O que fazer em Puglia?
Puglia, também conhecida como Apúlia, é uma região no sul de Itália que deixa apaixonada qualquer pessoa que por lá passe. Com uma beleza natural única, monumentos históricos, praias de areia dourada e aldeias pitorescas, este é um destino de férias que está cada vez mais a dar que falar. Bem no salto da bota italiana, este que era um segredo até agora bem guardado, tem ganho cada vez mais vida. Por isso, é uma excelente aposta para uns dias inesquecíveis!
Mas afinal o que podemos ver e fazer em Puglia? Vamos descobrir!
Explorar Alberobello e os seus Trulli
Passear pelas ruas de Alberobello é como entrar num verdadeiro conto de fadas! Esta pequena e encantadora cidade é famosa pelos seus trulli, casas tradicionais de pedra calcária com telhados cónicos. Estas casinhas são edifícios únicos, do século XIV, que devem a sua construção peculiar a uma forma de escapar aos impostos. Se por lá passassem fiscais, os telhados eram facilmente retirados de forma a que estas não parecessem uma casa. Atualmente são Património Mundial da UNESCO e atraem milhares de visitantes. O maior – e mais impressionante de todos – é o Trullo Sovrano, que alberga agora o Museu do Território e que dá a conhecer a história e a cultura local.
Mergulhar nas águas de Polignano a Mare
Situada sobre penhascos, a cidade costeira Polignano a Mare oferece algumas das melhores vistas sobre Puglia. Além disso, as águas azul-turquesa são irresistíveis a um mergulho, especialmente, na famosa praia Lama Monachile. Além de banhos de mar e de sol, aproveite também para se aventurar num passeio de barco para uma visita às grutas em pleno mar e, claro, não deixe de explorar também a cidade.
Visitar as Grutas de Castellana
E se lhe falamos em grutas marinhas, não podemos deixar de sugerir também uma das maiores atrações de Puglia: as Grutas Castellana. Descobertas em 1938, estas são um dos complexos de grutas mais impressionantes de toda a Itália. Num percurso com mais de 3km, pelo caminho encontra estalactites, estalagmites e formações rochosas tão únicas, capazes de o deixar sem palavras!
Descobrir a história de Lecce
Lecce, conhecida como a “Florença do Sul”, é famosa pela sua arquitetura barroca. O centro histórico está repleto de igrejas ornamentadas, palácios lindíssimos e anfiteatros romanos. A Basílica de Santa Croce, por exemplo, com a sua incrível fachada, é uma referência brilhante do estilo barroco leccese. Outro ponto que não pode faltar ao passar por aqui é a visita à Piazza del Duomo, considerada uma das praças mais bonitas da região. Ao passear pelas ruas de Lecce vai deparar-se também com vários artesãos locais que dão vida a pequena estátuas através de papel machê. Uma tradição antiga da cidade, mas que se vai mantendo viva até ao dias de hoje.
Relaxar nas Praias de Salento
A península de Salento, no sul de Puglia, é uma das zonas mais procuradas da região. Na verdade, não é díficil perceber porquê! Aqui encontra praias paradisíacas que fazem as delícias de turistas e locais. Entre as mais conhecidas estão Porto Selvaggio, com as suas águas cristalinas e pinhais sombreados, e a Baía dei Turchi – uma das melhores praias secretas da Europa – com areia branca e mar azul-turquesa. Gallipoli também não pode ficar fora da equação! Esta é uma cidade antiga situada numa ilha que oferece também praias deslumbrantes e um centro histórico encantador para explorar depois de um dia ao sol.
Passear por Ostuni, a Cidade Branca
Conhecida como a “Cidade Branca”, Ostuni é um dos destinos mais pitorescos de Puglia, mas também dos mais encantadores. Apesar de ser um daqueles destinos ainda escondidos, é uma cidade onde vale muito a pena fazer uma paragem! Localizada no topo de uma colina – com vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante e o mar – as casas todas caiadas de branco criam um cenário único. Passeie pelas ruas estreitas e labirínticas, visite a catedral gótica e explore as inúmeras lojas de artesanato local.
Deliciar-se com a gastronomia local
Claro que não poderia faltar uma gastronomia de fazer crescer água na boca ou não estivéssemos nós a falar de uma cidade italiana. Aqui a dieta fica de lado e há que deliciar-se com o melhor da região sem peso na consciência! A culinária de Puglia é uma celebração dos sabores italianos, com ingredientes frescos e simples. Não pode deixar de provar pratos como orecchiette (massa em forma de pequenas orelhas que é servida com brócolos, alho e azeite); focaccia barese (focaccia coberta com tomate cereja, azeitonas, orégãos e regada com azeite) ou, por exemplo, pasticciotto (um pequeno bolo recheado com creme de confeiteiro). Não faltam restaurantes e cafés onde pode saborear as iguarias locais, mas se quiser uma experiência mais ousada, em Polignano a Mare, encontra um dos restaurantes mais românticos do mundo, localizado dentro de uma caverna natural a 24 metros acima do nível do mar.
Conhecer Itália é sempre uma ótima forma de tirar partido de uns dias de férias inesquecíveis. Se quer conhecer algo novo ou fugir de cidades mais turísticas como Capri e Amalfi, por exemplo, Puglia é um tiro certeiro, com lado genuíno único. Uma região super completa, com tudo de bom para viver uns ótimos dias.
Quer uma dica? Alugue um carro e aventure-se numa roadtrip. Será a melhor forma de explorar e aproveitar este destino. O aeroporto mais próximo é o de Bari e, este verão, terá voos diretos a partir da cidade do Porto. Por isso, não há mesmo desculpa para não visitar este paraíso!