Top viagens a fazer no inverno

Joana Santana / Atualizado a

O inverno pode ser uma das estações mais inspiradoras para viajar. Não acredita? Embora muitos prefiram hibernar debaixo das mantas quentinhas, o frio traz consigo oportunidades únicas para quem procura experiências singulares e memoráveis. E nós podemos comprová-lo! São vários os destinos que se tornam verdadeiramente mágicos durante o inverno, por isso, fizemos um top de viagens e experiências imperdíveis para fazer já este inverno. Descubra quais são!

Observar aves no Japão

Aves na neve, Hokkaido, Japão, Top viagens a fazer no inverno
Aves na neve, Hokkaido, Japão / Foto de GUDKOV ANDREY / Shutterstock

O Japão oferece um espetáculo natural incrível durante o inverno, especialmente na ilha de Hokkaido. Em fevereiro, os grous de coroa vermelha, realizam uma verdadeira dança nupcial que parece saída de um sonho. Estes graciosos animais exibem saltos coreografados e movimentos elegantes, tudo isto no meio dos pântanos congelados de Kushiro. Para quem não quer perder este espetáculo, o Akan International Crane Centre proporciona esta experiência durante os momentos de alimentação. Além disso, os cruzeiros no mar gelado de Shiretoko são uma excelente opção para a experiência única de observar águias-de-cauda-branca e águias-de-Steller.

Cruzeiro para ver orcas na Islândia

Orcas, Islândia
Orcas, Islândia / Foto de ON-Photography Germany / Shutterstock

No norte da Islândia, o inverno traz um cenário espetacular: as orcas a caçar junto à costa da península de Snæfellsnes. Entre dezembro e janeiro, enormes cardumes de arenque atraem estas criaturas majestosas, tornando o avistamento quase garantido. A partir de Grundarfjörður – uma pequena vila pertp da imponente montanha Kirkjufell – partem excursões que o levam a ver de perto as orcas em plena atividade.

Ver os leopardos-das-neves, na Índia

Leopardo-das-neves, Indía, Top viagens a fazer no inverno
Leopardo-das-neves, Índia / Foto de Koushik Bhattacharjee / Shutterstock

O Parque Nacional Hemis, nos Himalaias indianos, é um dos melhores locais para tentar avistar o leopardo-das-neves. Embora sejam raros, os meses de inverno aumentam as chances, uma vez que os leopardos descem às altitudes mais baixas à procura das suas presas. Além disso, o trekking nas montanhas cobertas de neve proporciona vistas deslumbrantes, tornando esta aventura ainda mais inesquecível. Estas tours organizadas por guias não garantem que consiga efetivamente ver um leopardo-das-neves, mas, a tentativa é por si só uma experiência incrível e, caso consiga, valerá muito a pena!

Espiar os lobos no Yellowstone, nos EUA

Lobo no Parque Yellowestone, EUA
Lobo no Yellowstone / Foto de Susan Rogers / Shutterstock

O inverno em Yellowstone transforma o parque num reino gelado, perfeito para observar lobos. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as excursões no vale de Lamar e em Rose Creek são imperdíveis. Os lobos, que foram reintroduzidos no parque nos anos 90, podem ser vistos enquanto caçam alces e bisontes. A paisagem coberta de neve não só facilita a observação dos lobos, como também proporciona uma experiência visual fascinante da vida selvagem.

Mergulhar numa ilha remota, na Gronelândia

Fonte termal na ilha de UUnartoq, Gronelândia, Top viagens a fazer no inverno
Fonte termal, Uunartoq / Foto de MrLis / Shutterstock

A ilha de Uunartoq, no sul da Gronelândia, é um local remoto e inóspito onde ninguém habita e a natureza reina. Com apenas um abrigo rudimentar, um convento abandonado e vista para a costa, o grande segredo é a fonte termal natural a 40°C. Imagine-se a observar os blocos de gelo a flutuar enquanto relaxa nas águas quentes! Uma experiência de relaxamento inigualável, com um cenário completamente idílico ao seu redor.

