Quais os melhores destinos do mundo para a Passagem de Ano?
A Passagem de Ano é sempre um momento especial! Não é apenas o fechar de um capítulo, mas também o início de um novo. Por isso mesmo, merece ser celebrada à grande! Para quem ama viajar, esta data oferece uma oportunidade única: começar o ano com o pé direito rodeado por novas culturas, paisagens diferentes e, sobretudo, experiências inesquecíveis. Mas sabes quais são os melhores destinos do mundo para passar a Passagem de Ano? Então venha daí, vamos contar-lhe tudo!
Bangkok, Tailândia
Durante a noite de Passagem de Ano, o nível de animação de Bangkok atinge um novo patamar. A famosa Khaosan Road vibra com muita música, dança e festas que prometem ser inesquecíveis. Para quem prefere algo mais tranquilo, há opções igualmente incríveis como, por exemplo, ver o espetáculo de fogo de artifício na margem do rio Chao Phray ou no Nagaraphirom Park, com o templo Wat Arun como pano de fundo. Deve ainda subir a um dos muitos rooftops da cidade, para vistas de tirar o fôlego. E, claro, se “em Roma, sê romano”, porque não um jantar típico nos mercados noturnos antes das doze badaladas?
Berlim, Alemanha
Na noite de Passagem de Ano, em Berlim, todas as atenções estão viradas para a festa que se realiza entre as Portas de Brandemburgo e a Coluna da Vitória. Uma festa na rua, ao ar livre, e que atrai milhares de pessoas. Música ao vivo, DJ’s, comida de rua e um espetáculo de fogo de artifício imperdível, esta é a promessa da cidade que não quer deixar ninguém parado.
Disneyland – Orlando (EUA) e Paris (França)
Poucos lugares conseguem transmitir um ambiente mágico como a Disneyland. Seja ela em Orlando ou em Paris e, acima de tudo, na Passagem de Ano, a experiência é única. Em Orlando, o Epcot oferece festas temáticas em cada pavilhão, celebrando a chegada do ano em diferentes fusos horários. Já o Magic Kingdom apresenta espetáculos de fogo de artifício sobre o icónico Castelo da Cinderela. Em Paris, o parque tem uma grande oferta de espetáculos e desfiles especiais, culminando num espetáculo noturno de luzes, com festejos até à 01h da manhã.
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Sinónimo de luxo e exuberância? O Dubai, claro! Mas será a Passagem de Ano exceção? Claro que não! No Dubai a chegada do Ano Novo é celebrada com um dos maiores espetáculos de fogo de artificio do mundo. O Burj Khalifa e o Burj Al Arab são os protagonistas, iluminando o céu com um incrível e megalómano espetáculo de pirotecnia. Um dos melhores lugares para assistir ao espetáculo é junto à Dubai Fountain, onde as luzes e a água dançam ao ritmo da música.
Edimburgo, Escócia
Dizem que o Carnaval são 3 dias, mas em Edimburgo, a Passagem de Ano são 4! A Hogmanay, a tradicional festa escocesa que celebra a chegada do novo ano, é uma experiência de quatro dias que começa com uma procissão de tochas pelas ruas da cidade no dia 29. Na noite de 31 de dezembro, o espetáculo de fogo de artifício ilumina o castelo de Edimburgo, enquanto o centro histórico se transforma numa grande festa ao ar livre com muita música, dança e alegria. Para os corajosos, o mergulho no rio Forth no dia 1 de janeiro promete ajudar a começar o ano com adrenalina.
Sydney, Austrália
Já é hábito estar ainda a almoçar no dia 31, enquanto vê a capital australiana a entrar no novo ano. Sydney é uma das primeiras grandes cidades a celebrar a chegada do Ano Novo e fá-lo em grande estilo. Com espetáculos de fogo de artifício sobre a Sydney Harbour Bridge e a Ópera de Sydney, estes são acompanhados por milhões de pessoas em todo o mundo através de transmissão televisiva e online. No entanto, para os locais, a festa começa bem antes da meia-noite com várias outras celebrações tradicionais na rua.
Hong Kong, China
Victoria Harbour, em Hong Kong, transforma-se num cenário de pura magia durante a passagem de ano. O espetáculo “New Year New Legend” combina música, fogo de artifício e projeções que representam as quatro estações e dura cerca de 12 minutos. Além disso, a partir das 23h e até à meia-noite, de 15 em 15 minutos haverá também “chuvas de estrelas” para que sejam pedidos desejos. Um relógio gigante no Hong Kong Convention and Exhibition Centre também vai estar a conduzir a contagem decrescente.
