Os melhores destinos para amantes de vida selvagem

Joana Santana / Atualizado a

A vida selvagem é absolutamente fascinante e há algo verdadeiramente mágico em observar animais selvagens no seu habitat natural. Poder testemunhar o comportamento de criaturas majestosas, enquanto estas vagueiam livremente pelos seus territórios é uma experiência que transcende qualquer documentário ou visita ao jardim zoológico. Por isso mesmo, as viagens para destinos focados na vida selvagem têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Se também é um fã desta temática, fique por aqui, que vamos revelar-lhe quais os melhores destinos onde pode ver a vida selvagem reinar em todo o seu esplendor.

Botswana

Elefantes no Delta de Okavango, Botswana, Melhores Destinos de Vida Selvagem
Elefantes no Delta de Okavango / Foto de Kathleen Thomas-McCue / Shutterstock

Os safaris em Botswana são uma experiência completamente transformadora. No Parque Nacional de Chobe, os visitantes podem observar a maior concentração de elefantes de África. Além disso, os felinos abundam: leões, leopardos e chitas podem ser avistados em plena caça nas vastas planícies. Uma das características mais impressionantes deste destino é a diversidade de ecossistemas. Em poucos dias, pode passar das paisagens aquáticas do Delta do Okavango para as planícies áridas do Deserto do Kalahari. Também os safaris de mokoro (em canoas tradicionais) proporcionam uma perspetiva única onde, ao deslizar silenciosamente pela água, poderá observar a vida selvagem sem perturbá-la.

Brasil

Família de jaguares no Pantanal, Brasil
Jaguares no Pantanal / Foto de Photos BrianScantlebury / Shutterstock

Todo o Brasil abriga uma extraordinária diversidade de ecossistemas. No entanto, existem duas áreas que se destacam: a Amazónia e o Pantanal! Durante uma expedição fluvial pelos rios da Amazónia é possível avistar botos cor-de-rosa (uma espécie de golfinho), anacondas, jacarés e uma infinidade de aves multicoloridas. Já em caminhadas pela floresta, um mundo fascinante de insetos, anfíbios e primatas que habitam nas copas das árvores estão lá para o receber. Por outro lado, no Pantanal, as hipóteses de encontrar jaguares, araras-azuis, tuiuiús ou capivaras são bastante altas. Em contraste com a densidade da Amazónia, as paisagens abertas do Pantanal facilitam o avistamento de animais.

Costa Rica

Macacos-capuchinhos na Costa Rica, Melhores Destinos de Vida Selvagem
Macacos-capuchinhos na Costa Rica / Foto de Steve Bruckmann / Shutterstock

Os parques nacionais da Costa Rica são verdadeiros paraísos para observação de fauna. No Parque Nacional Manuel Antonio, por exemplo, preguiças e macacos-capuchinhos convivem numa floresta tropical. Enquanto isso, no Parque Nacional Tortuguero, tartarugas marinhas sobem às praias para desovar, num espetáculo natural comovente que atrai visitantes de todo o mundo! A riqueza ornitológica é um dos grandes atrativos deste destino, onde mais de 900 espécies de aves foram já documentadas, incluindo o resplandecente quetzal, uma ave rara considerada sagrada pelos povos pré-colombianos.

Quénia

Girafas em Masai Mara, Quénia, África, Melhores Destinos de Vida Selvagem
Girafas em Masai Mara / Foto de Fuli03 / Shutterstock

O Quénia é um dos destinos de vida selvagem mais emblemáticos para safaris em África e a Reserva Nacional Masai Mara transformou-se na imagem de marca do país. A Grande Migração, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Natural, atrai anualmente milhares de viajantes, onde num espetáculo verdadeiramente impressionante, mais de dois milhões de animais atravessam as planícies. Gnus, zebras e gazelas migram do Serengeti para o Masai Mara na procura de pastagens frescas. Como resultado, os predadores seguem essas grandes manadas o que criam a oportunidade única de observar a realidade das caças entre animais. Os “Big Five” – leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo – encontram-se também todos no Quénia e, por vezes, podem ser todos vistos num único dia de safari.

Índia

Tigre de bengala na Índia
Tigre de bengala na Índia / Foto de PhotocechCZ / Shutterstock

Na Índia, normalmente, o objetivo principal é um: ver o majestoso tigre de bengala que, infelizmente, está em vias de extinção. O Parque Nacional de Ranthambore destaca-se como um dos melhores locais para avistar estes tigres, onde as ruínas de um forte do século X criam um cenário quase mítico e é possível ver os felinos a vaguear entre vestígios históricos. É um cenário único! No entanto, é o Parque Nacional de Bandhavgarh que tem uma das maiores densidades de tigres do mundo, o que aumenta significativamente as probabilidades de avistamento. Mas a vida selvagem indiana vai muito além dos tigres. No Parque Nacional de Kaziranga, por exemplo, os rinocerontes-indianos pastam nas planícies alagadas, os elefantes selvagens atravessam majestosamente as florestas e os leopardos e ursos-preguiça completam este ecossistema vibrante.

