U.S. Route 66: Tudo o que precisa de saber

Joana Santana / Atualizado a

Fazer uma roadtrip na tão famosa Route 66 faz, de certo, parte da bucket list de milhares de pessoas! Com uma fama inigualável, esta icónica rota norte-americana é inúmeras vezes referência em séries, filmes, músicas, livros e, com toda a certeza, em muitos sonhos.

A tão aclamada Route 66 tornou-se parte da cultura pop devido à sua importância em tempos. Frequentemente apelidada de rua principal da América, este trecho de estrada – bem grande – ligava várias cidades dos Estados Unidos o que permitia a dinamização dessas cidades e, principalmente, do comércio à beira da estrada. Com a construção de autoestradas, a Route 66 deixou de ser necessária, fazendo com que as cidades adjacentes ficassem sem o número de habitantes e visitantes a que tinham sido habituadas.

No entanto, a mística envolta desta rota não desapareceu e mantém-se lendária até aos dias hoje. Também tem o sonho de pisar este pedaço histórico de estrada? Então, aperte o cinto que nós vamos contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre a Route 66!

Onde começa e acaba a Route 66?

u.s. route 66: uma roadtrip inesquecível

Apesar de por vezes haver alguma confusão onde é oficialmente o início e o fim desta rota, devido às mudanças que ocorreram ao longo dos tempos, a Route 66 começa em Chicago, Illinois. São, aproximadamente, 3940km de estrada que atravessam 8 dos 50 estados dos Estados Unidos da América. Fazendo o percurso no sentido este-oeste passará por Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, New Mexico, Arizona, terminando em Santa Monica, Califórnia.

Quanto tempo demora a fazer toda a Route 66?

route 66

O tempo que demorará a viagem por toda a Route 66 depende muito do que pretende. Primeiro, claro está, se deseja fazer todos os 3940km de estrada ou apenas algumas partes. Em segundo, o número de paragens que vai fazer, o tempo que despende em cada uma dessas paragens, o número de atrações que vai visitar e, sobretudo, o tempo que tem disponível para dedicar a esta roadtrip. Existem roteiros de uma semana, de duas, de um mês… é mesmo à vontade do freguês. Idealmente, não dedique menos de 8/10 dias para esta viagem, sendo que o recomendado são, pelo menos, duas semanas.

O que ver durante a viagem?

Cadillac Ranch

Se há algo em que a Route 66 é avantajada é na diversidade de coisas que pode ver e visitar ao passar por lá. São tantas as atrações e os pormenores que lhe chamarão a atenção que é difícil fazer uma lista sobre o que deve ver. Pelo caminho vai encontrar desertos, montanhas, campos, grandes cidades, cidades pequenas, miradouros, parques, rios, atrações culturais, bombas de gasolina ao estilo vintage, os clássicos diners americanos, motéis, cafés, lojas de recordações, estátuas e instalações culturais, murais, edifícios abandonados… enfim, um sem fim de opções! O ideal é mesmo ir passando e parando por onde lhe chamar mais atenção e desfrutar de tudo, sem pressões nem obrigações.

Quando fazer a viagem?

route 66

A maior parte dos aventureiros que decidem fazer a Route 66, fazem-no entre maio e setembro, os meses em que se encontram melhores condições meteorológicas. De novembro a fevereiro, em alguns estados, faz muito frio, as estradas podem congelar e pode, inclusive, ser apanhado num nevão. No entanto, entre julho e agosto, além do calor que se faz sentir, irá notar uma enchente de visitantes. Os locais estarão cheios de turistas, verá muito mais filas, mais trânsito, mais confusão. O ideal mesmo é optar por maio, junho, setembro ou o início de outubro.

Extra! Extra! Alguém pediu dicas extra?

grand canyon, arizona

Se se contentar só pela Route 66 terá já muito que explorar e vivenciar. No entanto, caso tenha tempo, aconselhamos-lhe a dar alguns saltinhos no caminho principal e aproveitar para conhecer outras coisas que são relativamente perto da rota. Saia no Arizona e presencie uma das maiores e mais bonitas formações naturais, o Grand Canyon ou fuja até Las Vegas para uma tentativa de sorte ao jogo.

Além das escapadinhas de rota, queremos também deixar-lhe um aviso! Sabemos que tirar fotos faz e deve sempre fazer parte, ou não fosse esta uma forma de criar memórias de viagens, mas atenção: se tenciona encher as suas redes sociais e os seus álbuns com fotos à beira das famosas placas onde estão estampados os kms da Route 66 saiba que não é tarefa fácil. Para evitar que as placas sejam vandalizadas, estas estão coladas em sítios altos, por isso, prepare a criatividade!

Fazer a famosa roadtrip pela Route 66 é sem dúvida uma daquelas experiências para fazer pelo menos uma vez na vida! Apesar disso, sabemos que esta é uma viagem que pode tornar-se confusa de organizar e propícia a algumas falhas. Para que isso não aconteça e desfrute da sua viagem como sempre sonhou, na Top Atlântico temos profissionais à sua disposição, especializados na Route 66, prontos para o ajudar a organizar a viagem dos seus sonhos.