Os melhores destinos para 2023

Joana Santana / Atualizado a

Um novo ano a chegar e com ele chegam também novas oportunidades para fazer aquilo que tanto nos faz bem à alma: viajar! E então? Foi viagens no sapatinho que pediu ao Pai Natal ou vai esperar pela passagem de ano para desejar que 2023 lhe traga um ano repleto de viagens inesquecíveis?

Seja como for, se já está ansioso mas ainda não sabe para onde ir, nós também não queremos que fique atrás nas tendências! Fomos descobrir quais os melhores destinos para 2023 e, inspirados pela Lonely Planet, trazemos-lhe 30 sugestões de destinos que não deve perder no próximo ano.

Para comer e beber

Há quem diga que não há gastronomia como a portuguesa, no entanto, experimentar os pratos de outros países é um must do em qualquer viagem! Para que se delicie enquanto passeia sugerimos que aposte em Lima, no Peru, onde encontrará o marisco mais fresco. Úmbria, em Itália, para provar o melhor das trufas e do vinho italiano; Fukuoka, no Japão, onde não pode deixar de experimentar o famoso ramen. Dê um saltinho a Kuala Lumpur, na Malásia, onde barracas de comida enchem as ruas; Faça uma paragem em Montevidéu, no Uruguai, não saia de lá sem se encher de parrillada, e não termine o ano sem um belo copo de vinho da África do Sul.

Para se reconectar

Aproveite as viagens também para se reconectar! Trace a sua jornada e, sobretudo, utilize-as quase como uma fonte de auto-conhecimento, com o propósito de que sejam completamente transformadoras. Desse modo, escolha lugares como Nova Escócia, no Canadá; o Butão, na Ásia – o país onde a felicidade importa mesmo, ou os Parques Nacionais Naturais da Colômbia – são 59 é só escolher! Seja arrojado e arrisque-se numa viagem de comboio de Istambul, Turquia, até a Sofia, na Bulgária ou passe pela Austrália Ocidental ou pela Zâmbia. Todos são boas opções!

Para descomprimir

Porque afinal nem tudo tem de ser carregado de adrenalina e aventura, reserve algumas das suas viagens para simplesmente relaxar e recarregar energias! Jordânia, no Médio Oriente, Dominica ou Jamaica, no Caríbe, Raja Ampat, na Indonésia ou bem pertinho de nós, na Europa, as praias de Halkidiki, na Grécia e Malta. Estes são destinos sem dúvida incríveis, diferentes dos habituais, onde a tranquilidade e a paz se sentem no ar. Mares calmos e de água límpida e azul esperam por si para que usufrua de uns dias paradisíacos e bem sossegados. Seja pelo deserto Wadi Rum ou pelo Mar Morto, na Jordânia; pelas maravilhosas cascatas e praias caribenhas, indonésias ou europeias, relaxar vai ser a palavra de ordem!

Para uma experiência imersiva

Algumas viagens têm o poder de nos levar a viver uma experiência verdadeiramente imersiva na cultura e na comunidade local. Se é fã deste tipo de viagens, sugerimos que passe por Acra, no Gana; Albânia; Sidney, na Austrália; Guiana; Alasca ou Boise nos Estados Unidos. A forte energia de todos estes destinos não o vão deixar indiferente e vai-se sentir completamente absorvido e contagiado. Interaja com a comunidade, procure atividades típicas e, nos dias em que passar por lá, viva como um verdadeiro local. Garantimos que vai voltar a casa com uma energia diferente e uma visão ainda mais ampla do mundo.

Para aprender

É impossível que viajar não seja sinónimo de aprendizagem, mas certos destinos são mesmo ideais para trazer na mala muito conhecimento novo. Para isso, no continente americano, pode apostar no Novo México, nos Estados Unidos ou em El Salvador. Pela Europa, passe por Dresden, na Alemanha; Marselha, em França ou Manchester e o Sul da Escócia, no Reino Unido. Cada um destes destinos é marcado por uma ótima dose de peso histórico e sabedoria. Seja através das tribos indígenas, com a comunidade de surfistas ou com os exemplos de ideias inovadoras de reabilitação de cidades a pensar no futuro, aprender coisas novas não vai ser um problema!

Seja qual for o destino ou o motivo, não passe o próximo ano sem viajar. Aliás, está provado cientificamente que viajar faz bem à saúde e o que nós todos queremos, acima de tudo, é um ano repleto de saúde e, ao mesmo tempo, com muitas viagens, certo?