Páscoa em Cabo Verde – muita praia e boa comida

Top Atlântico / Atualizado a

Quando a tradição da Páscoa é viajar, são muitos os destinos onde celebrar esta festividade. Cabo Verde é um dos nossos preferidos, com as suas praias, as suas paisagens, a sua comida, a sua morna e a sua morabeza.

Um abraço de morabeza
Dess povo de Sâo Vicente
Ess home de alma grande
Di rosto sabe e contente

Cesária Évora

Composto por 10 ilhas vulcânicas em pleno Oceano Atlântico, o arquipélago de Cabo Verde é de uma beleza impressionante, cultura genuína e temperaturas médias que rondam os 25ºC. Em cada ilha irá decerto encontrar inúmeras atrações, mas hoje vamos fazer um breve tour pelas principais.

À descoberta do sol na Ilha do Sal

Se há lugar no mundo onde há sol durante 365 dias, chama-se Cabo Verde. Na Ilha do Sal, uma das mais procuradas para se levar a família nas férias de verão, o tempo parece que tem outro ritmo e por isso há sempre espaço para descontrair nas praias de areia branca, mergulhar no mar de águas mornas, festejar a vida ao som da música crioula e mais alguns segredos que revelamos aqui.

Ilha do Sal

Além da praia de Santa Maria, talvez a mais famosa pelo seu extenso areal com 8 km e mar calmo propício à prática de desportos náuticos, recomendamos uma visita às salinas de Pedra de Lume. Localizadas no interior de uma cratera, vai deslumbrar-se com as vistas e a sensação magnífica que é flutuar numa lagoa de água salgada.

À descoberta da felicidade na Ilha da Boavista

Apelidada de “Ilha da Felicidade”, Boavista é muito rica em cultura e tradições, e todos os dias podem ser especiais.

Ilha da Boavista

Com 55 km de praias, é natural que se deixe encantar pelas areias brancas, os desportos náuticos, os tesouros escondidos nos navios afundados, as águas mornas, a vida marinha que se descobre em cada mergulho e as tartarugas marinhas que desovam nas dunas. A praia de Chaves é um desses locais. Descubra também as ruínas do Curral Velho e do Deserto de Viana, valerá a pena.

À descoberta das paisagens de Santiago

Santiago é considerada a ilha mais verdejante, convidando à prática de atividades ao ar livre, como caminhadas.

É claro que as praias paradisíacas fazem parte do itinerário, tais como a Ribeira da Prata e o Tarrafal, situado no extremo norte da ilha. Se gosta de explorar paisagens mais citadinas e históricas, vai gostar de conhecer a cidade da Praia, capital de Cabo Verde. A Cidade Velha foi a antiga capital, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, pelo que merece igualmente uma visita.

À descoberta da música em São Vicente

São Vicente tem uma relação muito especial com a música, ou não fosse a terra da maior embaixadora de Cabo Verde: Cesária Évora. A cantora de música popular cabo-verdiana com maior reconhecimento internacional.

Nesta ilha, a criatividade estende-se à música, mas também à arte e à escrita, reconhecida pelas gentes que recebe os turistas com um carinho muito especial. Nos encantos da ilha, inclua uma visita à Ilha do Monte Cara, explorar a capital Mindelo, percorrer a zona costeira e admirar as vistas nos miradouros pelo caminho.

Aqui, a música encontra-se nas festas, esplanadas, ruas e até nas pessoas, por isso o ideal é entrar no ritmo para desfrutar de uma ilha que tem tudo para deixar Sodâd, como diria a “rainha da morna”.

À descoberta da boa comida em Cabo Verde

Em Cabo Verde, é muito fácil ficarmos rendidos aos sabores de uma cozinha à base de feijão, milho e, claro, peixe, entre outros ingredientes.

Se gosta de ir preparado para conhecer a gastronomia local, então pode colocar estes nomes na sua lista: cachupa rica, cuscuz de farinha de milho com mel de cana, frango frito ou na brasa, peixe grelhado, caldo de peixe (cólde d’pêxe) ou até mesmo peixe seco assado, polvo frito panado, sem esquecer os doces de papaia e coco.

Com estas temperaturas, praias, atrações, paisagens, sons e comida, prepare-se para deliciar com Cabo Verde?