Top 10 cidades para conhecer na Sicília

Top Atlântico / Atualizado a

A sul de Itália, a ilha de Sicília revela-se uma das maiores atrações do Mediterrâneo. Terra de vulcões e do sol, repleta de tradições, património cultural, gastronomia de qualidade, cidades históricas e praias maravilhosas para tornar as suas férias numa viagem inesquecível. Escolher os lugares que vão fazer parte do seu itinerário não será tarefa fácil, mas estamos cá para ajudar. Fique com o nosso Top 10 das cidades a visitar na sua viagem a Sicília.

cidades para conhecer na Sicília

PALERMO

cidades para conhecer na Sicília: PALERMO

Capital da Sicília, Palermo é uma cidade histórica que reúne vários estilos arquitetónicos nos seus monumentos, igrejas, teatros e palácios, ou não fosse considerada a capital do estilo art nouveau. Se tenciona descobrir tudo sobre esta cidade, sugerimos que visite a Catedral, o Palácio Real, a Capela Palatina, o Montreal, o Teatro Massimo, a Praça Bellini ou o mercado de Ballarò, o mais antigo da cidade. Palermo é um ponto de encontro de várias culturas que vai além do seu património para nos fazer apaixonar pelas suas cores, ruas e gastronomia.

CEFALÙ

cidades para conhecer na Sicília: CEFALÙ

Próximo de Palermo, mais precisamente a cerca de 30 quilómetros, fica Cefalù. Um vilarejo com praias de areia fina e um mar translúcido que convida a uns refrescantes mergulhos em pleno verão. Entre as vielas do centro histórico, as lojas de artesanato típico, as gelatarias, os restaurantes, as praças, os museus, os muros megalíticos e o Templo de Diana, há sempre tempo para visitar a Catedral, considerada Património da Humanidade pela UNESCO.

CATÂNIA

cidades para conhecer na Sicília: CATÂNIA

Catânia é a segunda maior cidade da Sicília e eleita Património Mundial da Humanidade desde 2002, após ter passado por sete erupções vulcânicas e a recuperação total. Também aqui tem muito para conhecer, entre as igrejas e as catedrais, os palácios e os vários edifícios em estilo barroco, os restaurantes e as esplanadas. Aliás, só para fazer uma excursão até ao vulcão Etna, vale a pena incluir esta cidade no seu roteiro.

SIRACUSA

cidades para conhecer na Sicília: SIRACUSA

Em quarto lugar do nosso Top 10, está Siracusa. Uma das cidades mais conhecidas da Sicília e até do Mediterrâneo, e uma das grandes metrópoles do mundo antigo com forte influência grega. Ora vejamos, tem o Anfiteatro Grego, a Fonte Aretusa, o Templo de Apolo, o Castelo Maniace, entre tantas outras atrações imperdíveis como as paisagens deslumbrantes desta parte da costa oriental da ilha.

NOTO

cidades para conhecer na Sicília: NOTO

Se há lugar onde o barroco ganha vida em cada esquina, é Noto. Um estilo que foi introduzido de forma muito predominante aquando a reconstrução da cidade após um devastador terramoto em 1693, que a levou a mudar de localização. Além da Porta Ferdinandea, poderá visitar os seus complexos religiosos como igrejas e palácios. Para uma pausa, saboreie os doces típicos sicilianos num qualquer café local.

CALTAGIRONE

cidades para conhecer na Sicília: CALTAGIRONE

Caltagirone encontra-se na zona central da Sicília e, à semelhança das suas “compatriotas”, tem fortes influências barrocas. Mais ainda quando se trata das cerâmicas aqui produzidas e que lhe são características. A não perder é a Escadaria de Santa Maria del Monte, da qual terá uma fabulosa vista panorâmica.

TAORMINA

TAORMINA

Pequena em dimensão, mas grande no que tem para oferecer aos seus visitantes, Taormina é de uma enorme riqueza pelos seus monumentos históricos, paisagens com vista para o vulcão Etna, praias de água cristalina, um clima suave e muita animação à noite, ideal para umas férias de verão perfeitas.

AGRIGENTO

AGRIGENTO

Conhecida pelo seu Valle dei Templi composto por 10 templos e três santuários, Agrigento é Património Mundial da Humanidade desde 1997 muito devido a ter o maior parque arqueológico do mundo, com cerca de 2500 anos. Na rua principal e no centro histórico, destacam-se os palácios, os edifícios barrocos e as igrejas.

SCALA DEI TURCHI

SCALA DEI TURCHI

A 12 quilómetros do Vale dos Templos de Agrigento e em Realmonte, vai encontrar Scala dei Turchi. Trata-se de uma formação rochosa de um branco intenso que simula uma escada, contrastando com o azul do mar. Embora seja de difícil acesso, vale a pena conhecer esta praia de águas limpas e calmas. O local perfeito para um romântico pôr-do-sol a dois.

SAN VITO LO CAPO

SAN VITO LO CAPO

O nosso Top 10 termina com San Vito Lo Capo e a praia de areia branca com o mesmo nome, que se estende por uma baía com vista para o mar e também para as montanhas. Se gosta de explorar a natureza, recomendamos a Reserva Natural do Cigano, um paraíso de 1600 hectares preenchido por inúmeros exemplares de flora e fauna. Benvenuti a Sicilia!