Que países fazem parte das Caraíbas? Conheça os mais bonitos

Joana Santana / Atualizado a
Caraíbas

Temos a certeza que durante toda a sua vida ouviu falar nas Caraíbas e, obviamente, que assim que ouve esta palavra lhe vem logo ao pensamento praias de areia infinita e mares de água quente e azul. No entanto, será que afinal sabe que países fazem parte das Caraíbas?

Pois é! As Caraíbas são um destino muito falado, mas que nem toda a gente sabe ao certo do que se trata. É certo que Caraíbas são sinónimo de paraíso autêntico, mas sabia que não se trata de um só país? As Caraíbas são um conjunto de ilhas localizado no mar do Caribe, composto por mais de 7 mil ilhas. Leu bem! Mais de 7 mil ilhas.

Localizadas no leste do Norte da América, são 27 os países que fazem parte das Caraíbas! É provável que talvez até já tenha ouvido falar de algum deles, sem saber que pertenciam a este incrível conjunto de ilhas de sonho. Os países das Caraíbas dividem-se em três grupos Arquipélago de Lucayan, Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas, sendo que este último se subdivide por 3 regiões:

  • Ilhas de Sotavento;
  • Ilhas de Barlavento;
  • Ilhas ABC – ilhas que apesar de países independentes, fazem parte do Reino dos Países Baixos

Tudo isto pode tornar-se um pouquinho confuso, mas nós estamos aqui para lhe explicar tudo de forma simplificada e para lhe dar a conhecer quais os países que fazem parte deste tesouro da natureza que são as Caraíbas!

Anguilla

Anguilla, Caraíbas

Apesar de ser um país composto por uma ilha pequena, Anguilla cumpre todos os requisitos para ser considerado um verdadeiro paraíso. Faz parte da região de ilhas de Sotavento, do grupo Pequenas Antilhas e aqui fala-se em inglês.

Antígua & Barbuda

Antígua & Barbuda, Caraíbas

Localizadas na região do Sotavento, das Pequenas Antilhas, o idioma predominante de Antígua & Barbuda é o inglês. É um país composto por duas ilhas principais que além do azul do mar e do branco da areia lhe dão as boas-vindas com também muito verde da natureza.

Aruba

Aruba, Caraíbas

O A da região de ilhas ABC, do grupo Pequenas Antilhas! Aruba é um dos destinos mais visitados e um dos prediletos para lua de mel. É considerado um dos mais bonitos das Caraíbas e a língua predominante é o holandês e o papiamento, que é nada mais, nada menos, que um idioma crioulo baseado na nossa língua portuguesa!

Bahamas

Bahamas, Caraíbas

Um dos destinos mais conhecidos do mundo e das Caraíbas, são as Bahamas. Este destino vestido de azul, faz parte do Arquipélago de Lucayan e vive essencialmente do turismo. Além de ser um dos mais bonitos lugares das Caraíbas, é dos mais procurados e mais visitados. Praias de sonho e animais exótico são o segredo para uns dias de sonho nas Bahamas.

Barbados

Barbados, Caraíbas

Os Barbados são também um dos mais famosos países das Caraíbas. Conhecidos não só pelas praias paradisíacas, são palco de práticas de atividades na água, como surf ou mergulho, e de uma animada vida noturna. Os Barbados são o lugar perfeito para conjugar relax com muita diversão e ficam nas ilhas de Barlavento, nas Pequenas Antilhas.

Bonaire

Bonaire, Caraíbas

O B das ilhas ABC! Do grupo Pequenas Antilhas, Bonaire possuí, além de praias requintadas, uma forte presença de pinturas rupestres e edifícios históricos. As iguanas e os flamingos também circulam livremente pela ilha para lhe dar um olá.

Cuba

Cuba, Caraíbas

Apesar de muita gente não saber, Cuba faz parte das Caraíbas! Este país com uma forte vertente cultural e espírito latino, é absolutamente famoso e imperdível desde as cidades às praias tipicamente caribenhas. O idioma nativo é, naturalmente, o espanhol e muita música nunca vai faltar!

