Cartagena: Próximo destino de verão

Top Atlântico / Atualizado a

Cidade num dos maiores países produtores de café, Cartagena serviu de cenário para filmes de Hollywood, em especial nos anos 80, e mostrou-nos muito do seu património durante as aventuras de personagens como o mítico Indiana Jones. Em plena América do Sul, esta cidade colombiana construída entre muralhas e repleta de charme, é o próximo destino que recomendamos para descobrir nas suas férias de verão.

Cartagena

O que visitar em Cartagena

É um clássico, mas conhecer uma cidade significa começar pelo centro histórico que, no caso de Cartagena, denomina-se Cidade Amuralhada por estar cercada por uma antiga muralha com 11 km e é considerado Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Cidade Amuralhada

Se gosta de conhecer a verdadeira identidade das cidades, recomendamos uma visita aos bairros Centro, San Diego, Matuna e Getsêmani.

Cartagena

Aproveite ainda para visitar a Torre do Relógio, localizada no principal portão de acesso da muralha.

Numa zona que concentra tantos edifícios históricos, praças e pontos turísticos, atrações não vão faltar neste centro histórico. No que diz respeito às praças, as de San Pedro Claver e Santo Domingo são das mais conhecidas pelas suas esculturas emblemáticas e igrejas, além dos cafés, restaurantes e lojas que dão vida a estes ‘pontos de encontro’ entre a arte, a cultura e um ambiente animado.

Torre do Relógio

Arte e cultura são as palavras de ordem para ir até ao Museu da Esmeralda, Museu da Inquisição, Museu Naval, Museu de Arte Moderna e Museu do Ouro, só para exemplificar alguns.

Uma manifestação de arte mais alternativa é o monumento “Zapatos Viejos”, na parte traseira do Castelo de San Filipe, que também merece uma visita.

O Castelo de San Filipe de Barajas é, nem mais nem menos, a maior construção concretizada pelos espanhóis entre 1536 e 1657. Além do valor histórico, possibilita uma visita bastante interessante entre os labirintos e túneis estratégicos, e uma vista panorâmica da cidade.

Cartagena

Outra vista incrível sobre Cartagena é do Convento Santa Cruz de La Popa, localizado no ponto mais alto da cidade, que chegou a ser refúgio de escravos e palco de várias batalhas.

Convento Santa Cruz de La Popa

Onde descontrair

É certo que o programa de percorrer o centro histórico e descobrir a cultura da cidade são bons motivos para desfrutar de uma viagem até Colômbia, mas para descontrair entre passeios, recomendamos uma ida às praias para aproveitar o Mar do Caribe.

Playa Blanca

A Playa Blanca, situada na Isla Barú e a 45 minutos de barco desde Cartagena, é um pequeno paraíso imperdível.

O que provar

Num lugar que concentra história, cultura e entretenimento, só falta mesmo aventurar-se pelos sabores típicos. Com inúmeras variedades, o café colombiano revela-se uma verdadeira viagem em qualquer café da cidade.

café colombiano

Nas ruas, as palenqueras (vendedoras-ambulantes) vendem fruta fresca para ir consumindo durante as caminhadas e passeios.

palenqueras

Além da gastronomia baseada em peixes e frutos do mar, experimente arepas, patacones e arroz de coco – um dos acompanhamentos mais apreciados, e delicie-se com os doces típicos da região como as cocadas.