10 aldeias e vilas mais belas de Portugal

Mariana Soares / Atualizado a

Portugal não se deixa intimidar pelo seu tamanho. Como é possível um país, aparentemente pequeno em comparação aos grandes destinos mundiais, ser dos maiores no que respeita à diversidade cultural? Assim, de Norte, ao Centro, ao Sul, poderá encontrar verdadeiras jóias raras. Desta vez, as atenções estão todas com as aldeias e vilas mais belas de Portugal.

10 aldeias e vilas mais belas de Portugal

Fique connosco e saiba mais sobre Lindoso, Amarante, Belmonte, Monsanto, Sortelha, Talasnal, Carvalhal, Marvão, Cacelha Velha e Alte.

Sistelo – o “Tibete” Português!

Sistelo
Sistelo By arcos.pt

Muito perto de Arcos de Valdevez, no Minho, a aldeia de Sistelo foi considerada como uma das “7 Maravilhas de Portugal”. E ainda… é conhecida como “o pequeno Tibete português” devido aos seus fabulosos socalcos verdejantes que foram sendo moldados durante centenas de anos e mostram a verdadeira harmonia entre o Homem e Natureza, para a agricultura e criação de gado, criando uma paisagem de características únicas.

Na aldeia, ainda encontramos espigueiros e casarios tradicionais desta região, bem como a mística Casa Senhorial do Castelo de Sistelo, trazendo ainda mais magia a quem por aqui passa.  

Aqui a Natureza é Rainha e convida a respirar ar puro enquanto faz uma caminhada por um dos trilhos mais bonitos de Portugal, o das Brandas de Sistelo. Ou pode ainda percorrer os famosos Passadiços do Sistelo ao longo do rio Vez.

Lindoso

Aldeia de Lindoso
Aldeia de Lindoso

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, Lindoso é um nome sonante desta zona, conhecido, principalmente, pela sua Barragem. Possui a maior coleção de espigueiros de Portugal e em ‘defesa’ da aldeia encontramos também o conhecido Castelo medieval, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso.

Lindoso oferece-nos um grandioso património edificado que tem de conhecer: pelourinho, espigueiros e eiras comunitárias, o cruzeiro do Castelo, pontes, moinhos, calçadas e igrejas.

Belmonte

Vila de Belmonte
Vila de Belmonte

Terra Natal do português Pedro Álvares Cabral, a vila de Belmonte, destaca-se pelo seu património histórico-cultural. Coroada pelo castelo medieval, aqui encontramos vestígios desde o Neolitico até aos Romanos.

Belmonte tem uma das mais fortes ligações judaicas em Portugal, mantendo esta essência judaica ao longo dos tempos até aos dias de hoje. A história e tradições é um dos pontos fortes da aldeia que está bem exposta nos seus vários museus, como o Núcleo Museológico do Castelo de Belmonte, a Igreja de Santiago/ Panteão dos Cabrais (Centro Interpretativo dos Caminhos da Fé), o Museu Judaico, o Ecomuseu do Zêzere, e ainda o Museu do Azeite e Museu dos Descobrimentos.

Belmonte merece uma visita.

Monsanto

Aldeia de Monsanto
Aldeia de Monsanto

Antes de tudo, Monsanto é considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. Situada no concelho de Idanha-a-Nova, Monsanto, faz parte das famosas doze aldeias históricas de Portugal. Este local foi escolhido por grandes nomes da arte nacional como, Fernando Namora, escritor e médico e o músico José Afonso que aqui viveram, trabalharam e encontraram em Monsanto uma inspiração.

Visite as ruínas do castelo da região para ter uma vista privilegiada de Monsanto e por fim, não se esqueça vá até ao restaurante Petiscos e Granitos e prove a típica sopa de fava e coentro.

Sortelha

Aldeia de Sortelha
Aldeia de Sortelha

Sortelha vive todo o esplendor da época medieval com alguns vestígios da era romana. Com um castelo do século XIII, aqui poderá ver das paisagens mais bonitas da região. Poderá também ver e fotografar as elevações graníticas “Cabeça da Velha” e do “O Beijo Eterno“. Esta aldeia é rodeada por uma grande muralha, as casas mantêm o seu aspeto renascentista. Visitar Sortelha é uma verdadeira viagem no tempo.

Talasnal

Aldeia do Talasnal
Aldeia do Talasnal

Situada na Serra da Lousã, a Aldeia do Talasnal faz parte das conhecidas “Aldeias de Xisto“. Esta aldeia é, sem dúvida, a mistura incrível de natureza, gastronomia e artesanato. Descobrir Talasnal representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e envolver-se com a vegetação, animais e tradição em ruelas decoradas a xisto.

Carvalhal

Praia do Carvalhal
Praia do Carvalhal

Uma aldeia plantada à beira-mar, entre pinhais e campos de arroz. Assim é o Carvalhal. Situada nas imediações da Comporta (Alentejo), esta aldeia de praias largas é perfeita para passeios a cavalo ou até um relaxante piquenique ao pôr do sol. As águas são azul turquesa e areia branca são o ‘sofá’ ideal para relaxar.

Considerada de uma das mais bonitas de Portugal, também tem a vantagem de estar junto à reserva natural do Sado, o que proporciona o avistamento de cegonhas, por exemplo. 

Marvão

Aldeia do Marvão
Aldeia do Marvão

Quando chegar à aldeia de Marvão – uma das mais belas do Alentejo – já estará sob o encantamento da região. Rodeada de muralhas do século XIII, fica a 843m de altitude servindo como um posicionamento estratégico e de onde se tem vistas magnificas. Aqui poderá confirmar que o tempo passa mais lentamente. Não há pressa, só o prazer de viver.

Com vestígios Paleolíticos e Neolíticos, poderá encontrar antas e menires (praticamente intactos)….Um verdadeiro paraíso de história viva.

Cacela Velha

Aldeia da Cacela Velha
Aldeia da Cacela Velha

A Aldeia da Cacela Velha situa-se no alto da colina do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, ou seja, nasceu de uma falésia que faz frente ao estuário. As casas pintadas de branco e azul (uma tradição destinada a afastar o diabo), decoram esta aldeia.

Poderá comprovar que a pesca foi (e é) uma das principais riquezas da localidade, provando o peixe e marisco fresco. Para além da evidente ligação ao mar, esta aldeia tem também fortes ligações islâmicas. Escavações arqueológicas comprovaram que em Cacela Velha ficava a Medina de Qast’alla Daraj, um centro islâmico da Gharb al-Andalus do século X.

Alte

10 aldeias e vilas mais belas de portugal
Aldeia de Alte

Alte é um dos segredos do Algarve.

Aos pés da Serra do Caldeirão, em Loulé, é das aldeias mais tradicionais e românticas de Portugal.
Casas que parecem de bonecas, ruas cuidadosamente arranjadas e decoradas, pátios cheios de floreiras, traçam um espírito simples mas muito tradicional. A sua localização algarvia, faz desta aldeia uma verdadeira estrela para quem a visita.

Não deixe de conhecer a ilustre Igreja Matriz de Alte, as ruas d’Alte com todos os seus recantos e pormenores arquitetónicos, as intervenções artísticas, a Ribeira d’Alte – e sua nascente. Se visitar Alte no verão, poderá ainda aproveitar o calor nas piscinas alimentadas com água da fonte.