Top 9 pirâmides para visitar no México

Joana Santana / Atualizado a

O México é um país de contrastes impressionantes, onde a modernidade e a tradição se encontram e fazem as delicias do que por lá passam! Lar de uma rica herança cultural e histórica, são várias as relíquias arqueológicas espalhadas por todo o país. Entre essas relíquias destacam-se,claro, as pirâmides das antigas civilizações, que carregam com elas muita história, muita vida e também muitos mistérios e lendas. Por isso mesmo, quando estiver de férias por aqui, inclua uma visita a estas impressionantes pirâmides. Nós dizemos o TOP das pirâmides a explorar no México.

El Castillo, Chichén Itzá, Yucatán

El Castillo, Chichén Itzá, Yucatán, México
El Castillo / Foto de Alects / Shutterstock

Também conhecido como Templo de Kukulcán, El Castillo é a estrela de Chichén Itzá e talvez a pirâmide mais famosa do México! Localizada na região de Yucatán, esta estrutura maia é absolutamente impressionante e é um exemplo perfeito da habilidade arquitetónica e do conhecimento astronómico desta civilização. É que com 30 metros de altura e 365 degraus (um por cada dia do ano), El Castillo é orientada de maneira a que, durante todos os equinócios, seja criado um efeito de sombra que se assemelha a uma serpente a descer as escadas. Este espetáculo de luz e sombra é uma das razões pelas quais esta pirâmide atrai tantos turistas! Além disso, a grandiosidade da pirâmide e a história de Chichén Itzá, que já foi um dos maiores centros maias, fazem desta visita uma experiência imprescindível numa viagem ao México.

Templo das Inscrições, Palenque, Chiapas

Templo das Inscrições, Palenque, Chiapas
Templo das Inscrições / Foto de Jess Kraft / Shutterstock

No coração das florestas tropicais de Chiapas, encontramos Palenque, um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do México. O Templo das Inscrições é a maior e mais significativa pirâmide do local. Construído como um mausoléu para o rei Pakal, este templo é famoso pelos seus hieróglifos e pela tumba do rei no seu interior. Os detalhes arquitetónicos e os hieróglifos são fascinantes e dão-nos uma perspectiva única sobre a vida e a morte para a civilização maia.

Pirâmide do Sol e Pirâmide da Lua, Teotihuacán

Pirâmide do Sol, Teotihuacán, Estado do México
Pirâmide do Sol / Foto de Vadim Petrakov / Shutterstock

Teotihuacán, a “Cidade dos Deuses”, é também um dos sítios arqueológicos mais visitados no país. Localizada perto da Cidade do México, esta antiga cidade abriga duas pirâmides: a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua. A Pirâmide do Sol é a maior de Teotihuacán e a terceira maior pirâmide do mundo! Tem 65 metros de altura e oferece uma vista panorâmica incrível do complexo arqueológico. A Pirâmide da Lua, apesar de mais pequena, não fica atrás e é também capaz de deixar qualquer um sem palavras, com uma vista incrível para a Pirâmide do Sol e do Vale de Teotihuacán. No entanto, a origem e o propósito exato de Teotihuacán e as suas pirâmides ainda são desconhecidas e são temas de debate entre os arqueólogos, o que, naturalmente, aumenta o fascínio do local.

Grande Pirâmide de Cholula, Cholula, Puebla

Grande Pirâmide de Cholula, Cholula, Puebla, México
Grande Pirâmide de Cholula / Foto de Leonid Andronov / Shutterstock

Apesar de não ser tão procurada pelos turistas, a Grande Pirâmide de Cholula é um verdadeiro tesouro arqueológico. A pirâmide é tão vasta que, ao longo dos séculos, foi coberta por vegetação e parece mais uma colina natural. No topo, encontra-se a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída pelos espanhóis, após a conquista. A pirâmide possui uma rede extensa de túneis que podem ser explorados pelos visitantes, oferecendo uma perspectiva única sobre a sua construção.

Pirâmide do Mágico, Uxmal, Yucatán

Pirâmide do Mágico / Foto de Maribel Amador Bello / Shutterstock

A Pirâmide do Mágico é a principal atração de Uxmal e também um dos mais importantes locais arqueológicos maias. Distingue-se pelo seu formato oval único e pela sua construção em cinco fases diferentes. No entanto, segundo a lenda, a pirâmide foi construída numa única noite por um mágico, que acaba por dar nome à pirâmide. Embora a realidade seja menos mística, a habilidade e a precisão da construção são verdadeiramente impressionantes. A pirâmide atinge 35 metros de altura e oferece vistas impressionantes sobre o restante do complexo de Uxmal!

Calakmul, Campeche

Campeche / Foto de marcosdominguez / Shutterstock

Apesar de não ser das mais conhecidas, Calakmul foi uma das maiores e mais poderosas cidades maias que existiram. Escondida da selva de Campeche, a Estrutura 2 – como é chamada – é a maior pirâmide do local e uma das mais altas do México, com cerca de 55 metros de altura. A experiência de visitar Calakmul é única! Em primeiro lugar, a sua localização remota permite estar mais à vontade, longe das multidões. Em segundo lugar, se subir até ao topo da Estrutura 2 depara-se com uma vista espetacular sobre a selva e, nos dias claros, é possível ver a Guatemala!

El Torre, Ek Balam, Yucatán

El Torre, Ek Balam, Yucatán
El Torre / Foto de Avf71 / Shutterstock

Ek Balam, que significa “Jaguar Negro” em maia, fica também na região de Yucatán. A pirâmide principal, conhecida como El Torre, é uma das mais impressionantes do local, com 31 metros de altura. Os seus detalhes arquitetónicos e as esculturas bem preservadas dão-lhe todo um charme próprio. Além disso, o friso esculpido no topo da escadaria principal é uma obra-prima da arte maia, retratando figuras humanas e divindades com uma precisão incrível.

Pirâmides de Monte Albán, Oaxaca, Oaxaca

Monte Alban / Foto de Anton_Ivanov / Shutterstock

O Monte Albán, localizado no estado de Oaxaca, é um dos sítios arqueológicos mais antigos do México. Desta vez fundada pelos zapotecas, esta cidade foi um importante centro político e cultural. As pirâmides de Monte Albán são conhecidas pela sua disposição em torno de uma grande praça central, uma pirâmide principal que oferece vistas fabulosas de toda a cidade. A disposição das pirâmides e dos outros edifícios cria uma atmosfera de grandiosidade e harmonia arquitetónica. A combinação das ruínas antigas com a espetaculariedade das paisagens fazem deste um sitio incrível!

Pirâmide dos Nichos, El Tajín, Veracruz

Pirâmide dos Nichos, El Tajín, Veracruz
Pirâmide dos Nichos / Leonid Andronov / Shutterstock

Agora pela região de Veracruz, pode encontrar em El Tajín a famosa Pirâmide dos Nichos, uma das estruturas mais icónicas do México. A pirâmide deve o seu nome aos 365 nichos que adornam a sua fachada, representando os dias do ano. Esta pirâmide aparenta ser um exemplo impressionante da arquitetura totonaca e demonstra um profundo conhecimento de astronomia, no entanto, não é certa a que civilização pertence esta construção.

Visitar o México é sinónimo de uma viagem repleta de emoções! Explorar as pirâmides do México é fazer uma verdadeira viagem ao passado e uma oportunidade de descobrir as maravilhas das antigas civilizações. Mas isso é apenas uma pequena amostra do quão rico é o México! Praia, gastronomia deliciosa, muita música, os famosos Cenotes e várias cidades incríveis é o que o espera. Vamos?

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.