Madagáscar

lémures em madagáscar, Melhores Destinos de Vida Selvagem
Lémures em Madagáscar / Foto de Martin Pelanek / Shutterstock

Madagáscar é considerado um laboratório evolutivo isolado. Aqui, 90% da fauna e flora não existe em nenhum outro lugar do planeta, o que faz com que este seja um destino verdadeiramente único. Tal como no emblemático filme de animação com o mesmo nome, os lémures são os embaixadores naturais da ilha e existem mais de 100 espécies destes animais. Mas claro que nem só de lémures é feita a biodiversidade de Madagáscar. Camaleões de todas as cores e tamanhos, rãs minúsculas e borboletas exuberantes completam este cenário único. Nas regiões áridas do sul, a estranha árvore baobá, com o seu tronco inchado, cria paisagens quase inacreditáveis.

Galápagos

Iguana marinha nos Galápagos
Iguana marinha nos Galápagos / Foto de Fotogrin / Shutterstock

O arquipélago de Galápagos foi a grande inspiração para Charles Darwin formular a teoria da evolução e, ainda hoje, continua a maravilhar visitantes com a sua fauna única e surpreendentemente dócil. É que a característica mais marcante de Galápagos é a ausência de medo que os animais demonstram. Leões-marinhos descansam tranquilamente nas praias enquanto turistas passam a poucos metros, iguanas marinhas – únicas no mundo – empilham-se nas rochas vulcânicas negras, permanecendo praticamente imóveis perante a presença humana. É possível fazer snorkeling – onde se presencia um mundo submarino igualmente extraordinário – nadar perto de pinguins e de tartarugas gigantes que podem viver mais de 100 anos. Além disso, cada ilha apresenta espécies ligeiramente diferentes, adaptadas às condições locais.

Trinidad & Tobago

Pássaro Ibis em Trinidad & Tobago, Melhores Destinos de Vida Selvagem
Pássaro Ibis em Trinidad & Tobago / Foto de Jane Rix / Shutterstock

Este arquipélago das Caraíbas representa um verdadeiro tesouro para os amantes de aves. Trinidad & Tobago concentra mais 470 espécies! Colibris multicoloridos alimentam-se a centímetros dos visitantes, tucanos e manakins exibem as suas cores vibrantes nas árvores e nas florestas densas, com a ajuda dos guias, é possível encontrar várias espécies mais difíceis de observar. A vida marinha em torno destas ilhas é igualmente impressionante! Os recifes de coral abrigam uma multiplicidade de peixes tropicais, tartarugas marinhas e raias. As praias desertas são também os locais perfeitos para a nidificação das tartarugas, o que permite testemunhar o nascimento de várias tartarugas.

Noruega

Urso Polar em Svalbard, Noruega
Urso Polar em Svalbard / Foto de Bjorn H Stuedal / Shutterstock

A Noruega oferece uma perspetiva completamente diferente dos destinos de vida selvagem mais comuns! No arquipélago de Svalbard é possível contactar com a fauna única do Ártico. Os ursos polares habitam aqui e existem expedições guiadas que permitem observar estes magníficos animais. Além disso, morsas, focas e raposas-do-ártico povoam estas ilhas remotas, num ecossistema completo adaptado às condições extremas. Já ao longo da costa norueguesa continental, os fiordes não são apenas maravilhas geológicas, mas também habitats ricos em vida marinha. Existem várias excursões que partem de cidades como Tromsø ou Andenes, por exemplo, onde é possível observar orcas, baleias-jubarte, cachalotes e grandes colónias de aves marinhas. Mais a norte da Noruega, durante o inverno, é também possível observar alces!

Austrália

Coala na Austrália, Melhores Destinos de Vida Selvagem
Coala na Austrália / Foto de Antarctica / Shutterstock

A Austrália é um destino com várias espécies exclusivas. Os marsupiais dominam a paisagem selvagem com cangurus a saltar pelas planícies em grandes grupos, coalas a dormirem nos eucaliptos durante grande parte do dia e wombats a escavar complexos sistemas de túneis nas áreas florestais. Por outro lado, a Grande Barreira de Coral proporciona mergulhos inesquecíveis, sendo a maior estrutura viva do planeta, com mais de 1500 espécies de peixes.

