Os 10 mais espetaculares parques nacionais do mundo

Top Atlântico / Atualizado a

Os parques nacionais são, por definição, áreas reservadas para preservação da natureza ou da vida animal. Aqui a natureza em estado puro faz das suas e deslumbra-nos com paisagens de sonho. Hoje trazemos-lhe 10 dos mais espetaculares parques nacionais do mundo. Delicie-se com as opções que tem pela frente!

parques nacionais do mundo

1 – Parque Nacional de Sagarmatha, Nepal

Parque Nacional de Sagarmatha, Nepal

À primeira vista este nome pode não lhe dizer nada, mas se lhe contarmos que é a casa do Monte Evereste já saberá do que estamos a falar. Sagarmatha é, nada mais, nada menos, do que o nome nepalês equivalente a Evereste. Classificado como Património Mundial pela UNESCO, este parque é um lugar indescritível e de uma beleza sem igual.

2 – Parque Nacional de Torres del Paine, Chile

Parque Nacional de Torres del Paine, Chile

No sul da Patagónia chilena, Torres del Paine é, sem dúvida, um dos parques mais cobiçados pelos viajantes pela sua beleza e grandiosidade. Se aqui vier, faça o Circuito W, o mais famoso do parque. Trata-se de uma caminhada de cerca de 5 dias que passa por alguns dos locais mais emblemáticos. É uma experiência obrigatória!

3 – Parque Nacional de Kruger, África do Sul

Parque Nacional de Kruger, África do Sul

O tesouro da África do Sul é, indubitavelmente, o Parque Nacional Kuger. Este é o destino perfeito para qualquer amante da natureza visto que terá oportunidade de se imiscuir na vida selvagem e de a apreciar a olho nu. Uma das melhores formas de visitar o parque é através de um safari.

4 – Parque Nacional de Wadi Rum, Jordânia

Parque Nacional de Wadi Rum, Jordânia

Este incrível parque nacional situa-se no extremo ocidental do deserto árabe e tem uma dimensão semelhante à da cidade de Nova Iorque. Wadi Rum (o Vale da Lua) é composto por formações rochosas gigantescas, areia rosa-vermelha, arcos e montanhas naturais deslumbrantes e gravuras rupestres pré-históricas. Todos estes elementos ajudam a criar uma paisagem dramática e extraordinariamente bela. Visitar Wadi Rum é fazer uma viagem no tempo.

5 – Parque Nacional de Komodo, Indonésia

Parque Nacional de Komodo, Indonésia

O Parque Nacional de Komodo é composto por três ilhas – Komodo, Rinca e Padar. Conhecido por ser uma espécie de santuário para os dragões de Komodo – uma espécie única de lagarto frequentemente referida como o último dinossauro vivo – aqui terá o prazer de ver estes animais a viver de forma completamente selvagem. A par desta grande atração, o parque é lindíssimo e foi recentemente considerado como um dos lugares mais bonitos do mundo.

6 – Parque Nacional de Plitvice, Croácia

Parque Nacional de Plitvice, Croácia

Este parque é um dos lugares a não perder, na Croácia. Plitvice é detentor de dois galardões: é o maior parque da Croácia e foi o primeiro a ganhar o estatuto de parque nacional no país (em 1949). Nós atrevemo-nos a ir mais longe e a dizer que é provavelmente o mais bonito também. As suas majestosas cascatas, lagos e florestas fazem de Plitvice um local simplesmente encantado. Conclusão: é ir e ir!

7 – Parque Nacional de Banff, Canadá

Parque Nacional de Banff, Canadá

O Canadá não brinca em serviço e apresenta-nos algumas das maiores maravilhas da natureza. O Parque Nacional de Banff mostra-nos um Canadá como nunca viu. A sua beleza é indescritível. Aqui pode não só percorrer inúmeros trilhos que serpenteiam pelas montanhas e pelos vales, mas também apreciar as vistas através do Glacier Skywalk, um percurso de vidro feito mesmo em cima de um penhasco. Este é só para os mais corajosos, hein?

8 – Parque Nacional de Fiordland, Nova Zelândia

Parque Nacional de Fiordland, Nova Zelândia

Com uma extensão de mais de 12.600 km, este é o maior parque nacional da Nova Zelândia. Aqui vai poder encontrar um dos últimos locais selvagens que ainda permanece intocado. Florestas encantadoras, montanhas de cortar a respiração e uma vida selvagem sem igual, estes são só alguns dos trunfos de Fiordland. Não deixe de percorrer a estrada que acompanha o fiorde de Milford Sound, é uma das mais incríveis do país.

9 – Parque Nacional de Zhangjiajie, China

Parque Nacional de Zhangjiajie, China

Zhangjiajie tem tanto de bonito, como de misterioso. Conhecido mundo fora pelas suas formações rochosas em forma de “pilares, este é um dos parques mais mágicos do mundo e um destino que deve ir já para a sua bucket list se for um fanático pela natureza. Quando lá for, não deixe de visitar a Montanha Tianzi que serviu de inspiração para o filme Avatar.

10 – Parque Nacional de Yosemite, EUA

Parque Nacional de Yosemite, EUA

E, claro, esta lista não estaria completa se não incluíssemos pelo menos um parque dos EUA. Afinal, lá podemos encontrar qualquer coisa como mais de 60 parques nacionais deslumbrantes. Yosemite é abundante em lugares bonitos e é uma boa escolha em qualquer altura do ano – só muda o ângulo da sua beleza. Aqui tem várias atividades à sua disposição, desde caminhadas, passeios de barco, ski, entre outros. Se for com tempo, pode facilmente passar semanas a explorar o parque que nunca se vai aborrecer!

parques nacionais do mundo

As escolhas são muitas e todas elas são uma boa opção, não estivéssemos nós a falar de alguns dos sítios mais bonitos do mundo. Comece já a preparar a sua grande viagem para quando pudermos retomar a nossa rotina habitual!