália

Conhecida como a “Cidade Branca”, Ostuni é um dos destinos mais pitorescos de Puglia, mas também dos mais encantadores. Apesar de ser um daqueles destinos ainda escondidos, é uma cidade onde vale muito a pena fazer uma paragem! Localizada no topo de uma colina – com vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante e o mar – as casas todas caiadas de branco criam um cenário único. Passeie pelas ruas estreitas e labirínticas, visite a catedral gótica e explore as inúmeras lojas de artesanato local.

Deliciar-se com a gastronomia local

Focaccia Barese, Comida típica de Puglia, Itália

Claro que não poderia faltar uma gastronomia de fazer crescer água na boca ou não estivéssemos nós a falar de uma cidade italiana. Aqui a dieta fica de lado e há que deliciar-se com o melhor da região sem peso na consciência! A culinária de Puglia é uma celebração dos sabores italianos, com ingredientes frescos e simples. Não pode deixar de provar pratos como orecchiette (massa em forma de pequenas orelhas que é servida com brócolos, alho e azeite); focaccia barese (focaccia coberta com tomate cereja, azeitonas, orégãos e regada com azeite) ou, por exemplo, pasticciotto (um pequeno bolo recheado com creme de confeiteiro). Não faltam restaurantes e cafés onde pode saborear as iguarias locais, mas se quiser uma experiência mais ousada, em Polignano a Mare, encontra um dos restaurantes mais românticos do mundo, localizado dentro de uma caverna natural a 24 metros acima do nível do mar.

Conhecer Itália é sempre uma ótima forma de tirar partido de uns dias de férias inesquecíveis. Se quer conhecer algo novo ou fugir de cidades mais turísticas como Capri e Amalfi, por exemplo, Puglia é um tiro certeiro, com lado genuíno único. Uma região super completa, com tudo de bom para viver uns ótimos dias.

Quer uma dica? Alugue um carro e aventure-se numa roadtrip. Será a melhor forma de explorar e aproveitar este destino. O aeroporto mais próximo é o de Bari e, este verão, terá voos diretos a partir da cidade do Porto. Por isso, não há mesmo desculpa para não visitar este paraíso!