Para onde viajar em junho?

Joana Santana / Atualizado a

Junho é um dos melhores meses do ano! Não concorda? Em junho começa o verão, os dias estão ainda mais longos, a temperatura já sobe, os dias de praia prolongam-se, há arraiais populares por todo o país, as noitadas esticam madrugada dentro, a escola dos miúdos termina, ainda não estamos em época alta, já são feitas escapadinhas e, para muitos, chegam até as tão aguardadas grandes férias de verão. E se quando chega junho é sinal de que o ano já vai a meio, então tem também de ser sinal de o aproveitar ao máximo! Como não dispensamos uma boa viagem, e caso ainda não tenha decidido o calendário de festas do próximo mês, deixamos-lhe as nossas sugestões de para onde viajar em junho.

Albânia

Albânia, Sítios Para onde viajar em junho

A Albânia é um destino de férias que tem vindo a tornar-se popular. Se até então era um tesourinho escondido, finalmente agora está a ser descoberto e aproveitado! Se ainda não conhece, junho pode ser uma excelente oportunidade. Nesta altura do ano, as temperaturas rondam os 26º, o que se torna perfeito para explorar as cidades, as montanhas e deliciar-se com banhos de sol e mergulhos. Chuva (em princípio) nem vê-la e o sol estará lá para o tão bem receber.

Capadócia, Turquia

Capadócia, Turquia

Este conto de fadas que é a Capadócia fica ainda mais incrível em junho! Por todo o lado poderá ver flores silvestres a colorir a paisagem, acompanhada pela luz incrível do sol que se prolonga com os dias mais longos. A temperatura ronda os 27º (de dia), mas, uma vez por aqui, não se foque apenas nos passeios de balão de quente! Aproveite para fazer caminhadas, percorrer trilhos ou fazer passeios a cavalo, explorar cada recanto e apreciar cada pormenor.

Croácia

Croácia, Sítios Para onde viajar em junho

A Croácia tem-se tornado, nos últimos anos, uma tendência para destinos de férias e veio mesmo para ficar. E não é díficil de entender porquê! As costa é lindíssima, a cidade é incrível e tem tudo para tornar umas férias perfeitas. Em junho, com a temperatura a rondar os 27º, e ainda sem uma enchente de turistas, pode desfrutar ainda mais deste país fantástico. Se for fã de música eletrónica, então aproveite para juntar o útil ao agradável e dê um saltinho ao Hideout Festival, um festival de música eletrónica, considerado um dos melhores da Europa.

Escócia

Escócia

Se nem é grande fã de altas temperaturas ou se prefere guarda-las para aproveitar mais em julho ou agosto, então a Escócia é uma excelente opção para junho. Na realidade, este é um dos meses mais quentes da Escócia, mas as temperaturas não andam muito além dos 17º. No entanto, e como este é um país riquíssimo em beleza natural e história, esta é, na verdade, a temperatura perfeita para andar ao ar livre e não deixar nada por explorar – e fotografar! É que é mesmo tudo muito bonito.

Sul de França

Côte D'Azur, França, Sítios Para onde viajar em junho

Para um pouco de charme e glamour francês, porque não uma roadtrip pela maravilhosa Côte D’Azur? Em junho, ainda não apanhará a enchente de turistas que percorrem a maravilhosa Riviera Francesa e, com uma média de 25º, encontrará um cenário perfeito para aproveitar e bem! Além disso, todos os anos, a 21 de junho, os franceses celebram a Fête de La Musique, uma festa em Nice que dura madrugada fora. Não deixe de passar também por Provence, onde em junho, floresce a lavanda e os campos ficam pintados de roxo num cenário completamente idílico!

Ilhas Portuguesas

As nossas maravilhosas ilhas – os Açores e a Madeira – são perfeitas o ano inteiro. Isso já todos sabemos, certo? Mas em junho, pode juntar-se mais uma à centenas de razões para visitar estes tesourinhos portugueses. A temperatura está mais quente, já a passar os 20º, mas ainda não excessivamente quente. Por isso, é perfeita para que consiga aproveitar as ilhas como deve ser. É que quer a Madeira, quer os Açores, pedem muitas caminhadas, mas também muitos banhos de mar. Seja pelas levadas ou na busca do miradouro mais perfeito, prepare os pés para percorrer muitos quilómetros, mas, depois, recompense-os com um mergulho.

