Top 6 motivos para ir conhecer a Ilha da Flores

Top Atlântico / Atualizado a

Que os Açores são um local mágico e um excelente destino para fazer uma escapadinha praticamente em qualquer altura do ano já ninguém tem qualquer dúvida. Contudo, hoje vamos apresentar-lhe uma das ilhas mais bonitas do arquipélago: a Ilha das Flores. Também conhecida como o Jardim do Atlântico.

Esta ilha, com cerca de 4000 habitantes, continua a conservar o seu lado mais selvagem e é um deleite para os olhos e alma de qualquer amante da natureza. Descubra os 6 motivos pelos quais deve ir conhecê-la já na próxima oportunidade que tiver.

conhecer a Ilha da Flores

1 – É uma das ilhas mais pequenas e isoladas de Portugal

A Ilha das Flores faz parte do Grupo Ocidental dos Açores (em conjunto com a Ilha do Corvo) e é uma das ilhas mais remotas e pequenas do arquipélago. Este é um local mágico e bastante calmo, visto que ainda não é um destino muito popular junto dos viajantes, talvez devido à distância. Desde 2009 que faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

conhecer a Ilha da Flores

2 – Não faltam lugares maravilhosos para explorar e contemplar

Embora seja uma ilha relativamente pequena, desengane-se se acha que não tem muito para ver. Pelo contrário. O que perde em tamanho ganha em beleza. Alugue um carro, explore a ilha de uma ponta à outra e deixe-se surpreender pela beleza natural que vai encontrar. Alguns locais de paragem obrigatória são o Poço da Ribeira do Ferreiro, as Sete Lagoas (Funda, Branca, Seca, Rasa, Comprida, Lomba e Negra), a Rocha dos Bordões (um dos locais mais famosos da ilha) e o Poço do Bacalhau.

conhecer a Ilha da Flores

3 – É uma ilha que faz jus ao seu nome

Durante o ano, esta ilha cobre-se de milhares de flores – as hortênsias de cor azul são as mais conhecidas – ao longo de todo o seu território, tornando-a uma das ilhas mais coloridas e bonitas de todo o arquipélago. É fascinante ver o contraste entre o azul, o verde e os milhares de pétalas coloridas espalhadas pelas bermas da estrada e pela ilha toda.

conhecer a Ilha da Flores

4 – É um pequeno paraíso para os amantes da natureza

Na Ilha das Flores vai encontrar a natureza em estado puro, praticamente intocada. Se gosta de se embrenhar nos locais que visita, terá que fazer um dos quatro percursos sinalizados e conhecer alguns dos pontos mais incríveis das Flores. Caminhar é a palavra de ordem nesta viagem se quiser ter acesso a todos os segredos espalhados por esta magnífica ilha.

paraíso para os amantes da natureza

5 – Faça um passeio de barco à volta da ilha

Esta sugestão pode parecer um pouco surpreendente visto que o principal objetivo é conhecer a ilha, certo? Mas acredite quando lhe dizemos que vale bem a pena. Quando organizar a sua viagem não se esqueça de guardar 2 a 3 horas para esta atividade e faça um passeio de barco que lhe permita conhecer o outro lado desta ilha encantada. Esta mudança de perspetiva vai dar-lhe acesso a outros segredos que só são vistos através do mar.

passeio de barco à volta da ilha

6 – Aproveite para conhecer a vizinha Ilha do Corvo

A apenas uma travessia de barco de 45 minutos encontra-se a Ilha do Corvooficialmente a mais pequena do arquipélago e a mais isolada da Europa. Por isso, passar um dia na ilha (se pernoitar ainda melhor) é uma atividade obrigatória nesta viagem. A população é extremamente hospitaleira, conserva uma cultura muito própria e, por isso, tornam toda a experiência ainda mais bonita. Se gostar de fazer observação de aves aproveite esta viagem uma vez que o Corvo é um dos melhores locais para o efeito e conserva muitas espécies raras. Paragem obrigatória: Caldeirão do Corvo! Vai ficar boquiaberto com a beleza estonteante que vai encontrar.

Caldeirão do Corvo

O Corvo e as Flores são duas das ilhas mais inóspitas da Europa e igualmente duas das mais bonitas e selvagens. Esta é uma viagem imperdível que o vai deixar apaixonado desde o primeiro minuto. Aproveite ao máximo!

Onde ficar alojado?

INATEL Flores Hotel

Com uma localização privilegiada junto ao mar e apenas a 1 km do centro de Santa Cruz (capital da ilha), o INATEL Flores Hotel é o local ideal para ficar alojado nesta viagem. Se quiser ver mais opções de alojamentos não deixe de visitar o nosso site.