Destinos

Surpreenda-se com as maravilhas do Canadá

Share this post

Ser o maior país da América do Norte é um estatuto que o Canadá assume com muito orgulho e tem razões para isso. Além de ocupar uma grande dimensão de território que se estende do oceano Atlântico ao Pacífico, é a imponência das cidades que nos leva a querer voar até este país.

No ambiente natural, destacam-se as paisagens deslumbrantes entre lagos, cataratas, glaciares, florestas e prados que proporcionam experiências únicas. No ambiente urbano, as cidades são de uma enorme diversidade cultural, à escala dos seus tamanhos. Feitas as apresentações, passemos às maravilhas que tornam esta viagem numa das mais fascinantes que se pode fazer, em especial no verão.

TORONTO

Toronto, capital da província de Ontário, é a cidade mais populosa do Canadá e das mais cosmopolitas do mundo, onde se cruzam bairros como Little Portugal, Little Italy, Little India e Chinatown.

Uma paisagem multicultural preenchida por inúmeros arranha-céus e edifícios emblemáticos como a CN Tower, a terceira maior torre de comunicações do mundo com os seus 553 metros de altura de onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade ou, quem sabe, saborear uma refeição no seu restaurante 360 graus.

Ali ao lado, faça uma visita ao Ripley’s Aquarium of Canada para conhecer 13 mil animais aquáticos com 450 espécies. As atrações continuam com passeios por Yonga Street, considerada a rua mais longa do mundo, Nathan Phillips Square, museus, galerias, monumentos, bairros e os prédios arrojados que parecem tocar o céu.

Se gosta de intervalar os passeios na urbe com momentos mais calmos, Toronto permite-lhe desfrutar de praia nas ilhas Hanlan’s Point, Centre Island e Ward’s Island. Férias é também relaxar, certo?

CATARATAS DO NIÁGARA

Continuamos nas grandiosidades para chegar às Cataratas do Niágara, das maiores e mais bonitas do mundo, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos da América, a cerca de 130 quilómetros de Toronto. Do lado canadiano está Horseshoe, a maior de todas, enquanto no lado americano está Americana e Bridal Veil.

Todas juntas, proporcionam um gigantesco fluxo de água. Um clássico para quem pretende viver a aventura de fazer um passeio de barco sob as impressionantes quedas de água. No verão, a paisagem é enriquecida com os arco-irís que se formam na presença do sol. Uma experiência inesquecível, é garantido.

PARQUE NACIONAL DE BANFF

Dos muitos parques nacionais existentes no Canadá, destacamos o magnífico Parque de Banff, considerado Património Mundial e localizado na província de Alberta.

Uma região composta por enormes montanhas rochosas, savanas e florestas que albergam animais selvagens, tais como ursos pardos, veados, lobos e águias, entre tantas outras espécies que vai querer conhecer. A não perder uma ida aos lagos como o Moraine ou o Louise, na imagem abaixo.

VANCOUVER

Vancouver poder ser visitada em qualquer estação do ano, embora no verão seja mais agradável desfrutar do clima ameno.

O que nos leva a sugestões de espaços ao ar livre, como é o caso do bairro Gastown ou do parque urbano Stanley Park, visto como a maior atração da cidade e muito provavelmente o mais conhecido do Canadá com 400 hectares rodeados de água. Um espaço que merece ser explorado durante um dia inteiro, a pé ou de bicleta. A escolha é sua.

Perto da cidade e mais em contacto com a natureza, sugerimos uma ida a Grouse Mountain. No inverno é propícia aos desportos de neve, aproveitando os mais de 1230 metros de altura, mas é no verão que se consegue aproveitar os seus maiores atributos para quem é adepto dos desportos radicais.

Muito próximo daqui fica Capilano Bridge, uma ponte suspensa a cerca de 70 metros de altura, com cerca de 140 metros de comprimento. Pronto para esta aventura?

MONTREAL

Terminamos com Montreal, a maior cidade da província de Quebec onde a língua oficial é o francês, uma herança muito presente na arquitetura que surgiu da colonização francesa a par da britânica.

Com uma vida e dinâmica bastante intensiva, é famosa pelos excelentes restaurantes e também pelos movimentos culturais ligados à moda, às artes, festivais de comédia e cinema, chegando a ser nomeada pela UNESCO como cidade do design.

Na metrópole, descubra os monumentos e edifícios do centro histórico, visite a Torre de Montréal com 165 metros de altura, explore os bairros e as igrejas, mas principalmente desfrute da hospitalidade da cidade.

Se viajar no mês de julho, aproveite para ir ao Festival Internacional de Fogos de Artifício de Montréal, o maior no mundo. Uma oportunidade irrecusável para quem se delicia com espetáculos de luzes e cores que fazem estremecer o corpo e a alma.

Acima de tudo, sejam quais forem as escolhas dos locais a conhecer, prepare as malas porque o Canadá anseia pela sua visita.

VOOS DIRETOS PARA TORONTO E MONTREAL

Artigos relacionados