Nova Zelândia

Dingos na nova zelândia
Dingos na Nova Zelândia / Foto de Paleokastritsa / Shutterstock

Também na Nova Zelândia é possível encontrar várias espécies exclusivas. Na verdade, a Nova Zelândia desenvolveu-se sem mamíferos terrestres nativos, o que resultou num ecossistema dominado por aves únicas. O kiwi, por exemplo, é símbolo nacional, mas é uma ave terrestre incapaz de voar. Pelas águas costeiras, é possível encontrar albatrozes e pinguins. É possível fazer excursões para observações de baleias e cachalotes em Kaikoura e em Frases Island é possível ver o dingo, uma espécie de cão selvagem, considerado o canídeo mais puro geneticamente.

Antártida

Pinguins na Antártida
Pinguins na Antártida / Foto de Mozgova / Shutterstock

A Antártida permanece como o continente menos explorado do planeta o que proporciona uma experiência genuinamente primordial. Este deserto gelado funciona como um santuário natural protegido, onde os animais nunca desenvolveram medo dos humanos. As colónias de pinguins são a principal atração e aproximam-se frequentemente dos visitantes com uma indiferença surpreendente. Focas e elefantes-marinhos também dominam a paisagem e é ainda possível ver baleias e orcas. A maioria das viagens realiza-se a bordo de navios de expedição, acompanhados de especialistas em vida selvagem.

Uganda e Ruanda

Gorila no Uganda, Melhores Destinos de Vida Selvagem
Gorila no Uganda / Foto de Martin Prochazkacz / Shutterstock

As florestas tropicais do Uganda e do Ruanda proporcionam uma das experiências mais comoventes em destinos de vida selvagem: o encontro com gorilas-das-montanhas. Estes países abrigam alguns dos últimos exemplares desta espécie criticamente ameaçada. Quer o Parque Nacional Impenetrável de Bwindi (Uganda), quer o Parque Nacional dos Vulcões (Ruanda) protegem estes grandes primatas, numa tentativa de salvação da espécie. Durante trekkings guiados pela floresta densa, os visitantes podem passar uma hora com uma família de gorilas, que está habituada à presença humana. Uma experiência única e muito comovente! No Uganda é ainda possível ver chimpanzés, elefantes, leões e hipopótamos, entre muitas aves e outros animais.

Canadá

Baleia em British Colombia, Canadá / Foto de Rachel Lambert / Shutterstock

Com os seus vastos territórios selvagens, o Canadá destaca-se em duas regiões específicas: Churchill, perfeito para observação de ursos polares e a costa de British Columbia, ideal para avistamento de baleias. Churchill, situada nas margens da Baía de Hudson, autodenomina-se “Capital Mundial dos Ursos Polares”. Durante o outono, dezenas de ursos polares congregam nesta área, aguardando que a baía congele para poderem caçar focas. Já na costa oeste canadiana, as águas ricas do Pacífico sustentam uma extraordinária diversidade de cetáceos. Ao largo de Vancouver Island, orcas residentes caçam em grupos familiares coesos. Por outro lado, o Estreito de Johnstone transforma-se num ponto de encontro para baleias-jubarte, baleias-minke e várias espécies de golfinhos. Também no Great Bear Rainforest é possível observar o raro urso espírito, um urso-negro com pelagem branca, e o urso pardo.

Indonésia

Dragão de Komodo, Indonésia, Melhores Destinos De Vida Selvagem
Dragão de Komodo na Indonésia / Foto de Darcy Perkins / Shutterstock

O arquipélago da Indonésia, composto por mais de 17.000 ilhas, é um destino que impressiona tanto na terra como no mar. Dois locais em particular que atraem os amantes da vida salvagem são o Parque Nacional de Komodo e Raja Ampat. Como o próprio nome indica, no Parque Nacional de Komodo, os visitantes podem testemunhar os lendários dragões de Komodo. Estes répteis impressionantes podem atingir três metros de comprimento, sendo os maiores lagartos do mundo. Também nas águas cristalinas em torno destas ilhas é possível fazer snorkeling para observar os recifes coloridos que são povoados por tartarugas marinhas e inúmeros peixes tropicais. Por outro lado, Raja Ampat, representa a epítome da biodiversidade marinha. Aqui foram identificadas mais espécies de corais e peixes do que em qualquer outro lugar do planeta. É, por isso, um lugar de eleição para mergulhadores onde podem encontrar-se com mantas gigantes e turbarões-recifes.

A riqueza e diversidade dos destinos do nosso planeta nunca deixa de surpreender! E viajar para observar animais no seu habitat natural transcende o simples turismo. Estas experiências transformam-se em momentos de profunda conexão com o mundo natural, que jamais serão possíveis de esquecer. Por isso, se deseja muito ter uma experiência assim está mais do que na hora de realizar este sonho. Acredite, esta é uma daquelas experiências que todos deveríamos ter, nem que seja, pelo menos uma vez na vida. Vamos?

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.