Tunísia – Praias maravilhosas e não só!

Mariana Soares / Atualizado a

Tunísia, uma mistura de deserto com mar. Brisa do mediterrâneo que se cruza com a areia das dunas douradas e cria o melhor postal de recordação.

Famosa pelas suas extensas praias, resorts elegantes, cenários de deserto que até já foram cenário de filmes de Hollywood. Esta é uma das regiões mais pequenas do Norte de África com uma beleza peculiar e muito tradicional. Sem dúvida que a Tunísia é popular nos viajantes portugueses pelas suas praias maravilhosas mas não só de praias vive a Tunísia. Existem outros pontos importantes e extraordinários a conhecer – nem sempre muito concorridos – entre eles, mágicos oásis de montanha, cidades sagradas, lagos, recantos da saga Star Wars e uma cultura ímpar.

Começando precisamente pelas praias, a Tunísia conta com estâncias balneares fantásticas como Djerba, Hammamet e Monastir.

Djerba, é uma mistura de cores. O Azul do mar encontra-se com os tons terra do deserto e das construções argilosas. Para além da praia, que é um dos pontos estrela deste sítio, o artesanato local é motivo de preferência para os viajantes de todo o mundo. Aqui, poderá encontrar uma cultura religiosa diversificada e diferente. Hammamet, vila piscatória humilde e caricata, é decorada de limoeiros e hotéis que alimentam esta zona de curiosos. Na realidade, este é o primeiro destino turístico da Tunísia devido às suas belas praias e águas quentes, ideais para desportos aquáticos. Por sua vez, Monastir Ribat tem uma arquitetura militar imaculada e preservada. Uma visita a Monastir Ribat é essencial se pretender aproveitar ao máximo a sua aventura na Tunísia. Monastir Ribat é hoje considerado um local sagrado, pois mantém duas mesquitas intactas que servem a cidade. A arquitetura com cariz militar deve-se ao seu passado, em 796 Monastir Riba foi construída como estrutura militar para afastar invasores. O Cinema também transformou a forma como as pessoas viam a Tunísia e levou alguns dos recantos mais bonitos da região à tela do grande ecrã. Matmata, é um desses locais. Para que consiga imaginar a singularidade deste local, pense num deserto de montanha com casas embutidas nas rochas. Esta paisagem é-lhe familiar?

É muito provável que já tenha viajado até à Tunísia por inspiração de George Lucas quando filmou Star Wars.

Se é fã da saga Star Wars, certamente Matmata despertou a sua atenção quando se tornou a casa de Luke Skywalker nas histórias de Star Wars em 1976. Foi o pano de fundo para as terras icónicas de Tatooine (o deserto fictício dos filmes) que foram as interessantes casas trogloditas dos moradores locais, que são esculpidas diretamente na terra e pintadas de branco para refletir o sol. No entanto, Star Wars não se ficou só pelo Matmata. Chebika, é também um dos cenários da saga de filmes. A beleza deste lugar é considerada por muitos, um dos lugares mais bonitos a ser visitado pelos seus próprios olhos. Chebika fica nas montanhas do Djebel el Negueb, um oásis muito parecido ao Éden com belas cascatas, grutas secretas e tamareiras que se escondem nas fendas rochosas. Para além de ser muito popular entre os visitantes, é também um local de eleição para os diretores de cinema.

Passará do oásis para o deserto e encontrará o – famoso – Saara.

Se pretende conhecer a Tunísia, não pode não incluir o Saara no teu roteiro. A área é ideal para ser explorada de jipe e é também muito bonita para um momento romântico, organize uma noite no deserto e pernoite numa tenda tradicional. Certifique-se que não perde Nefta e Chott el Jerid, as dunas de areia mais bonitas e o vasto lago salgado (respetivamente). Fora dos desertos, temos Tunis – a capital da Tunísia. Uma das cidades medievais mais impressionantes do norte da África. Tem uma parte maravilhosa em que reina uma antiga cidade de muros altos árabes, também conhecida como Medina. A atmosfera é inebriante e lá poderá sentir um gostinho de como era a vida na era de ostentação árabe. Também com ascendência árabe, a cidade sagrada de Kairouan – designada Património Mundial da UNESCO – possui um rico património arquitetônico. Aqui, poderá conhecer a Grande Mesquita de Okba, a Mesquita dos Três Portões e souqs super animados.

E se a Tunísia não fosse uma mistura de cultura, não era a mesma coisa.

No meio de uma tradição árabe encontrará uma paisagem mediterrânea que quase confunde os curiosos com paisagens de Itália ou Sul de França. Empoleirada no topo de um penhasco com vista para o Mediterrâneo, é onde encontrará a cidade mais bonita da Tunísia – Sid Bou Said. As suas lindas casas tradicionais foram pintadas de branco delicadamente com detalhes azuis. É também um sítio perfeito para quem gosta de uma vida mais boémia poderá contar com hotéis, boutiques de moda e muito movimento. Conte com ruas estreitas de paralelepípedos repletas de cafés, lojas de arte e lojinhas de souvenirs emolduradas por uma abundância de flores perfumadas em cascata. A Tunísia, oferece também muitos pontos interessantes e bonitos para quem admira a natureza. Já ouviu falar de Chott el Djerid? Este é o maior lago salgado da Tunísia que altera todos os tipos de cores incomuns. Este é um lago de água salgada e ao longo do ano, as mudanças geológicas mudam a cor da água – a água fica com todos os tipos de tons de roxo, rosa e vermelho. Para ter uma vista mais panorâmica, faça parapente neste local e veja o lago de uma perspectiva espetacular. “Único” é a palavra lançada pelos visitantes de Chott el Djerid. Ao visitar este belo lugar na Tunísia, poderá comprovar que já o viu antes. Mais uma vez, muitas das cenas de Star Wars foram filmadas neste local.

Mas vamos “esquecer” um pouco Star Wars e vamos, por exemplo para filmes de gladiadores.

Imagine um coliseu a fazer frente ao Coliseu de Roma. Se não acredita, saiba em primeira mão que sim, existe um outro coliseu. Arcos colossais e anfiteatros marcam o horizonte do famoso El Djem. Marcada pela UNESCO, a cidade é moderna, construída em cima de uma antiga cidade, com a ocasional ruína de casas romanas. Curiosamente, graças às tempestades de poeira do Sahara, muitos pontos de atração foram preservados, tal como o Anfiteatro de Thysdrus. Mergulhe e passeie pelo backstage dos gladiadores ou fique onde os antigos governadores se sentavam no topo das arenas de luta.

Mas das lutas vamos para contos românticos de marinheiros gregos.

Cartago, como o próprio nome indica, evoca contos românticos de marinheiros gregos, figuras como Enéias e Dido da época heroica e histórias de poderosas batalhas nos Alpes e no Mar Mediterrâneo. Daí este local ser rico em ruínas. Aproveite as suas férias de verão e faça um mix entre praia e cidade. Prove as iguarias, visite o património histórico e traga recordações para a sua família com o artesanato local. Conheça o pacote de viagens para a Tunísia da Top Atlântico.