Roteiro pelas cidades do Euro 2024 na Alemanha

Joana Santana / Atualizado a

Nunca faltam razões para visitar a Alemanha, mas este ano existe uma ainda maior para os amantes de futebol: o Campeonato da Europa da UEFA, mais conhecido como Euro 2024. A Alemanha que já foi vencedora desta competição 3 vezes, abre as portas para receber milhares de pessoas de todos os cantos do mundo para vibrar com os 51 jogos que se vão realizar, divididos por 10 cidades. Sendo a Alemanha um país com cidades lindíssimas esta acaba por ser uma ótima maneira de as explorar. Energia e alegria redobrada não vão certamente faltar em nenhuma delas que estarão repletas de animação. Vamos conhecer um bocadinho das cidades na Alemanha por onde vai passar o Euro 2024?

Berlim

Berlim, Roteiro pelas cidades do Euro 2024 na Alemanha

Berlim, a capital alemã vai receber, além de muitos outros, o mais importante de todos os jogos deste campeonato, a grande final. Entre jogos, os visitantes poderão aproveitar para explorar uma das cidades mais bonitas e mais ricas em história da Europa. O Portão de Brandenburgo, Reichstag ou o que ainda resta do Muro de Berlim são pontos a não perder. Já os jogos terão lugar no Olympiastadion Berlin.

Colónia

Colónia, Alemanha

Conhecida por ser a cidade de um dos melhores carnavais do mundo, Colónia é uma cidade incrível com um charme medieval encantador. A principal atração é a catedral, Kölner Dom, que demorou mais de 600 anos a ser construída. A catedral é Património Mundial da UNESCO e tem o maior sino do mundo, no entanto, em dias de Euro, o som que mais vai ecoar nos céus de Colónia será certamente os gritos de entusiasmo saídos do Cologne Stadium history.

Dortmund

Dortmund, Roteiro pelas cidades do Euro 2024 na Alemanha

Dortmund é assumidamente conhecido em todo o mundo pelo futebol. Mas não só! É também considerada a capital da cerveja do Vale Ruhr e tem várias atrações que merecem uma visita como é o caso do, por exemplo, maravilhoso Westfalenpark ou do Museu Zollern Colliery. O estádio onde terão lugar os jogos será o BVB Stadion Dortmund, conhecido por ter a maior bancada de pé do futebol europeu, a “Parede Amarela”.

Düsseldorf

Düsseldorf, Alemanha

Düsseldorf recebe quem o visita com um cenário que parece saído de um conto de fadas. Às margens do rio Reno, esta cidade destaca-se pela indústria da moda e por ter mais de 250 bares de cerveja e restaurantes apenas na zona antiga da cidade. Imagine quantos não terá em toda a cidade! Por isso, por aqui não faltarão sítios para petiscar e beber entre os jogos que se vão realizar na Düsseldorf Arena, um dos estádios mais pequenos deste EURO.

Frankfurt

Frankfurt, Roteiro pelas cidades do Euro 2024 na Alemanha

Um centro financeiro importantíssimo e muito moderno, mas ainda com a essência de toda a sua tradição, principalmente no centro histórico, como é o caso da icónica Praça Römerberg. Assim é Frankfurt! Casa da sede do Banco Central Europeu; entre os meses de junho e julho será também a casa de alguns dos jogos que vão ser disputados na Frankfurt Arena.

Gelsenkirchen

Gelsenkirchen, Alemanha

Sendo uma cidade mais industrial, com um passado ligado à exploração das minas de carvão, Gelsenkirchen é uma cidade cheia de história! Aliás, se estiver por cá e quiser conhecer mais desse passado, pode visitar uma antiga mina que foi transformada num parque – o Nordstern Park – e descobrir todas as curiosidades. O estádio local onde vão decorrer os jogos é o Arena AufSchalke, conhecido por ser um dos estádios mais modernos da Europa.

Hamburgo

Hamburgo, Roteiro pelas cidades do Euro 2024 na Alemanha

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, tem o maior porto do país e o segundo maior da Europa! Uma cidade cosmopolita, mas com muita história marítima e com uma vida muito animada e movimentada nas redondezas do porto. Por isso mesmo, a cidade é conhecida como a “Porta do Mundo.” Os jogos vão realizar-se no Volksparkstadion!

Leipzig

Leipzig, Alemanha

Mais a leste da Alemanha, Leipzig desempenhou um papel significativo na história política e cultural do país e também na história da música. Nos tempos livres dos jogos, aproveite para visitar o monumento de homenagem à Batalha das Nações ou uma antiga fábrica de algodão que foi transformada numa galeria de arte. Os jogos acontecem no Leipzig Stadium, também vulgarmente conhecido como a Red Bull Arena.

Munique

Munique, Roteiro pelas cidades do Euro 2024 na Alemanha

Munique, a maravilhosa capital da Baviera, combina tradição e modernidade de uma forma única. É uma cidade inegavelmente famosa pela sua cerveja, especialmente durante um dos eventos mais famosos do mundo, o Oktoberfest. Casa natal do Bayern de Munique, é no estádio deles, na Allianz Arena que acontece o pontapé de saída deste Euro 2024 ao receber o primeiro jogo, entre a Alemanha e a Escócia.

Estugarda

Stuttgart, Alemanha

Economicamente falando, Estugarda é uma das cidades mais fortes da Europa. É aqui que estão as sedes da Mercedes-Benz e da Porsche, mas esta cidade maravilhosa não se resume a isso. Estugarda é também, por exemplo, a maior cidade produtora de vinho da Alemanha e também não faltam praças, parques e monumentos que merecem muito uma visita. Durante o Euro, os jogos serão na Stuttgart Arena, um estádio muito importante na cidade, que já foi reconstruído 7 vezes desde a sua inauguração!

Este Euro que se aproxima adivinha-se carregado de muita emoção! Será Portugal capaz de repetir o feito de 2016 e sagrar-se, uma vez mais, Campeão Europeu? É esperar para ver e torcer, seja por Portugal ou por que país estiver a apoiar. O Campeonato da Europa começa a 14 de junho e tem a sua grande final a 14 de julho. Se durante essas datas passar pela Alemanha não se esqueça! Entre os jogos deste Euro 2024, aproveite também para explorar e conhecer estas maravilhosas cidades alemãs.