Top 5 atrações para descobrir Varsóvia

Top Atlântico / Atualizado a

De tempos a tempos, surge-nos um desejo inexplicável de viajar até outro país culturalmente diferente do nosso. Talvez seja uma forma de querer olhar para o que nos rodeia e influencia, de uma nova maneira. Por muitas ideias que tenhamos, o importante é seguir o nosso instinto para irmos até onde nos sintamos bem. Dar a nossa própria volta o mundo para conhecer cidades como Varsóvia, capital da Polónia.

atrações Varsóvia

Por entre as avenidas modernas, Varsóvia revela uma história do passado através dos seus ícones, como o Jewish Ghetto Memorial. Uma das várias homenagens existentes na cidade que relembram os campos de concentração e as batalhas vividas durante a Segunda Guerra Mundial, por um país que conseguiu recompor-se com as notas do pianista e compositor Chopin sempre por perto.

atrações Varsóvia

Atualmente, a sua faceta mais conhecida é a de uma cidade moderna, jovem, colorida, repleta de vida, convivendo com a história do seu passado e vivendo para criar uma história nova no futuro. Se vir aqui faz parte dos seus planos, então vai gostar do nosso Top 5 de atrações que todos devem visitar para descobrir Varsóvia.

Conhecer a Cidade Velha

atrações Varsóvia

Stare Miasto ou Cidade Velha data do século XIII e é a zona do centro histórico que fica nas margens do rio Vístula. Declarada Património Mundial Histórico e Cultural pela UNESCO, reúne algumas das principais atrações desta cidade. Do Castelo Real à Praça do Mercado, passando pelas igrejas e palácios emblemáticos, entre outros monumentos, a Cidade Velha revela-se o melhor ponto de partida para conhecer Varsóvia.

Surpreender-se na Praça do Mercado

Surpreender-se na Praça do Mercado

Reconstruída durante a década de 1950, a Praça do Mercado é composta por edifícios de cor viva, restaurantes, cafés e bares, lojas de comércio local, monumentos como a Coluna de Sigismundo em homenagem ao Rei Zygmunt III Wasa. Com cerca de 22 metros e erguida no séc. XVII, é o monumento mais alto e antigo da cidade.

Castelo Real de Varsóvia

Também aqui está situado o antigo Castelo Real de Varsóvia, onde viveram os reis polacos.

A praça é o local ideal para uma pausa nesta viagem, para ver o observar quem passa por aqui, para desfrutar das vistas e deliciar-se com as iguarias da gastronomia.

Deslumbrar-se com os palácios

Na Polónia, os palácios fazem parte do cenário.

Palácio Presidencial

O Palácio Presidencial (Pałac Prezydencki) é a residência oficial do presidente e vale a pena aqui vir só pela arquitetura do edifício. Aproveite para assistir à troca dos guardas que montam sentinela.

Palácio da Cultura e Ciência

O Palácio da Cultura e Ciência (Palac Kultury i Nauki) é um dos edifícios mais conhecidos do país e também o mais alto, com os seus 232 metros de altura distribuídos por 42 andares. Deslumbre-se com a plataforma de observação, situada no 30º andar, da qual terá acesso à vista panorâmica sobre a cidade. À noite, com a iluminação, torna-se ainda mais especial.

Visitar os museus

Em Varsóvia, a cultura e a história andam sempre de mãos dadas, razão pela qual sugerimos um pequeno itinerário pelos três principais museus da cidade.

Visitar os museus

O Museu do Levante de Varsóvia foi criado em 1940 pelos nazistas e recria alguns ambientes do Gueto, relata histórias vividas neste período e apresenta um acervo incrível, tudo isto em três andares.

Museu da História dos Judeus Poloneses

O Museu da História dos Judeus Poloneses situa-se no antigo coração da comunidade judaica. Uma visita intensa que faz homenagem aos milhares de judeus que morreram sob as diretrizes do exército de Hitler.

Viver a história de uma cidade

Porque um presente nunca se faz sem passado, sugerimos uma passagem pelo Jewish Ghetto Memorial (Pomnik Bohaterów Getta em polaco) que homenageia os heróis que fizeram a revolta do Gueto de Varsóvia, onde chegaram a estar confinadas 400 mil pessoas no período da Segunda Guerra Mundial.

Viver a história de uma cidade

Entre o peso da história e a vida do presente, a cidade velha e a cidade nova, Varsóvia tornou-se uma cidade especial e hospitaleira, que aguarda por si.