Itália

Aproveite junho para ir até Itália! Nesta altura do ano as temperaturas já andam perto dos 30º e as longas horas de sol dão um toque ainda mais especial ao país. As nossas sugestões passam por Florença, onde além de uma cidade maravilhosa pode encontrar também um ambiente incrível com o Festival de San Giovanni, as festas em honra do padroeiro da cidade. A mesma celebração é feita também no Lago Como, com o lago a ganhar uma vida extra, repleta de animação. No entanto, mesmo sem festa, qualquer um dos lagos perto de Milão é uma excelente opção para visitar. A cereja no topo do bolo é, claro está, a maravilhosa Costa Amalfitana, onde se vai sentir num filme, enquanto mergulha, explora as ruelas, passeia de barco ou come num restaurante com vista para o mar.

Londres, Inglaterra

Londres, Sítios Para onde viajar em junho

Londres também não é uma cidade de um calor abrasador, mas em junho, já encontra as temperaturas a rondar os 20º e a aquecer o coração (e as mãos!), depois do frio do inverno. Por isso, com bom tempo, é hora de aterrar na capital britânica, aproveitar para conhecer a cidade ou revisitar os sítios preferidos. Junte-se aos londrinos e explore todas as ruas e monumentos ao ar livre, faça compras nas várias lojas de rua ou aproveite para relaxar nos parques enquanto observa os esquilos.

Maiorca, Espanha

Maiorca, Espanha, Ilhas Baleares, Sítios Para onde viajar em junho

Maiorca está nas bocas do mundo e não pára de arrecadar novos fãs. É que Maiorca tem tudo e para todos! Por isso mesmo, há que aproveitar as melhores alturas para conhecer este pequeno paraíso. Junho é assim o mês ideal. As temperaturas altas já batem à porta, a água do mar já começa a aquecer e a ilha já despertou do inverno, com os negócios sazonais já todos abertos. Além disso, está a fugir aos muitos de turistas que chegam entre julho e agosto, o que lhe permitirá aproveitar todas as “callas” e a ilha muito melhor.

Menorca, Espanha

Menorca, Espanha, Ilhas Baleares, Sítios Para onde viajar em junho

Outra ilha espanhola que dá muito que falar é a também a maravilhosa Menorca. Na verdade, Menorca é uma espécie de irmã de Maiorca e as vantagens de visitá-la em junho são as mesmas. No entanto, Menorca tem um plus. É mais calma, existem vários locais mais secretos, poucos explorados, onde pode encontrar uma tranquilidade única e ver a natureza no seu estado mais puro. Apesar de estar também cada vez mais aberta ao turismo, Menorca é mais selvagem, muito crua, daí ser considerada a mais discreta das Ilhas Baleares.

Nova Iorque, Estados Unidos da América

Nova Iorque, Estados Unidos da América

Nova Iorque é uma daquelas cidades de sonho, que faz parte do imaginário de todos nós. Mas mesmo que estejamos habituados a ver vários filmes e séries com Nova Iorque coberta de neve e toda a gente vestida de sobretudo e gorro, acredite: visitá-la no verão não faz perder a magia. Muito pelo contrário! Estará mais leve e desimpedido – sem camadas infinitas de roupa – para explorar cada pormenor, cada rua, cada edifício. Além disso, o verão traz uma outra grande vantagem à Big Apple: poder usufruir melhor dos maravilhosos rooftops da cidade que além de incríveis, lhe proporcionam vistas de tirar a respiração.

Praga, República Checa

Praga, República Checa, Sítios Para onde viajar em junho

Ir a Praga é sempre uma experiência incrível, mas em junho o tempo já está mais quente, não é exatamente a época alta e o dias são bem mais longos. Além disso, este ano, a cidade natal do aclamado escritor Franz Kafka, vai ganhar ainda mais vida com as celebrações do 100º aniversário da sua morte. As celebrações têm decorrido desde o início do ano, mas atingem o auge precisamente em junho, o mês exato da morte de Kafka. Teatros, concertos, dança e muitos outros eventos não vão faltar na cidade ao longo do mês.

San Sebastian, Espanha

San Sebastian, País Basco, Espanha

Dizem que o País Basco – região de Espanha onde fica San Sebastian – tem a pior meteorologia do país. Quer seja verdade ou não, mais vale aproveitar junho, o mês com menor média de precipitação a seguir a julho, para visitar esta apaixonante cidade. As temperaturas não são muitos altas, mas são perfeitas para explorar a cidade, para desfrutar da ótima gastronomia em esplanadas, para andar de bar em bar à procura do melhor pintxo e ainda ir dar um olá às praias. Se for amante de surf, não perca a oportunidade de se juntar às centenas de surfistas que procuram San Sebastian ou então dê uma escapadinha e aproveite para visitar também Bilbao.

Não espere pelo verão para inaugurar a temporada de escapadinhas e de férias! Aproveite para viajar durante o mês de junho e consiga valores mais acessíveis do que em julho e agosto, siga as nossas sugestões e tenha um pré e um início de verão em grande! Começamos já a fazer as malas?