Curaçao

Curaçao

O C das ilhas ABC e a mais povoada das três! Curação, além das incríveis praias, tem uma excecional arquitetura tradicional holandesa. Com ótimas temperaturas todo o ano, não faltam praias, parque naturais, abrigos de animais e locais imperdíveis para mergulho.

Dominica

Dominica nas Caraíbas

Dominica, além das suas praias fabulosas, surpreende quem a visita com as suas cascatas e nascentes de água termal. Conhecida também pelas suas florestas tropicais, Dominica oferece uma experiência que mistura água e terra. Faz parte das ilhas de Barlavento, das Pequenas Antilhas e tem como idioma oficial o inglês e o francês rural.

Grenada

Grenada

Conhecida como a “Spice Isle”, é em Grenada que muitas especiarias são cultivadas e produzidas. Com um ar muito pitoresco, além das praias conta com vários jardins, cascatas e lagos. Com o inglês como idioma, fica nas ilhas de Barlavento, nas Pequenas Antilhas.

Guadalupe

Guadalupe, Caraíbas

Território francês, com uma forte influência cultural europeia, africana e indígena, Guadalupe localiza-se nas ilhas de Sotavento, das Pequenas Antilhas. Assim sendo, o seu idioma nativo é o francês. Guadalupe, se por um lado encanta turistas e locais pelos vários recifes de corais e as diversas praias, por outro, é impossível resistir à beleza das muitas florestas tropicais.

Haiti

Haiti

Infelizmente, maioritariamente conhecido devido à tragédia de 2010, o Haiti é tão rico culturalmente como paisagisticamente. País com um clima tropical e praias absolutamente incríveis, fica nas Grandes Antilhas e tem como idioma local o francês e o criolo.

Ilhas Caimão

Ilhas Caimão

As Ilhas Caimão, fazem parte das Grandes Antilhas e, apesar de fazer parte dos países que constituem as Caraíbas, são parte do território marítimo britânico. Os idiomas predominantes são o inglês e o espanhol e as ilhas são muito populares pelas suas águas quentes e claras e pela diversidade de vida marinha o que as torna perfeitas para mergulho e snorkeling.

Ilhas Virgens Americanas

Ilhas Virgens Americanas

Assim como está no nome, estas ilhas pertencem aos Estados Unidos da América e, por isso, a língua nativa é o inglês. Localizadas no Sotavento das Pequenas Antilhas, as Ilhas Virgens Americanas são o perfeito exemplo do que se espera de uma ida às Caraíbas: sossego, praias paradisíacas, águas cristalinas e um ambiente idílico.

Ilhas Virgens Britânicas

Ilhas Virgens Britânicas

Naturalmente, e também como o próprio nome indica, esta ilhas fazem parte do território marítimo britânico, logo, também não é de espantar que o idioma oficial seja o inglês. Nada comparáveis às praias europeias, as Ilhas Virgens Britânicas são compostas por praias de sonho, muito visitadas por barcos privados e localizam-se nas ilhas de Sotavento das Pequenas Antilhas.

Jamaica

Jamaica

Inegavelmente conhecida por ser a capital do reggae e cidade berço do icónico Bob Marley, a Jamaica também faz parte das Caraíbas. Com muito mais do que uma forte componente cultural, a Jamaica tem para oferecer praias, cascatas, lagos e florestas tropicais todos absolutamente imperdíveis. Tem como línguas principais o inglês e o crioulo jamaicano e pertence às Grandes Antilhas.

Martinica

Martinica, Caraíbas

Com o francês como língua nativa, uma vez que, Martinica é também território francês, o ótimo clima deste país não deixa ninguém indiferente. Um país cheio de cor nas flores, na vegetação tropical e nas casas junto à costa. Martinica está nas Pequenas Antilhas, nas ilhas de Barlavento.

