Tailândia: um destino para todos

Daniel Vink / Atualizado a

A Tailândia não é só um imenso país onde todos são recebidos de braços abertos e que tem mais cantos por explorar do que dias num ano. A Tailândia é toda uma verdadeira e muito completa experiência, que a torna, muito possivelmente, o destino turístico mais completo do mundo.

Com a sua extensa oferta, este é um país capaz de agradar a todo o tipo de viajantes. Se não acredita, fique por aqui e descubra porque é que eu considero que a Tailândia é um destino para todos!

Cosmopolita

tailândia: um destino para todos

Bangkok é uma das capitais mais vibrantes do mundo! Desde bancas de comida de rua com estrela michelin, hotelaria de qualidade em todos os segmentos, rooftops de nível mundial, mercados que vão da bugiganga até ao luxo ou templos e palácios milenares. Bangkok é uma cidade muito completa! No entanto, muitos dos que visitam a Tailândia, não investem tempo suficiente na sua capital. Assim, para que disfrute ao máximo da frenética Bangkok, sugerimos que passe no mínimo três noites, sendo que quatro ou cinco seria o ideal.

A trilogia de templos Wat Phra Kaew, Wat Pho e Wat Arun são de visita obrigatória! É possível fazer uma visita aos três a pé, com uma pequena travessia de barco. Beber um copo num rooftop também faz parte da lista de must do em Bangkok, por isso sugerimos o Sirocco e o Moon Bar. Não deixe a capital sem uma visita ao mercado flutuante e faça compras no mercado de Chatuchat que apenas abre ao sábado.

Espiritualidade

tailândia: um destino para todos

Chiang Mai é, sem dúvida, o coração espiritual da Tailândia! Pelo menos em termos turísticos. Wat Doi Suthep e Wat Phra Sing são, possivelmente, os dois templos, entre os mais visitados, que mais se revestem de uma aura espiritual inegável e contagiante. É também nestes, ou noutros da zona, que é até possível sentar e conversar com um monge ou, no mínimo, ouvir os seus cânticos e receber uma pequena bênção. Nesta zona da Tailândia existe uma importante comunidade de monges budistas que, não obstante de alguns modernismos pontuais como telemóveis, mantêm o estilo de vida rigoroso que inclui, por exemplo, alimentação exclusiva através das esmolas recolhidas todas as manhãs.

Praia

tailândia: um destino para todos

Talvez a água não rivalize, pelo menos na maioria dos sítios, com o azul turquesa das Maldivas, no entanto, existem praias absolutamente deslumbrantes na Tailândia! Maya Bay, na ilha de Phi Phi, é uma das mais famosas, mas, como é protegida e está num parque natural, o número de visitantes diários permitidos é restrito. Mais pitoresca, e não menos incrível, é Railay Bay em Krabi, onde não só é possível visitar, como pode ficar alojado num dos hotéis aí localizados.

Gastronomia

tailândia: um destino para todos

A Tailândia tem, possivelmente, a melhor street food no mundo! No entanto, é necessário deixar um alerta: cuidado com o picante! Aqui, até a sopa é picante. Desde a literal street food, que parece nunca falhar, mesmo à porta de uma loja de conveniência, até ao melhor fine dining com inspiração na cultura de street food, a comida tailandesa é irresistível! Um dos nossos conselhos, é que escolha sempre a comida mais local possível, não só pela explosão de sabores, mas também porque pode ser uma fonte relevante de poupança. Em média, uma refeição normal custa metade do que um prato de comida ocidental, como um hambúrger ou uma pizza.

Hotelaria

six senses, thailand
Photo by Six Senses Thailand

Algumas das melhores cadeias de hotéis de luxo do mundo são originárias da Tailândia! Alguns dos melhores exemplos, são o Six Senses e o Anantara, que também podemos encontrar em Portugal. Na Tailândia, a hotelaria é relativamente acessível, em comparação com a Europa. É completamente normal ficar hospedado em locais que, de outra forma, consideraríamos totalmente fora de orçamento. Por exemplo, vilas com piscina ou com vista para a praia podem custar menos de 100€ por noite.

Vida Noturna

tailândia: um destino para todos

A Tailândia parece estar permanentemente em festa, mas há locais onde estas são ainda mais vibrantes! Em Bangkok, a zona de Khao San Road é o epicentro da cultura de backpacking. Aqui encontrará bares e festas durante toda a noite que transbordam para a rua. Koh Samui e Phuket têm também vibrantes vidas noturnas. Apesar de toda a animação que aqui se vive, o rei da vida noturna na Tailândia é mesmo a Full Moon Party, em Koh Pangan. Uma rave que dura até ao raiar do sol na praia em Hat Rin e que leva a verdadeiras migrações para esta pequena ilha no golfo da Tailândia.

Pessoas

tailândia: um destino para todos

Não é por acaso que a Tailândia é conhecida pela terra dos sorrisos! O seu principal trunfo é, de facto, as suas pessoas e a incrível hospitalidade. É, inclusivamente, essa a principal premissa da estratégia de comunicação da agência de promoção de turismo da própria Tailândia.

Seja qual for o objetivo para a sua viagem, a Tailândia deve ser sempre um destino a considerar! Como pode ver, é um país com uma oferta completa que consegue fazer as delícias de qualquer viajante.

Visitar a Tailândia é sempre um sonho tornado realidade e é, sem dúvida alguma, um destino para todos!