Dormir num hotel de gelo, na Roménia

Já se imaginou a dormir num hotel de gelo? Na Roménia é possível! O Balea Ice Hotel é construído todos os anos nas margens do lago Balea e proporciona os seus hóspedes uma estadia num ambiente glacial rodeado pelas montanhas dos Cárpatos. Atividades como ski, escalada em gelo e visitas à cidade medieval de Brasov complementam esta experiência gelada, que só é possível de dezembro a abril.

Pescar no Festival de Gelo, na Coreia do Sul

Festival Hwacheon Sancheoneo, Coreia do Sul
Festival Hwacheon Sancheoneo / Foto de Johnathan21 / Shutterstock

O Festival Hwacheon Sancheoneo, na Coreia do Sul, é um dos mais populares do inverno asiático. Além das impressionantes esculturas de gelo e das pistas de patinagem, o festival foca-se, acima de tudo, na pesca no gelo. Os moradores locais empenham-se arduamente para tentar apanhar os peixes de dentro de buracos no gelo ou de uma espécie de piscina gelada.

Ver uma aurora boreal, na Noruega

Auroral boreal, Noruega, Top viagens a fazer no inverno
Aurora boreal, Noruega / Foto de MU YEE TING / Shutterstock

A Noruega é um dos melhores locais para ver uma aurora boreal, no entanto, é em alto mar que o cenário consegue ser ainda melhor. Por isso mesmo, na costa da Noruega existem vários cruzeiros que o levam a assistir a este espetáculo natural. Durante um cruzeiro noturno, longe da poluição luminosa, tem a oportunidade de observar as luzes a pintar o céu de forma mágica. Além disso, a experiência inclui ainda avistamentos de orcas e explicações sobre a mitologia e a ciência por trás deste fenómeno natural.

Conhecer a cultura Sami, na Suécia

Com uma tradição com mais de 400 anos, o mercado de inverno de Jokkmokk, na Lapónia sueca, celebra a cultura Sami transformando-se num verdadeiro festival de 3 dias. Além de explorar o artesanato local, ouvir muitas histórias e provar a deliciosa gastronomia, os visitantes podem desfrutar de passeios de trenó puxado por cães e explorar as florestas cobertas de neve enquanto as luzes do norte iluminam o horizonte.

Dançar no Kurent, na Eslovénia

Kurento, Eslovénia
Kurento / Foto de Soru Epotok / Shutterstock

O Festival Kurentovanje, na Eslovénia, é uma festa folclórica que combina música, dança e trajes tradicionais. Numa espécie de carnaval, os locais envergam as fantasias e mascaras de pele de carneiro e dançam pelas ruas medievais das cidades para afastar o inverno. A atmosfera é animada, com comida e bebidas tradicionais que aquecem o corpo e a alma.

Patinar no canal Rideau, no Canadá

Canal Rideau, Canadá, Top viagens a fazer no inverno
Canal Rideau, Canadá / Foto de Felix Chagnon / Shutterstock

Em Ottawa, a partir de janeiro, o canal Rideau transforma-se na maior pista de patinagem natural do mundo durante o inverno. Com as baixas temperaturas, o canal congela fazendo a alegria dos locais e visitantes. Esta é uma maneira incrível de explorar a cidade, deslizando pelo gelo enquanto aprecia as paisagens urbanas e naturais que rodeiam a capital do Canadá.

Dias longos na Antártida

Antártida
Antártida / Foto de jo Crebbin / Shutterstock

Enquanto o inverno domina o hemisfério norte, o sul celebra o verão. Por isso, são vários os cruzeiros saídos do Chile e da Argentina que aproveitam que o gelo em redor da Antártida começa a derreter, para conseguir explorar as maravilhas do continente gelado. É possível encantar-se as paisagens geladas, observar pinguins e baleias-jubarte. A aventura inclui também trekking no gelo e visitas ao Círculo Polar Antártico, onde é possível presenciar o espetáculo do sol da meia-noite.

