Porque é que Cayo Santa Maria deve ser o seu próximo destino?

Joana Santana / Atualizado a

Um dos vários pedaços de paraíso no mar das Caraíbas chama-se Cayo Santa Maria e, se ainda não foi, deveria mesmo ser considerado para ser o seu próximo destino de férias. Com 16 km de comprimento, localizado no arquipélago cubano Jardines del Rey, este é um daqueles destinos que parecem ter saído diretamente de um postal. Cuba é já conhecida pelo seu ritmo contagiante, pelos carros clássicos que pintam as ruas de Havana e pela simpatia única do seu povo, mas há muito mais para descobrir além de Havana e Varadero. E Cayo Santa Maria é um exemplo disso.

Turista em praia em Cayo Santa Maria, Cuba
Turista em Cayo Santa Maria / Foto de Julie Rausenberger / Shutterstock

É no norte da ilha, mais precisamente na província de Villa Clara, que se encontra este verdadeiro tesouro natural: Cayo Santa Maria. Chegar aqui é fácil! Uma estrada sobre o mar, conhecida como “pedraplén”, liga a ilha principal ao cayo, com uma viagem que se antecipa inesquecível logo desde o primeiro quilómetro. Quem chega até aqui sente que entrou noutra dimensão, onde o tempo abranda. Mas não se deixe enganar: apesar do ambiente relaxado, há muito por explorar. Vamos descobrir o que?

As praias são de sonho – mesmo!

Praia em Cayo Santa Maria, Cuba
Praia em Cayo Santa Maria / Foto de Robert Harding Video / Shutterstock

Não há como negar: as praias de Cayo Santa Maria são o seu ponto forte e um verdadeiro paraíso para quem ama praia. Areia branca, fina como açúcar em pó, e águas com tons que variam entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda compõem o cenário. A temperatura do mar é perfeita durante quase todo o ano, o que torna tudo ainda mais apetecível. Ao longo da costa do cayo, existem diversas praias, perfeitas para todos os gostos. Algumas mais movimentadas, outras verdadeiros recantos escondidos. Praias como, por exemplo, Playa Perla Blanca, Playa Las Caletas ou Playa Estrella são opções incríveis. E o melhor de tudo? Por não ser ainda tão turístico como outros pontos de Cuba, Cayo Santa Maria mantém aquele charme natural e autêntico que é cada vez mais raro encontrar.

Tem várias atividades aquáticas para aproveitar o mar maravilhoso

Turistas a fazer snorkeling
Turistas a fazer snorkeling / Foto de Victoria Ballesteros / Unsplash

Relaxar na toalha ao sol é ótimo, mas adicionar um bocadinho de aventura aos dias de férias faz parte da experiência, certo? Uma das atividades preferidas dos visitantes de Cayo Santa Maria é, sem dúvida, o snorkeling. É que a biodiversidade marinha daqui impressiona: peixes coloridos, corais vibrantes e até tartarugas. Para quem quer ir mais fundo, há também a opção de fazer mergulho. Existem vários centros de mergulho na ilha que organizam excursões para diferentes pontos, incluindo o famoso recife de Fragoso, conhecido pelas águas incrivelmente claras. Outra opção comum é a pesca desportiva. Muitos hotéis e operadores locais organizam excursões de pesca em alto-mar ou em águas rasas. Além disso, o grande destaque vai também para o Cayo Santa Maria Wildlife Refuge, um santuário ecológico onde pode ver flamingos e várias aves exóticas, fazer passeios de caiaque no meio dos manguezais ou passeios de barco para observar golfinhos.

Pode aproveitar para fazer compras, conhecer a cultura local e divertir-se na noite

Plaza La Estrella, Cayo Santa Maria, Cuba
Plaza La Estrella / Foto de Anjelika Gr / Shutterstock

Apesar do ambiente relaxado, Cayo Santa Maria também tem o seu lado animado. Nos centros comerciais a céu aberto – como, por exemplo, a Plaza La Estrella, a Plaza Las Dunas e a Plaza Las Terrazas – há sempre algo a acontecer. Por aqui, é possível encontrar diversas lojas de artesanato, souvenirs e produtos típicos cubanos, cafés, restaurantes e bares. Durante o dia, é possível assistir a performances de dança e música ao vivo na rua, enquanto que à noite, o ambiente ganha uma nova vida e animação redobrada. Os bares convidam a terminar o dia com um mojito na mão e os pés a bater ao som da salsa, ou não fosse Cuba um dos melhores países para vibrar ao ritmo da música.

As cidades nas redondezas são encantadoras

Explorar as cidades em redor de Cayo Santa Maria adiciona um toque cultural à viagem. E, acredite, valem muito a pena!

Santa Clara

Santa Clara, Cuba
Santa Clara / Foto de Tupungato / Shutterstock

A cidade de Santa Clara é uma delas. Conhecida pelo papel fundamental na Revolução Cubana, é aqui que se encontra o famoso Monumento a Che Guevara, que homenageia o lendário revolucionário e abriga os seus restos mortais, além de um museu dedicado à sua vida e legado. Santa Clara encanta também os visitantes com o seu centro histórico bem preservado, repleto de praças e e edifícios coloniais coloridos.

Remedios

Remedios, Cuba
Remedios / Foto de BobNoah / Shutterstock

Mais próxima do cayo está Remedios, uma das cidades coloniais mais antigas do país. Apesar de ser uma cidade pequena, Remedios impressiona com a arquitetura bem preservada e a deslumbrante Igreja de San Juan Bautista, cujo altar revestido a ouro é considerado um dos mais belos do país.

Caibarién

Caibarién, conhecida como a “cidade do caranguejo”, é o ponto de partida para quem chega ao cayo. Pequena, mas acolhedora, este porto pesqueiro tem um ambiente muito local e autêntico, perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da vida quotidiana cubana. Além disso, o mercado de peixe e a marina são imperdíveis.

Ideal para quem procura recarregar energias, mas também para quem gosta de explorar e viver experiências autênticas, Cayo Santa Maria é um destino incrível para umas férias em Cuba. E para que este destino passe de sonho a realidade, a Travelplan este ano opera voo direto de Lisboa para Cayo Santa Maria, para uma maior comodidade. Quer melhor do que isto? Então, deixe de sonhar com uns dias no paraíso e comece já a tratar de tudo connosco. A Top Atlântico e a Travelplan são os seus parceiros para umas férias inesquecíveis em Cayo Santa Maria!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.