Socotra – Um paraíso desconhecido no Iémen
Aos olhos de um dos nossos especialistas nenhum destino de sonho passa despercebido. Com a partilha da nossa especialista, antecipe-se e descubra tudo sobre Socotra, um destino que vai dar muito que falar.
Existem destinos no mundo que ainda permanecem como segredos muito bem guardados, longe das multidões e do turismo de massa. São lugares que, embora remotos, oferecem uma experiência tão única e autêntica que tenho a certeza: não tardarão a tornar-se uma das maiores tendências. E é exatamente isso que hoje lhe venho dar a conhecer. Um pedaço de paraíso que, apesar de ainda não ser conhecido, é um lugar verdadeiramente mágico. Por isso, aperte bem o cinto e entre comigo nesta viagem por Socotra, a ilha que promete ser o próximo grande destino de viagem!
A ilha de Socotra

Socotra é um lugar que parece saído de um filme de ficção científica! Com paisagens que muitos comparam aos cenários de “Jurassic Park”, há até quem diga que parece um lugar de outro mundo. Tão incrível, que nem parece real! A ilha é tão única que 40% das suas espécies de plantas e 90% das espécies de répteis não existem em mais nenhum lugar do mundo. Leu bem! Em mais nenhum lugar do mundo. Já os habitantes de Socotra, conhecidos como Socotrans, são um povo alegre e autossuficiente, com uma ligação profunda à terra e ao mar. A língua local, o Socotri, é muito diferente do árabe moderno, mas os guias turísticos falam inglês, o que facilita a comunicação com os visitantes.
A moeda local é o Rial Iemenita, mas é aconselhável levar dólares americanos, uma vez que a taxa de câmbio para o euro é geralmente menos favorável. Os serviços de transferência de MoneyGram estão disponíveis na maioria das agências de câmbio, mas cartões visa e serviços multibanco não funcionam na ilha. A rede telefónica é muito limitada, no entanto não precisa de estar incontactável. Para isso, basta comprar um cartão da empresa Etisalate no aeroporto de Abu Dhabi.
O nome da ilha, em sânscrito, significa “a terra da bem-aventurança”, um título que se encaixa perfeitamente na aura mística que envolve este lugar. Em 2008, a beleza de Socotra foi finalmente reconhecida pela UNESCO, que a classificou como Património Natural. Mas, só em 2021, é que a ilha foi aberta ao turismo, recebendo cerca de 3000 visitantes por ano, Um número que certamente crescerá à medida que mais pessoas descobrirem este paraíso escondido!
Onde fica?

Isolada no meio do oceano há milhões de anos, Socotra, também conhecida como Saqatri, é a maior das quatro ilhas que compõem o Arquipélago de Socotra, situado no Oceano Índico. Este arquipélago pertence ao Iémen e encontra-se a cerca de 200 km da costa do país, entre o Canal de Guardafui e o Mar da Arábia. A capital da ilha é Hadibo uma cidade, que apesar de pequena, é cheia de charme e serve como ponto de partida para explorar as maravilhas naturais de Socotra. E antes que fique já de pé atrás, deixe-me tranquiliza-lo. Apesar dos conflitos que têm decorrido no Iémen, é muito seguro viajar para a ilha. Até porque não existe qualquer tipo de ligação com o continente, nem por via marítima, nem por via aérea.
Como chegar?

A única maneira de visitar a ilha é através de uma agência de viagens! Não há possibilidade de reservar voos, alugar carros ou qualquer outro tipo de serviços. A ilha tem o seu próprio aeroporto, o Socotra International Airport, inaugurado em 1999. No entanto, a única maneira de voar para lá é através de um voo charter fretado pelo governo, operado pela Air Arabia. Este voo parte de Abu Dhabi uma vez por semana e é aconselhável chegar à capital dos Emirados Árabes Unidos no dia anterior à viagem para evitar qualquer imprevisto.
Requisitos para entrar

É obrigatório ter um visto, que deve ser solicitado no momento da reserva da viagem e custa cerca de 170 dólares. Além disso, o passaporte deve ter uma validade de pelo menos seis meses após a entrada na ilha e não pode conter carimbos de entrada ou saída de Israel. É recomendável levar um bom seguro de viagem, especialmente se planeia participar em atividades mais radicais. Não há qualquer exigência a nível de vacinação ou profilaxia.
O que fazer em Socotra?
A lista de atividades que se pode fazer em Socotra é imensa! Desde praias paradisíacas de areia branca até montanhas imponentes, há algo para todos os gostos. Os passeios pela ilha são feitos em jipes 4×4, sempre em tours organizadas.
Desportos aquáticos

