Destinos / Experiências

Roadtrip pela Andaluzia: de Sevilha a Cádiz ao volante

Share this post

A Andaluzia é uma das regiões mais encantadoras da nossa vizinha Espanha. Uma zona que guarda cidades fantásticas – como Granada e Córdoba -, campos agrícolas onde pode estender o olhar num horizonte sem fim à vista, e, claro, onde o flamenco é rei e marca o passo das suas gentes. Apesar de tão perto de Portugal viajar pela Andaluzia é obviamente conhecer mais da cultura espanhola, mas também da árabe, que teve uma enorme influência na região.

Por tantos motivos, neste artigo partimos à viagem de carro pela Andaluzia. No total esta aventura foi pensada para ser feita em 8-10 dias.

1ª Paragem: Sevilha

Sevilha é uma das principais cidades da Andaluzia e o ponto de partida desta viagem. O centro histórico é bastante rico, como se pode constatar pelos diversos palacetes e casas nobres. Em grande parte deve-se ao facto de a capital da Andaluzia ter sido o principal porto comercial de Espanha na altura da descoberta da América.

Não deixe de visitar a Praça de Espanha, a Catedral, a Torre Giralda e o Alcazár, cujos jardins foram o cenário utilizado para os jardins do Reino de Drone, na famosa série da HBO “Guerra dos Tronos”.

2ª Paragem: Córdoba

Córdoba é tida como um caso raro (e exemplar) de convivência pacífica entre diversos povos, nomeadamente cristãos, muçulmanos e judeus.

Mas há mais coisas fantásticas nesta cidade. De tão incrível que é, Córdoba é a primeira cidade que possui quatro declarações de Património da Humanidade: 1) Mesquita-central de Córdoba; 2) Centro Histórico de Córdoba; 3) Os Pátios de Córdoba e 4) Medina Azahara. Todos eles locais de paragem obrigatória, claro está. No entanto, não deixe de conhecer também o Bairro Judeu, a Ponte Romana, a Praça da Corredera, entre muitas outras atrações.

3ª Paragem: Granada

O que dizer de Granada? É deslumbrante! A influência árabe está um pouco por todo o lado, dando-lhe graça e personalidade. O complexo de Alhambra é o maior reflexo dessa presença e, além de Património da Humanidade, é também um dos monumentos mais visitados de toda a Espanha.

Além de Alhambra, desvende o bairro árabe de Albaicín e conheça o miradouro da praça de San Nicólas, onde terá um cenário de sonho para observar a Serra Nevada e a cidade.

4ª Paragem: Málaga

Depois de várias paragens mais históricas, Málaga apresenta-se como um perfeito refresco. Localizada junto à costa do Mediterrâneo, é fantástica para relaxar e dar um mergulho. Além do seu lado chill, é uma cidade cosmopolita com uma vibrante cultura contemporânea.

Portanto, não deixe de visitar a casa/museu Picasso (curiosidade, Picasso é natural de Málaga), o Castelo de Gibralfaro e Alcazaba.

5ª Paragem: Caminito del Rey

Depois da paragem para relaxar chega a aventura. Bem-vindo a um dos trilhos mais conhecidos do mundo: o Caminito del Rey. Tem cerca de 7,7km, sendo que 3 desses quilómetros decorrem em passadiços suspensos sobre desfiladeiros. Uma aventura épica, com paisagens incríveis, mas não aconselhado para quem tem vertigens.

6ª Paragem: Ronda

Ronda tem uma das vistas mais incríveis e enigmáticas do mundo. A visão da Ponte Nova, no cimo de uma montanha, é de um dramatismo singular. No entanto, vale muito a pena conhecer a cidade para lá da sua ponte. Existem vários miradouros, ruas antigas, palácios senhorias e até banhos árabes.

7ª Paragem: Cádiz

Termine esta viagem num passo mais leve com Cádiz, uma maravilhosa cidade costeira que é, curiosamente, uma das cidades mais antigas da Europa. Não deixe de visitar o centro histórico onde é possível constatar a mistura cultural e de povos que habitaram esta cidade da Andaluzia.

Se for num dia límpido é possível que consiga vislumbrar o continente africano no horizonte.

É tempo de voltar à estrada, desta vez de regresso para Portugal. No entanto, se tiver mais dias disponíveis e quiser continuar a explorar a vibrante Andaluzia aproveite também para conhecer os Pueblos Blancos, Sierra Nevada e o Torcal de Antequera.

Acima de tudo divirta-se e aproveite a viagem!

ver promoções Andaluzia

Artigos relacionados