Subimos a Ilha do Pico para vos contar tudo!

Top Atlântico / Atualizado a

Ricardo Silveira e João Rodrigues são dois amigos que têm em comum o gosto pela aventura e adrenalina. Foi durante uma conversa no verão de 2017, quando ambos se encontraram por acaso na fabulosa Ilha do Pico, surgiu este projeto de subirem juntos o Pico, mas com neve.

Subimos a Ilha do Pico

Seguiu-se depois a organização desta viagem por etapas, começando pela previsão das temperaturas e identificação do material adequado às dificuldades climatéricas a que iriam estar sujeitos. Afinal, “iria ser uma subida bem mais difícil com neve, pois sem neve não levamos metade do equipamento, tanto no corpo como nas costas.”

Subimos a Ilha do Pico

Segundo Ricardo, “sempre foram pensadas duas pessoas, porque nas condições em questão a logística seria muito maior caso o número aumentasse. Estamos agradecidos à Top Atlântico, Laser 2001 e a Associação Os Montanheiros.”

O projeto tornou-se então realidade no dia 18 de abril deste ano, assim que as condições climatéricas, leia-se descida da temperatura e aparecimento de neve ou gelo, o permitiram e lá partiram da Furna Abrigo a 1440 metros de altitude.

ilha do pico com neve

Com um único objetivo em mente, o de alcançarem o topo da montanha ou “Top de Portugal” como apelidaram, concretizar esse desejo “é uma sensação de auto-superação, pois vamos pelo caminho à espera de mais e mais dificuldades e quando chegamos é muito bom.

A primeira coisa que pensei foi ‘tenho que descansar’ e depois ‘tenho que registar este momento’”, revelou-nos João.

Ilha do pico com neve

Sobre a intenção de repetir a experiência, a resposta foi unânime e ambos responderam que sim, muito pela sensação gratificante que é chegar ao topo, poder desfrutar de uma vista magnífica e única, mas também pela superação das dificuldades.

Levaram ainda consigo uma bandeira da Top Atlântico, com a qual costumam viajar frequentemente, em jeito de partilha deste feito com as pessoas da agência por todo o apoio disponibilizado desde o início.

top de portugal

Para além da subida ao Pico, João e Ricardo aproveitaram esta viagem para conviver com alguns amigos locais, passear um pouco e, claro, saborear a gastronomia local. Como ambos partilharam, “só conhecer a Ilha do Pico já vale a pena, pela sua beleza natural e pelas suas gentes.”

Quando questionados sobre o significado desta viagem, eis as respostas…

pico neve

“A minha viagem à Ilha do Pico é uma viagem para repetir muitas e muitas vezes, pois é uma ilha que tem uma energia muito positiva. Quando lá estamos, senti­mo-­nos exploradores à descoberta de lugares lindos, tanto para caminhar como para nadar ou simplesmente contemplar.”

pico neve

“A minha viagem à Ilha do Pico foi inesquecível e viciante.”

A segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores tem a mais alta montanha de Portugal, mas o seu encanto vai mais além. Visitar o Pico é uma experiência que nos transporta para um cenário rural ainda muito autêntico.

É percorrer as estradas partilhadas com o gado que caminha vagarosamente ou com as vinhas emolduradas por muros de pedra vulcânica, observar baleias e golfinhos, conhecer a história dos baleeiros, viver as festas populares junto de pessoas genuínas e bem dispostas. Quem se aventura?