Top 5 das melhores atrações em Marrocos

Top Atlântico / Atualizado a

Quando pensamos em viajar até Marrocos, somos facilmente atraídos por esta ideia de passear a camelo e beber chá-verde com menta em pleno deserto.

camelos no deserto de Marrocos

É verdade que também fará parte do programa, até porque se estima que seja o maior importador de chá chinês a nível mundial, mas existe muito mais para fazer e visitar.

Situado no norte de África, Marrocos apresenta paisagens montanhosas, grandes extensões de deserto e uma costa ao longo do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo, influenciada por temperaturas propícias ao turismo.

Nas grandes cidades, o cenário ganha outra dinâmica com as visitas aos monumentos e museus, o contacto com as pessoas nas ruas e as idas aos grandes mercados de rua (souks), onde os cheiros e as cores se apropriam dos nossos sentidos.

Do povo marroquino pode contar com hospitalidade e uma cultura gastronómica bastante rica em sabores deliciosamente intensos. Seja para viajar na Páscoa ou talvez noutra altura do ano, inspire-se no nosso Top 5.

crianças em marrocos

MARRAKECH

Marrakech é talvez o destino mais importante de Marrocos e aquele que mais turistas atrai. Pode-se ficar alojado nos vários riads dentro da Medina, as casas de hóspedes marroquinas conhecidas pelo conforto e ambiente romântico, ou ainda noutros bairros populares como o Gueliz.

O que o espera então nesta cidade tão especial? Mercados e souks, ruas animadas pela atuação dos músicos e dos encantadores de serpentes, mas também um grande movimento de marroquinos, turistas e vendedores ambulantes, lojas, cafés, carroças, carros e motas em constante circulação. Visite o Museu de Marrakech, palácios como o Bahia e o Badii, passeie pelos jardins Marjorelle e Menara, além da famosa praça Djemaa el Fna.

Marrakech

SAÏDIA

Localizada na costa mediterrânea de Marrocos e a cerca de 58 quilómetros do aeroporto da cidade de Oujda, Saïdia é uma estância balnear que vale muito a pena conhecer. Na verdade, tem sido um destino de férias para os muitos portugueses que aqui procuram descansar e desfrutar dos 14 quilómetros de costa com as suas magníficas praias.

férias em Saïdia

AGADIR

A sul de Marrocos, Agadir revela-se uma cidade moderna com as suas avenidas largas, prédios de arquitetura futurista e resorts junto à praia, além dos campos de golfe. Se procura sol e praia, chegou ao local certo.

Para visitar, sugerimos o centro da cidade com bairros, jardins, museus e mesquitas, a Nova Medina com lojas de artesãos, cafés e restaurantes típicos, sem esquecer uma passagem nas ruínas da antiga fortaleza Kasbah, a partir da qual tem uma fabulosa vista panorâmica para a baía de Agadir.

Agadir

RABAT

Capital do Reino de Marrocos, Rabat é uma grande cidade com vários pontos de interesse, bem organizada e um dos melhores sítios para fazer compras por não exagerarem nos preços.

Com o centro histórico classificado como Património Mundial da Humanidade, Rabat evoluiu para uma modernidade da qual faz parte um metro à superfície, salas de espetáculo, museus, uma luxuosa marina, parques, jardins, restaurantes e esplanadas, tudo isto conjugado com o comércio tradicional que se mantém bastante presente.

Aproveite para visitar o Kasbah dos Oudayas, a Catedral de Rabat, o Mausoléu de Mohamed V, a Chellah e a Torre Hassan. Uma dica: em Marrocos, é proibido fotografar palácios reais.

Rabat

A cerca de 184 quilómetros de Rabat, fica Chefchaouen ou “Cidade Azul”, nome pelo qual é conhecida por ter pintado as paredes das casas de azul, para afastar os mosquitos. Além de ser uma cidade linda e bastante pitoresca, sugerimos que se “perca” a percorrer as ruas estreitas e a desfrutar dos excelentes restaurantes à volta da praça principal.

Chefchaouen

MERZOUGA E DUNAS DE ERG CHEBBI

Merzouga é uma pequena aldeia do deserto junto às Dunas de Erg Chebbi, no Saara, considerado o maior deserto do mundo. Este é um destino recomendado para quem procura uma experiência diferente e única neste ambiente mágico.

Além do alojamento em hotéis e albergues dentro da aldeia, quase sempre é possível providenciar uma noite passada no deserto entre as Dunas de Erg Chebbi, numa tenda ou quem sabe num glamping de luxo. Merzouga fica a cerca de 100 quilómetros do aeroporto de Errachidia.

Dunas de Erg Chebbi