Las Vegas, EUA
Se em Las Vegas a festa nunca pára, imagine em noite de Passagem de Ano! As ruas fecham ao trânsito e transformam-se numa super festa gigante ao ar livre onde todos festejam como se não houvesse amanhã! Vários bares contam ainda com vários espetáculos com artistas de renome. Dos rooftops dos vários casinos ao longo da avenida é possível ter uma vista privilegiada para o fogo de artifício que cobre o céu e deixa todos maravilhados.
Londres, Inglaterra
Por Terras de Sua Majestade, o Big Ben dá as boas-vindas ao Ano Novo com as suas badaladas icónicas. O fogo de artifício ilumina o céu junto ao London Eye e não faltam alegria e animação em todas as ruas. Pode também festejar a bordo de um cruzeiro no rio Tamisa, de onde vai poder desfrutar da vista para todo este bonito cenário. No dia 1 de janeiro, o tradicional desfile de Ano Novo traz novamente muita música, carros alegóricos e um toque festivo às ruas de Londres.
Nova Iorque, EUA
A Passagem de Ano nova iorquina é também uma das mais populares do mundo e o epicentro é, nada mais, nada menos, do que na famosa Times Square. Desde 1907, o tradicional “ball drop” atrai multidões que se juntam para assistir ao espetáculo e dar as boas-vindas ao novo ano. Para quem prefere evitar o frio e a confusão, os rooftops das redondezas oferecem uma experiência mais confortável com música ao vivo, comida e vistas incríveis. Outra opção curiosa para celebrar é participar na corrida da meia-noite no Central Park, celebrando o novo ano de forma diferente, mas sem dúvida, muito mais ativa e saudável.
Paris, França
A cidade da luz brilha ainda mais na Passagem de Ano! As margens do rio Sena e os Champs-Elysées enchem-se de pessoas prontas para celebrar com o tradicional champanhe francês e boa disposição. À meia-noite, o espetáculo de fogo de artifício ilumina a Torre Eiffel, criando um cenário perfeito e inesquecível.
Queenstown, Nova Zelândia
Queenstown oferece uma celebração descontraída, mas cheia de energia. A festa na Earnslaw Park é a principal atração e inclui música ao vivo, comida e, claro, um espetáculo de fogo de artifício à meia-noite. Rodeada por montanhas e lagos, esta pequena cidade é perfeita para quem procura um Ano Novo rodeado pela natureza. Antes da festa, não deixe de experimentar as atividades radicais da região, como bungee jumping ou ski.
Rio de Janeiro, Brasil
Copacabana é o coração da festa de Ano Novo no Rio de Janeiro. Milhões de pessoas – todas vestidas de branco – reúnem-se na praia para celebrar a mudança do ano. Com muito calor, muita música e a alegria contagiante do povo brasileiro, o fogo de artifício é a cereja no topo do bolo daquele que já tem um ambiente mágico e carregado de tradições. De forma a atrair boa sorte, é costume oferecer flores a Lemanjá, a deusa do mar, atirando as flores ao mar.
Roma, Itália
As várias praças da cidade de Roma transformam-se em verdadeiros palcos de música ao vivo, dança e celebrações na noite de Réveillon, com milhares de pessoas a festejar a um só voz. No Circus Maximus, um antigo estádio romano, há também espetáculos que culminam no típico fogo de artifício que se torna ainda mais perfeito com o Coliseu como pano de fundo.
Tóquio, Japão
Completamente diferente de todas as opções que lhe mostrámos, a passagem de ano em Tóquio é marcada pelo hatsumode, que significa, a primeira visita aos templos. Em Meiji Jingu, um importante santuário local, as pessoas reúnem-se para ouvir 108 badaladas que simbolizam cada uma das tentações que devem ser superadas para se conseguir atingir o nirvana. É uma celebração mais espiritual, mas não menos especial e também ela inesquecível. No entanto, para quem procura algo mais animado, pode sempre dar um saltinho até ao bairro de Shibuya onde também encontra muita animação.
A Passagem de Ano é um motivo perfeito para explorar novos destinos e aventurar-se por outras culturas. Já para não falar que começar o ano a viajar, só pode ser um bom presságio! Por isso, está na hora de pensar em começar a fazer as malas para começar o ano em grande. Só falta saber: qual destes destinos do mundo vai ser a sua escolha para celebrar a Passagem de Ano? E não se esqueça das suas resoluções de Ano Novo!