Se é amante de desportos aquáticos, pode desfrutar de atividades como kitesurf, windsurf, mergulho, freediving e snorkeling. Os recifes de coral ao largo da ilha oferecem uma das melhores experiências de mergulho do mundo, com uma biodiversidade impressionante. Poderá também nadar com tubarões-baleia ou observar golfinhos durante um passeio de barco. Existe também uma fantástica piscina infinita natural, escondida no meio das montanhas, que oferece uma vista de cortar a respiração.
Em terra

Para os que preferem manter os pés em terra firme, as opções são igualmente tentadoras. Trekking, caminhadas para ver o nascer ou pôr do sol, sandboarding nas dunas de areia, exploração grutas, observação de estrelas e até escalada em rochas ou árvores são algumas das atividades disponíveis.
Praias

Na hora de trabalhar para o bronze e relaxar, também não faltam opções. E das boas! Qalansiyah Beach é a praia mais procurada, mas também deve visitar Shoab beach, Arher Beach, Delisha Beach e Aomak Beach.
Onde dormir?

O sistema de alojamento em Socotra ainda é bastante rudimentar, o que reflete o recente desenvolvimento do turismo na ilha. Na capital, Hadibo, há algumas opções de hotéis, que oferecem quartos com ar condicionado, televisão, minibar, wifi, têm gerador de energia próprio e um restaurante que serve pequeno-almoço, almoço e jantar. No entanto, a verdadeira aventura está nos acampamentos ecológicos espalhados pela ilha. Estes campismos, geridos por comunidades locais, oferecem uma experiência mais autêntica e em harmonia com a natureza. Existem vários acampamentos espalhados pela ilha que se situam tanto em praias, dunas ou até no sopé das montanhas. Estes acampamentos oferecem serviços básicos como tendas, colchões, casas de banho de estilo árabe e restaurantes que servem refeições simples, mas saborosas, preparadas com ingredientes locais. Existe também um Eco-Lodge, com cabanas de tecido, eletricidade, chuveiros de praia e casa de banho partilhada.
Gastronomia

Sendo um povo autossuficiente, os socotrans alimentam-se sempre de produtos sazonais. Nos mercados locais da ilha é possível comprar algumas frutas e legumes e existem também alguns mini mercados onde consegue encontrar enlatados, sumos e água. E este é um ponto muito importante! A água da torneira não é potável, por isso, apenas beba de água engarrafada. Além disso, não há bebidas alcóolicas. Na cidade de Hadibo, é possível encontrar alguns restaurantes, mas todos com um serviço muito básico: apenas uma toalha de mesa de plástico, uma vez os locais não utilizam talheres. Ao ter uma viagem organizada com um operador local, terá esta experiência uma vez que estão sempre incluídas as três refeições principais. Sempre tendo como base os produtos locais é possível comer petiscos como marisco, saladas, ensopado de cordeiro, atum grelhado, frango frito, pão local, mel, carne de cabra ou peixe grelhado.
Quando visitar Socotra?

O clima de Socotra é um dos seus muitos atrativos. A ilha tem uma média anual de temperaturas que varia entre os 35ºC durante o dia e os 25ºC à noite. A melhor época para visitar é de outubro a abril, quando o clima é mais ameno e o mar mais calmo. A temporada de monções termina em setembro, o que marca o início da temporada turística. Entre dezembro e janeiro, o clima é perfeito para caminhadas e trilhos de trekking, com uma brisa agradável no nordeste da ilha, mas o mar fica mais agitado.
Algumas considerações a ter em conta

De forma a proteger o ecossistema da ilha, é aconselhado aos viajantes usarem produtos naturais e não químicos. Repelente e protetor solar são essenciais! É também aconselhável que os visitantes levem um kit de primeiros socorros e medicação própria uma vez que o hospital e as farmácias da ilha só têm os serviços médicos básicos. Caso queira trazer para casa souvenirs, não existem muitos, mas é possível encontrar algumas barraquinhas na ilha com produtos locais e únicos como, por exemplo, incenso, sangue de dragão, fracos de argila, tapetes de lã ou mel de produção local.
Quanto custa visitar Socotra?

É possível ter a experiência inesquecível de visitar Socotra com pacotes de viagem a partir de 3090€ por pessoa, sendo que este valor não inclui o visto, gorjetas, seguro de viagem, nem a viagem deste o destino de origem até Abu Dhabi.
Socotra é mesmo um destino de sonho perfeito para quem procura algo diferente e autêntico! Com as paisagens deslumbrantes, uma biodiversidade única e uma cultura fascinante, não tarda até que este destino ande a correr na bocas do mundo. Socotra proporciona mesmo uma experiência inigualável, por isso, não espere que se torne uma tendência mundial e fale comigo, tenho todo gosto em ajudá-lo a organizar esta que pode ser a sua próxima viagem de sonho!