Istambul, um pé na Europa e outro na Ásia

Top Atlântico / Publicado a

A Turquia é um país cheio de locais fantásticos para visitar, mas há uma cidade que não pode faltar no seu itinerário: Istambul, a maior do país e uma das maiores da Europa. E que incrível que é! Dona de uma arquitetura de cortar a respiração, com uma gastronomia que acorda todos os sentidos e uma fusão de culturas inigualável, esta cidade surpreendente deve constar em qualquer bucket list.

Uma cidade com muita História para contar

Se gosta de História esta é a viagem ideal para si. Dividida entre dois continentes – Europa e Ásia –, e com uma localização geográfica estratégica, Istambul tem uma enorme importância a nível mundial. Também conhecida como antiga Constantinopla e Bizâncio, foi a capital do Império Romano e Otomano, respetivamente.

Localizada de ambos os lados do Bósforo – estreito que marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia -, as principais atrações da cidade estão agrupadas em dois bairros do lado europeu – Sultanahmete Beyoğlu.

Alguns dos monumentos que deve visitar para fazer esta viagem ao passado são o Museu Hagia Sophia, a Cisterna da Basílica, o Palácio Topkaki e a Mesquita Azul.

E com muitos bazares para descobrir

Monotonia é uma palavra que não rima com Istambul. Aqui há sempre qualquer coisa para fazer e os tradicionais bazares são paragem obrigatória. São uma das partes mais genuínas da cidade e onde poderá ver e sentir a espetacular mistura de culturas.

Em Istambul irá encontrar vários bazares, mas o maior e o mais antigo é o histórico Grand Bazaar. Com mais de 3000 lojas, irá deparar-se com todo o tipo de coisas, desde jóias, vestuários, os icónicos tapetes turcos ou até mesmo os tradicionais souvenirs.

Se tiver tempo, passe ainda pelo Spice Bazar que, embora mais pequeno, lhe oferece uma viagem pelos cinco sentidos e a oportunidade de conhecer dezenas de especiarias, frutos secos, chá e outras guloseimas típicas.

Boa comida em cada esquina

A diversidade cultural também é a palavra de ordem na gastronomia turca. Os pratos tradicionais são uma mescla entre os sabores europeus e asiáticos, tornando-a uma das cozinhas mais interessantes a nível mundial. Além do Kebab (que já nos é bastante familiar), alguns dos pratos que poderá degustar são Menemen (uma omelete ao estilo turco), Manti (uma espécie de ravioli com iogurte) e Borek (folhado de queijo turco).

O chá – ou çay em turco – é uma outra parte importante da cultura turca e o equivalente ao nosso café. Por isso já sabe, na Turquia seja turco e arrisque pedir um çay após a refeição, acompanhado de um lokum, doce típico nacional. Uma experiência bastante agradável.

Ruas, ruelas e muitos gatos

Além dos monumentos imponentes e da muita cultura que tem para oferecer, há um outro lado de Istambul que não pode perder: os bairros locais. Deixe-se perder pelas ruas e ruelas e conheça o dia a dia genuíno dos habitantes locais.

Istambul é também bastante conhecida por ser a cidade dos gatos. Por isso, não estranhe se pelo caminho encontrar estes residentes de quatro patas a passear ao seu lado. Estima-se que existam neste momento milhares espalhados pela cidade. Este amor pelos felinos remonta ao período Otomano e ao facto de Maomé – profeta do Islão, a maior religião na Turquia – nutrir um grande afeto por estes animais.

Uma viagem pelo Bósforo ao pôr do sol

Depois de passar o dia a explorar tudo o que Istambul tem para oferecer, nada melhor do que ir apreciar a cidade de um outro ângulo: através de um passeio no rio. Um cruzeiro ao longo do Bósforo é uma forma descontraída e relaxante de conhecer Istambul, sobretudo ao pôr do sol. Desfrute da única experiência de ter em simultâneo um pé na Europa e outro na Ásia.

Se durante esta viagem ainda tiver tempo para visitar outra cidade, não hesite em conhecer Capadócia, um dos locais mais bonitos e mágicos do país. Não se vai arrepender!