Montserrat

Montserrat

Montserrat é uma ilha vulcânica, que fica nas ilhas de Sotavento, nas Pequenas Antilhas. Aqui, é possível encontrar praias de areia preta e grutas nas rochas. Montserrat é também a casa de muitas plantas e animais exóticos e raros. Assim, todo o cuidado com a preservação da natureza é fundamental.

Porto Rico

Porto Rico

Nas Grandes Antilhas, podemos encontrar Porto Rico. Apesar de ser um destino muito conhecido, é também comum não ser associado às Caraíbas. Com um grande histórico de piratas, as praias são a combinação perfeita com o ótimo clima que se sente em Porto Rico.

República Dominicana

República Dominicana, Caraíbas

Parte das Grandes Antilhas, a República Dominicana é também um dos destinos mais cobiçados e visitados das Caraíbas. Além das suas praias irresistíveis, possui também florestas tropicais e desertos áridos. Os vários campos de golfe são também uma forte atração e o idioma oficial é o espanhol.

São Bartolomeu

São Bartolomeu

São Bartolomeu é uma pequena ilha francesa, onde os locais falam francês e inglês. No Sotavento, nas Pequenas Antilhas, São Bartolomeu é um dos sítios mais luxuosos das Caraíbas, fazendo as delícias de muitas personalidades famosas.

São Cristóvão & Nevis

São Cristóvão & Nevis

A beleza de São Cristóvão & Nevis não se fica só pelas praias de areia branca, mas também pelas praias de areia preta. Todas de fazer sonhar qualquer visitante e muitas delas isoladas e extremamente relaxantes. Com as montanhas verdejantes por trás, São Cristóvão & Nevi, no Sotavento das Pequenas Antilhas, tem o cenário perfeito.

Santa Lúcia

Santa Lúcia

Santa Lúcia é o destino das Caraíbas para ir à procura de romance, aventura e uns dias para rejuvenescer. Com paisagens de apaixonar qualquer um, Santa Lúcia tem o cenário ideal para uns dias inesquecíveis. Pertencente às Pequenas Antilhas, faz parte da ilhas do Barlavento.

Saint Martin

Saint Martin

Conhecida pela vida noturna, casinos e bebidas à base de rum, as praias não são o único ponto forte de Saint Martin. Apesar de estar localizada no Sotavento das Pequenas Antilhas, Saint Martin é dividida em dois sendo que um lado da ilha pertence a França e o outro aos Países Baixos.

São Vicente

São Vicente

Passar por São Vicente é ver, além das belíssimas praias, o porto repleto de luxuosos iates. No entanto, esta ilha localizada no Barlavento das Pequenas Antilhas, onde se fala inglês, ainda não é muito conhecida pelos turistas. Assim, as praias paradisíacas estão mais disponíveis.

Trinidad & Tobago

Trinidad & Tobago

Ainda pouco exploradas pela indústria turística, Trinidad & Tobago são ilhas do Barlavento das Pequenas Antilhas. Com o inglês como língua oficial, são o destino perfeito para viajantes independentes e exploradores. As florestas estão praticamente intocadas e as praias são um sonho para qualquer visitante.

Turks & Caicos

Turks & Caicos

Também pertencentes ao arquipélago de Lucayan, Turks & Caicos acabam por ficar ofuscados pelas Bahamas e, assim, são ainda pouco conhecidos do público. Por ter menos atenção, praias imaculadas, mas condições muito luxuosas, Turks & Caicos também são a escolha de muitas celebridades.

As Caraíbas são, sem dúvida, um dos destinos de férias mais felizes! Como percebeu, são várias as opções que pode escolher para conseguir desfrutar de uma verdadeira experiência caribenha, uma vez que são 27 os países que fazem parte das Caraíbas.

Regra geral, mares de água quente, praias de areal branquinho e muita tranquilidade, não vão faltar em nenhum deles. Por isso, é só mesmo escolher e desfrutar ao máximo o sonho que se vive nas Caraíbas.