Destinos / Viagens Baratas

Trás-os-Montes: onde a magia mora em cada paisagem

Share this post

Para lá dos montes do Gerês e da Cabreira mora uma região ainda envolta em mistério. Uma aura de secretismo e magia paira sobre este reino encantado, oferecendo a quem o visita uma experiência autêntica e, certamente, memorável.

Trás-os-Montes é assim uma das zonas mais genuínas de Portugal e senhora de uma identidade muito própria. Isto está espelhado de diversas formas: no mirandês (segunda língua oficial de Portugal); no Carnaval mais tradicional do nosso país, o de Podence; na dança, com os míticos Pauliteiros de Miranda e, claro, na forma como as suas gentes recebem quem à mesa se senta – sempre com amabilidade e disponibilidade para mostrar o melhor da zona.

Neste artigo, vamos mostrar algumas das paisagens mais mágicas desta região. Venha partir à descoberta.

Gimonde

A aldeia de Gimonde é umas das mais caraterísticas aldeias de Bragança e localiza-se na denominada “Terra Fria” transmontana. Reúne diversos atrativos para um fim-de-semana relaxante, deste a beleza paisagística, a riqueza arqueológica (a Ponte de Gimonde é de visita obrigatória), sem esquecer as delícias gastronómicas.

Vilarinho de Negrões

Erigida sobre uma estreita e charmosa península mora Vilarinho de Negrões. Nesta proximidade constante entre jardim em flor e as águas do norte de Portugal é possível descontrair e também observar mergulhõesde crista e outras aves aquáticas.

Palácio de Mateus

Por falar em locais mágicos, o que dizer deste Palácio do século XVIII? Faça uma maravilhosa viagem no tempo, através de uma das mais importantes obras do Barroco em Portugal.

Ponte de Misarela

Há imagens que falam por si. Estar aqui é ver magia a acontecer em tempo real.

Depois de observar, vale a pena conhecer mais da história deste monumento. A Ponte de Misarela foi construída na Idade Média e é vulgarmente conhecida como Ponte do Diabo, pois reza a lenda que foi construída pelo próprio. Sabemos também que nesta ponte houve combates entre Portugueses e Franceses, comandados pelo marechal Soult, aquando da segunda Invasão Francesa.

Albufeira do Azibo

Sabia que Trás-os-Montes detém algumas das melhores praias fluviais do país? É verdade. Deixe-se encantar pela Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Nesta área tem diversas praias que merecem uma visita como, por exemplo, a Praia Fluvial da Fraga da Pegada.

Chaves

“A magia” de Chaves remonta muito atrás no tempo. Aquae Flavie, como era denominada pelos romanos, nasceu no século primeiro antes de Cristo. Por aqui passaram vários povos. Por isso, uma visita a Chaves é também uma visita pela História. Não deixe de visitar a Torre de Menagem do Castelo Medieval e a Ponte Romana de Trajano.

E assim terminamos esta história. Com vontade de descobrir mais e deixarmo-nos encantar pelos tesouros de uma terra que soube como preservar as suas raízes. No fundo, que soube proteger o que a torna especial.

Se ainda não conhece, 2020 é a oportunidade de ouro: para a região, para o país e, principalmente, para si.

Reserve já o seu Hotel em Trás-os-Montes!

Artigos relacionados