Países Baixos: que cidades visitar além de Amesterdão?

Joana Santana / Atualizado a

Quando se pensa nos Países Baixos, inevitavelmente a primeira imagem que nos surge é a de Amesterdão, com os seus famosos canais e bicicletas. No entanto, os Países Baixos escondem muito mais do que aquilo que se pensa. Para começar, e apesar de passar despercebido, são um dos países europeus que ainda têm monarquia – e há sempre festa no dia de anos do Rei! Em segundo lugar, os Países Baixos têm várias cidades incríveis para se visitar, além de Amesterdão, com uma energia leve e animada que conquista qualquer um. Embora a capital holandesa seja um must go, existem várias outras cidades que apesar de ofuscadas, merecem muito ser visitadas. Vamos descobrir quais são?

Maastricht

Maastritch, Países Baixos: que cidades visitar além de Amesterdão?
Maastricht / Foto de Sina Ettmer Photography / Shutterstock

A cidade de Maastricht é uma das várias cidades do país que se apresenta como uma agradável surpresa. Esta cidade histórica, com mais de dois mil anos de existência, combina a arquitetura medieval com o dinamismo contemporâneo. O centro histórico impressiona com os edifícios centenários, por onde se pode perder a apreciar cada (re)canto. Além disso, a sua localização estratégica na fronteira com a Bélgica e a Alemanha confere-lhe uma grande importância internacional onde até já foram consolidadas grandes decisões, como, por exemplo, o famoso Tratado de Maastricht em 1992.

Utrecht

Utrecht
Utrecht / Foto de Milos Ruzika / Shutterstock

No coração do país, encontramos Utrecht, a cidade holandesa que conquistou, acima de tudo, o coração de estudantes e artistas. Curiosamente, os seus canais são diferentes de todos os outros no país: os cais encontram-se ao nível da água, o que faz com que as esplanadas e bares estejam praticamente à beira da água. A Domtoren, a torre da catedral, domina a paisagem e é um ponto de referência obrigatório! Com os seus 112 metros de altura, é possível ter uma vista espetacular sobre os canais e os telhados vermelhos típicos da arquitetura holandesa, isto é, se tiver a coragem de subir os 465 degraus até ao topo!

Delft

Delft, Países Baixos: que cidades visitar além de Amesterdão?
Delft / Foto de Sina ettmer Photography / Shutterstock

Com um ambiente pitoresco e tranquilo, Delft é uma pequena cidade histórica, com casinhas típicas encantadoras e a antiga residência da família real, a Prinsenhof. Conhecida mundialmente pela sua porcelana azul e branca, a Royal Delft, é única fábrica ainda em operação das 32 que existiam no século XVII. Uma vez por cá, pode aproveitar para fazer uma visita às instalações da fábrica, onde ainda terá a oportunidade de experimentar pintar a sua própria peça de porcelana, levando para casa uma recordação verdadeiramente especial.

The Hague – Haia

Castelo de Binnenhof à beira do lago Hofvijver / Shutterstock / autor Boris Stroujko

Conhecida localmente como Den Haag ou como Haia, The Hague é, apesar de não ser a capital, a sede do governo holandês e casa de importantes instituições internacionais. A cidade é muito elegante, cheia de museus, palácios e edifícios governamentais impressionantes como, por exemplo, Binnenhof, onde está o parlamento holandês e que é considerado um dos conjuntos arquitetónicos mais impressionantes do país. Além disso, e surpreendentemente, The Hague tem também uma extensa linha costeira com várias praias. A zona de Scheveningen, por exemplo, é um excelente destino de verão, muito procurado pelos locais, perfeita para um dia de sol, mar e esplanadas.

Roterdão

Casas Cubo / Foto de InFocus.ee / Shutterstock

Sendo o oposto das cidades que lhe falámos até agora, em Roterdão, encontra o lado mais inovador e contemporâneo do país. Completamente reconstruída após a 2ª Guerra Mundial, esta cidade portuária desenvolveu uma arquitetura arrojada e futurista que impressiona arquitetos e visitantes de todo o mundo. Caminhar pelas ruas de Roterdão é como passear num museu de arquitectura ao ar livre! O mercado Markthal, a ponte Erasmus e as famosas Casas Cubo são apenas alguns dos pontos a não perder. Além disso, a vida cultural é intensa e animada, com concertos, festivais e exposições a acontecer ao longo de todo o ano.

Leiden

Leiden / Shutterstock / autor jan kranendonk

A cidade de Leiden é uma verdadeira jóia escondida. É a cidade natal do famoso pintor Rembrandt e casa de uma das mais antigas universidades do país. Apesar de pequena, respira conhecimento e arte por todos os lados, com vários museus e edifícios universitários centenários. Com uma atmosfera romântica, tranquila, mas muito acolhedora, Leiden tem também uma energia única graças aos vários estudantes que dão à cidade uma vida (ainda) mais especial, principalmente, durante o ano letivo.

Eindhoven

Eindhoven / Foto de Alex vd Slikke / Unsplash

Conhecida como a cidade da inovação e do design, Eindhoven é um paraíso para os apaixonados por tecnologia, criatividade e futuro. Foi aqui que a Philips nasceu e a influência da marca está por toda a parte. Por isso mesmo, hoje, a cidade é um grande polo de startups, centros criativos e eventos de design. O complexo Strijp-S, a antiga fábrica da empresa, foi transformado num zona criativa que, atualmente, alberga estúdios de design, galerias de arte, restaurantes e espaços de coworking.

Como viu, os Países Baixos têm várias cidades incríveis, além de Amesterdão, que valem muito a pena. Além disso, a excelente rede de transportes públicos torna extremamente fácil saltar de cidade em cidade, permitindo conhecer muito mais do que apenas a capital. Por isso mesmo, agora não existem desculpas para explorar ao máximo este maravilhoso país. Só falta mesmo marcar a viagem!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.