Expedições e Aventuras mais conscientes

Mariana Soares / Atualizado a

O tipo de Viagens que fazemos e a forma como viajamos pode ser mais ou menos sustentável. É um facto que as viagens de longo curso deixam uma pegada de carbono considerável, motivo pelo qual deveremos optar por programas que proporcionem a compensação dessa pegada. E porque sustentabilidade não passa apenas pelo lado ambiental, mas também pelo lado social e cultural poderemos e devemos escolher programas e destinos menos massificados , que permitam interagir e apoiar economias locais, ou ajudar a valorizar e a preservar o património cultural e histórico.

Existem pois várias formas de ser mais sustentável quando escolhemos os nossos programas de férias e claro na forma como agimos em viagem.

A Top Atlântico +Planeta preparou para si programas mais sustentáveis nacionais e internacionais para 2022 a pensar no seu bem-estar, no planeta, nas comunidades e nos produtores locais.

Do Deserto do Atacama, à Costa do Cacau e aos Himalaias, fique a conhecer três destinos internacionais com fantásticos roteiros que não sendo radicais no conceito, privilegiam atividades mais sustentáveis, de interação com a natureza, com os habitantes locais e o seu património cultural!

Chile – Deserto do Atacama e a Cordilheira Andina

Chile - Deserto do Atacama e a Cordilheira Andina

O Chile é todo ele natureza. Há uma maravilha escondida em cada detalhe deste destino, por isso coloque a mochila às costas e parta rumo a uma experiência com atividades mais conscientes.

Revele o seu lado mais aventureiro e experimente fazer trilhos, explorar as florestas, assistir ao pôr do sol no Valle de La Luna, fazer trekking noturno por Atacama e visitar a beleza dos vulcões no Salar das Águas Quentes, onde se encontram as famosas termas de água quente Piedras Rojas. Mas não fique por aqui! Conheça ainda a tradicional vila de Machuca e converse com os habitantes locais. Novas culturas trazem novas aprendizagens. Saía do seu tradicional e prove iguarias típicas para ganhar energia para um passeio a cavalo pela Cordilheira Andina. Por fim, feche esta experiência com a ‘cereja no topo do bolo’ ao subir ao Vulcão Lascar, um dos cinco vulcões ativos da zona.

Brasil – A Inexplorada Costa do Cacau & Dendé

A Inexplorada Costa do Cacau & Dendé

O Brasil é um dos lugares mais cativantes do mundo. Já se imaginou de havaianas no pé em passeios a cavalo, fogueiras em praias desertas, banhos de cachoeira durante onze dias? O programa que torna a sua viagem ao Brasil ainda mais sustentável contempla explorar a Mata Atlântica, a Costa do Cacau e do Dendê.

Dê início a esta experiência com uma visita ao centro histórico de Salvador. Ficará encantado com toda a história e tradição, como por exemplo: a Casa Museu de Jorge Amado. Já descansou? Então deite cá para fora o seu espírito livre e faça um passeio a cavalo pelas praias do Morro de S. Paulo até à baía de Garapuá. Poderá desfrutar de uma descanso à beira-mar e tomar uma água de coco. Arrisque e mergulhe na cachoeira da Pancada Grande e eleve o seu nível de aventura experimentando rafting em Itacaré e um dia de treking entre riachos, cacheiras e Mata Atlântica. Ao fazer a sua mala não se esqueça de arranjar um espacinho para muita alegria de viver e muita energia! O Brasil espera por si!

Nepal – Himalayas, para lá dos templos e das nuvens

Nepal - Himalayas, para lá dos templos e das nuvens

Sabia que no Nepal, para lá das nuvens e dos últimos templos budistas dos Himalaias nepaleses, rompem oito das dez montanhas mais altas do planeta? Se é um amante de trekking, se gosta de estar de perto das comunidades locais e perceber de perto as suas aspirações, esta expedição especial da Top Atlântico +Planeta é um desafio para corpo e alma.

Viva uma experiência única e arrebatadora de dezassete dias no Nepal. Antes de iniciar a sua caminhada até aos Himalayas, acalme os seus pensamentos em rituais budistas e hindus no Boudhanath & Pashupatinath (respetivamente). Faça o maior passo de montanha dos Himalayas e fique a conhecer o Lago de Tilicho, o mais alto desta região. Não deixe nada por fazer e experimente também voar em parapente sobre Pokhara, a paisagem é deslumbrante e de cortar a respiração. O Nepal será muito mais que uma viagem, será uma experiência de vida. Ao longo da sua passagem poderá fazer contribuições de divisas para comunidade e comércio local.

Conheça mais programas com uma vertente mais preocupada com a sustentabilidade na Top Atlântico+Planeta onde poderá escolher a sua experiência e andar de mãos dadas com a natureza, combinando a história, cultura e povos locais para que nada fique por ver, viver e contar.

E no final saiba que a sua pegada carbónica será compensada com a plantação de árvores ao abrigo do programa Criar Bosques da Quercus.