Top 10 do “must see” na magnífica Costa Rica

Top Atlântico / Atualizado a

Bem-vindo à Costa Rica, o país com a maior variedade de fauna e flora de toda a América Central e que reúne 5% de toda a biodiversidade do planeta, distribuídos por cerca de 30 parques nacionais.

Situada entre o Panamá e a Nicarágua, a Costa Rica é um país pequeno que oferece num só território várias experiências que vão tornar as suas férias numa viagem de “Pura Vida”. Um lema que os costarriquenhos aplicam na forma como vivem alegremente, valorizando as riquezas naturais do seu país.

Costa Rica

Agora com voos diretos de Lisboa, torna-se mais fácil viajar até este fantástico destino. Mas o que o espera assim que aterrar?

Ora vejamos, subir montanhas vulcânicas e conhecer vulcões ainda ativos, percorrer trilhos em florestas tropicais intactas, contactar com vida selvagem nos parques naturais, banhar-se nas cascatas ou nas praias cristalinas ao longo da costa litoral. Para facilitar a tarefa de escolher por onde começar, selecionámos um Top 10 imperdível.

CIDADE DE SAN JOSÉ

costa rica

Capital da Costa Rica, San José convida a uma caminhada pelas ruas para conhecer a dinâmica e a cultura da cidade. Sugerimos uma visita ao Teatro Nacional, construído em 1890 e ornamentado com estátuas e pinturas.

Tem ainda o Museo del Oro Precolombiano onde poderá apreciar peças antigas feitas em ouro, a Catedral Metropolitana, Centro de Ciências e Cultura e o Mercado Central, além dos jardins na cidade.

PARQUE NACIONAL VULCÃO POÁS

costa rica

Na região metropolitana de San José, poderá conhecer o Vulcão Poás com 2.700 metros de altitude e ainda ativo, considerado o mais conhecido e visitado da Costa Rica, seguindo-se o vulcão Arenal.

Embora esteja integrado num parque de fácil acesso, terá de fazer uma longa caminhada até ao topo, mas garantimos que ficará deslumbrado com o lago que enche a cratera e a vista panorâmica de toda esta região.

PARQUE NACIONAL VULCÃO ARENAL

PARQUE NACIONAL VULCÃO ARENAL

Localizado na cidade da La Fortuna e a 1.670 metros de altitude, o vulcão Arenal está integrado num parque nacional com o seu nome e é o segundo mais conhecido da Costa Rica. Foi descoberto em 1968 após uma erupção que o tem mantido em atividade, embora menos intensa nos últimos anos.

Por esta razão, durante o dia vê-se fumo a sair do topo e durante a noite jorros de lava incandescente. Uma visita que lhe dará acesso a um espetáculo da natureza de enorme magnitude.

FLORESTA NEBULOSA DE MONTEVERDE

FLORESTA NEBULOSA DE MONTEVERDE

Apresentamos mais uma das belezas naturais da Costa Rica, a Floresta Nebulosa de Monteverde. Localizada na Serra de Tilarán, onde se encontra 2.5% da biodiversidade mundial, a floresta está perto da cidade de Santa Helena que oferece inúmeras opções de hotéis e restaurantes, além de atividades de lazer e aventura como escalada, canoagem ou caminhadas nas várias reservas privadas aqui existentes.

PARQUE NACIONAL MANUEL ANTONIO

PARQUE NACIONAL MANUEL ANTONIO

A cerca de 170 quilómetros de San José e a sete da cidade de Quepos, o Parque Nacional Manuel Antonio é uma reserva florestal à beira-mar. É ainda uma das mais visitadas na América Central pelas paisagens exuberantes em tons verdes e pelas belíssimas praias de águas transparentes, ideais para mergulhar ou até fazer surf.

Além dos trilhos para caminhadas onde terá contacto com a fauna e flora local, o parque tem cascatas e todas as infraestruturas necessárias para uma visita perfeita.

PARQUE NACIONAL CAHUITA

PARQUE NACIONAL CAHUITA

O Parque Nacional Cahuita, localizado na costa do Caribe, fica igualmente integrado numa reserva natural cujo acesso é feito através de Porto Viejo. Por estar junto ao mar, vai encontrar praias de areias pretas vulcânicas com recifes de corais à volta de Punta Cahuita, além de várias espécies de peixes.

Para chegar a este cenário paradisíaco, terá de percorrer os trilhos que atravessam a floresta, repleta de vida selvagem e muita vegetação.

PARQUE NACIONAL TORTUGUERO

PARQUE NACIONAL TORTUGUERO

Mais um parque, mais um paraíso. Assim nos presenteia a Costa Rica com o Parque Nacional Tortuguero, de enorme diversidade ecológica e conhecido mundialmente por ser uma das mais importantes zonas de desova de tartarugas marinhas.

Aliás, um fenómeno a que é possível assistir durante a noite, embora sem interferir. O acesso ao parque é feito unicamente de barco, tornando esta experiência ainda mais especial. Além das paisagens que irá conhecer no trajeto, poderá ainda fazer um passeio de barco para observar animais selvagens no seu habitat, sejam aves, jacarés ou preguiças.

PRAIAS EM GUANACASTE

PRAIAS EM GUANACASTE

Na Província de Guanacaste tem muito por onde escolher no que diz respeito a praias. Afinal, são 200 quilómetros de Costa Pacífica com dezenas de praias simplesmente lindas.

Deixamos aqui algumas sugestões: Playa del Coco é uma das mais conhecidas e ideal para fazer mergulho; Playa Hermosa faz jus ao nome pela beleza da paisagem em redor; Conchal é famosa pela areia coberta de conchas e piscinas naturais; Tamarindo tem as ondas perfeitas para fazer surf.

SAN GERARDO DE DOTA

San Gerardo de Dota, localizada na província de San José, é uma aldeia de montanha que se destaca pela sua autenticidade. Conhecida pelo seu café de qualidade e pelas suas paisagens naturais, especialmente procuradas por observadores de pássaros de todo o mundo. É também uma zona abrangida pelo rio Savegre e algumas cascatas de águas puras que vai decerto adorar.

PARQUE NACIONAL CORCOVADO

PARQUE NACIONAL CORCOVADO

Poderia ser “mais um” parque na Costa Rica, mas o Parque Nacional Corcovado é curiosamente dos menos turísticos, embora tenha a maior concentração de flora e fauna do país. Integrado na Península Osa, é um cenário procurado pelos aventureiros que gostam de explorar zonas de difícil acesso e são apaixonados pela natureza no seu estado mais selvagem.

Sem dúvida, um desafio para quem procura fazer uma viagem realmente inesquecível.