O que fazer em Riviera Maya para além de praia?

Joana Santana / Publicado a

A Riviera Maya é um destino de sonho! Constantemente nas bocas do mundo pelas suas praias de areia branca e águas cristalinas, este tesouro mexicano é um verdadeiro paraíso. No entanto, a Riviera Maya é muito mais do que isso! E nesta região do México há tanto para fazer e aproveitar… Vamos descobrir o quê?

Descobrir as Ruínas de Tulum

Ruínas Tulum, O que fazer em Riviera Maya, México

As ruínas de Tulum são um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos do México e do mundo. Situadas num penhasco com vista para o mar, estas ruínas proporcionam uma vista deslumbrante e uma viagem no tempo à antiga civilização maia. Além disso, Tulum foi uma cidade portuária próspera entre os séculos XIII e XV e é uma das poucas cidades maias construídas junto ao mar. Dessa forma, a combinação das ruínas antigas com a paisagem natural cria um cenário verdadeiramente único.

Explorar os Cenotes

Cenotes, Península Yucatán, México

Uma das atrações mais populares de Riviera Maya são os mágicos cenotes. Os cenotes são cavernas subterrâneas ou poços naturais de água doce onde pode nadar e mergulhar. Exclusivos da península de Yucatán, estes locais eram considerados sagrados pela civilização maia. A intensa cor azul da água, as formações rochosas e o verde da natureza criam um cenário tão incrível que quase nem parece real. Mas vale muito a pena!

Maravilhar-se com Chichén Itzá

Chichén Itzá, O que fazer em Riviera Maya, México

É aqui, em Riviera Maya, que pode encontrar uma das novas sete maravilhas do mundo e a atração arqueológica mais famosa de todo o México. O Chichén Itza é mais um reflexo impressionante da civilização maia e deixa qualquer um boquiaberto. Em tempos uma cidade, o El Castillo é a pirâmide mais icónica e a imagem de marca desta atração.

Visitar a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an

Reserva Biosfera San Ka'an, México

A Reserva da Biosfera de Sian Ka’an é uma das maiores áreas protegidas do México e um paraíso para os verdadeiros amantes da natureza. Classificado como Património Mundial da UNESCO, abriga uma incrível diversidade de flora e fauna, incluindo muitas espécies ameaçadas. Jaguares, crocodilos, tartarugas marinhas, entre muitos outros animais, têm aqui o seu habitat! Pode reservar uma tour guiada e ficar a conhecer todo os pormenores sobre este santuário da natureza.

Deliciar-se com a gastronomia local

Comida mexicana, O que fazer em Riviera Maya, México

Como é obvio, não podemos falar da Riviera Maya sem mencionar a deliciosa gastronomia. A comida mexicana é famosa pela sua intensidade e diversidade de sabores, cores e aromas, tendo fãs espalhados por todo o mundo. Por isso mesmo, melhor do que ir a qualquer restaurante mexicano por cá, é poder experimentar e deliciar-se com as iguarias locais, feitas por quem melhor sabe, na terra onde nasceram. Pratos como, por exemplo, tacos al pastor, ceviche, chiles en nogada ou cochinita pibil não podem ficar fora do menu!

Situada na península de Yucatán, a Riviera Maya é uma das regiões mais visitadas do México. No entanto, como lhe provámos, é muito mais do que apenas praias paradisíacas. A rica herança cultural, as maravilhas naturais e a gastronomia completamente irresistível, fazem deste um destino completo, perfeito para umas férias, que consegue agradar a todos os gostos. E claro que estando no México, não faltará também muita animação, muita música e muita alegria. Uma aposto segura para uns dias memoráveis já que temos a certeza que o deixarão a falar para sempre desta viagem! Vamos?