Destinos

Passar o Carnaval em Portugal

Share this post

O que acontece quando o Carnaval se junta ao Dia dos Namorados? Este ano, a terça-feira de Carnaval será no dia 13 de fevereiro, precisamente um dia antes do dia mais romântico do ano. Serão dias de folia com um toque de romantismo e uma excelente oportunidade para fazer umas mini-férias nesta altura.

Em Portugal, de norte a sul, os festejos de carnaval dão vida às cidades e aldeias com os cortejos, as máscaras e muita animação e sátira à mistura, claro. Venha daí conhecer algumas das tradições mais populares. Entre no espírito carnavalesco e inspire-se para organizar uma ida a dois, com diversão durante o dia e o clima de romance de São Valentim durante a noite.

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

É um dos carnavais mais antigos e conhecidos de Portugal, onde as tradições do Entrudo se mantêm muito fiéis às suas origens. Os “Reis do Carnaval” são sempre duas figuras masculinas que se juntam ao cortejo ao som de música popular portuguesa, uma tradição iniciada em 1923.

As famosas “matrafonas”, um dos símbolos mais fortes deste carnaval, são grupos de homens mascarados de mulher que adoram atrair as atenções à medida que vão provocando o público.

Por último, os “cabeçudos”, com as suas cabeças enormes desproporcionais ao resto do corpo, por lá andam a assustar as pessoas, sem esquecer os “Zés Pereiras”. Ao cair da noite, a festa continua nos bares da cidade que se enchem de foliões e além da eleição das melhores máscaras, há também fogo-de-artifício a terminar o Entrudo.

QUERO IR

CARNAVAL DE SESIMBRA

Nesta altura do ano, a vila de Sesimbra recebe uma das festas mais bonitas de Portugal. No Carnaval de Sesimbra o programa das festas é composto por muita música, desfiles de escolas, bailes de mascarados, concursos de fantasias e muitas outras tradições populares, tais como: as cavalhadas, onde um grupo de homens demonstram as suas habilidades a cavalo, de bicicleta ou mota; e as cegadas onde o grupo de cegantes de Alfarim apresentam os acontecimentos atuais em forma de canções de escárnio e maldizer.

À noite, os bailes acontecem nas várias coletividades locais. Em Sesimbra, o Entrudo finaliza-se com o famoso enterro do bacalhau.

Foto: ©arcadedarwin

QUERO IR

CARNAVAL DE ALCOBAÇA

Em Alcobaça, o carnaval ganha outra dimensão ou não fosse de 8 a 14 de fevereiro, contrariando o ditado popular de que “a vida são dois dias e o carnaval são três”. Aqui, anos após ano e cumprindo a sua tradição, as palavras de ordem são “folia & algazarra”.

Tudo acontece no centro da cidade, frente ao Mosteiro de Alcobaça, numa tenda gigante pronta a receber os milhares de foliões que vêm aqui fazer a festa.

Haverá bailes, desfiles, corsos infantis, tardes com atividades pensadas para as famílias e noites animadas com muita música. O enterro do Entrudo acontece no último dia, como manda a tradição.

Foto: Município de Alcobaça

QUERO IR

CARNAVAL DA MADEIRA

Famoso pela dimensão das festividades, o carnaval na Ilha da Madeira é a sua grande oportunidade para fazer uma viagem a dois realmente especial. Aqui, a animação dura de 7 a 14 de fevereiro, sempre com várias tradições ao estilo madeirense, com uma alegria e boa disposição contagiante.

No Funchal, os cortejos alegóricos enchem as ruas com a participação de mais de um milhar de foliões que desfilam ao som de música. Por costume, na terça-feira realiza-se o Cortejo Trapalhão em que todos podem participar.

Além disso, ainda pode contar com a Festa dos Compadres, animação de rua na baixa do Funchal, “Assaltos” de Carnaval, festas temáticas à noite, Carnaval das Crianças e Carnaval Solidário. Só lhe falta marcar a viagem!

Foto: Funchal Notícias

QUERO IR

Artigos relacionados