Estradas de gelo, no Canadá

Estradas congeladas no Canadá
Canadá / Foto de JamesHoblik / Shutterstock

As estradas de gelo no ártico canadiano trazem, anualmente, a oportunidade de conectar comunidades remotas durante o inverno. Os lagos e o oceano dão lugar a estradas de gelo que ligam essa províncias isoladas. Conduzir por estas rotas é uma experiência única, com vistas de tirar o fôlego e um vislumbre da vida no ártico. No entanto, por uma questão de segurança, apenas as empresas de turismo fazem estas viagens.

Comboios de neve, na Suíça

Comboio na neve, Suíça, Top viagens a fazer no inverno
Suíça / Foto de AaronChenPS2 / Shutterstock

Os comboios suíços oferecem rotas incríveis pelos Alpes nevados. Um passeio verdadeiramente inesquecível que lhe vai fazer lembrar um cenário de conto de fadas. O Glacier Express é o mais popular, mas opções como o GoldenPass Line, também são boas escolhas. Com janelas panorâmica, terá a oportunidade de estar frente a frente com paisagens impressionantes, que se tornam ainda mais mágicas quando atinge a estação ferroviária mais alta da Europa, em Jungfrau.

Safari de huskies, na Filândia

Huskies na neve
Huskies na neve / Foto de Roman Babakin / Shutterstock

Na Lapónia finlandesa, passeios de trenó puxados por huskies oferecem uma forma única de explorar esta região. Ao longo dos vários dias, vai passar por uma verdadeira experiência que lhe dará a conhecer um pouco mais deste modo de vida. Desde aprender a cuidar dos cães, a conduzi-los, esta é uma experiência única onde vai passar por florestas cobertas de neve, lagos gelados e auroras boreais.

Trilhos de raquetes na neve, em Itália

Raquetes de neve, Itália, Top viagens a fazer no inverno
Raquetes de neve, Itália / Foto de lorenza62 / Shutterstock

As caminhadas com raquetes na região da Lombardia são uma atração muito procurada, mas não envolvem só a parte desportiva. As caminhadas costumam ser noturnas e incluem degustações gastronómicas, acompanhadas por um cenário incrível do céu estrelado. Anualmente, em fevereiro, existe um evento que reúne mais de 4000 pessoas para uma caminhada noturna de 10km.

Caiaque nas ilhas Lofoten, na Noruega

Ilhas Lofoten, Top viagens a fazer no inverno
Ilhas Lofoten / Foto de Andrew Mayovskyy / Shutterstock

No final do inverno, as ilhas Lofoten enchem-se de vida com a migração dos bacalhaus. Este é um momento perfeito para fazer passeios de caiaque e explorar as ilhas. Vai encontrar enseadas abrigadas, praias vazias, mas lindíssimas, e as encantadoras vilas pitorescas onde poderá ver o peixe a secar ao ar livre e a movimentação dos pescadores.

Trekking em glaciares na Patagónia, no Chile

Glaciar Patagónia
Glaciar na Patagónia / Foto de R.M. Nunes / Shutterstock

O Parque Nacional Los Glaciares, na Patagónia chilena, é um dos melhores lugares para explorar glaciares. Caminhadas guiadas no gelo proporcionam uma visão única destas paisagens, com cavernas de gelo e fendas a perder de vista. É ainda possível remar pelas águas super azuis, lado a lado com os penhascos de gelo. Uma experiência carregada de adrenalina e superação!

Ski no Quirguistão

Ski no Quirquistão, Top viagens a fazer no inverno
Ski no Quirguistão / Foto de Alex Sipeta / Shutterstock

Se gosta de desportos de neve, pode não ser uma opção tão óbvia, mas os vales nevados do Quirguistão oferecem a oportunidade de fazer ski em paisagens intocadas. Para além das pistas, a cultura local, a experiência de pernoitar em yurts fazem desta viagem uma aventura memorável. Considerada a Suíça da Ásia Central, as montanhas de Tian Shan são um ótimo local para a prática de ski selvagem.

Apesar do frio, o inverno é a época ideal para explorar o mundo de formas que nenhuma outra estação permite. Por isso, não hesite: pegue num casaco mais quente e embarque numa destas aventuras inesquecíveis para um destino deste top de viagens que todos deveriam fazer no inverno.

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.