Em 365 dias há muito para descobrir na Madeira

Top Atlântico / Atualizado a

No arquipélago da Madeira há sempre algo a acontecer nos 365 dias do ano. Desfrutar da natureza, das paisagens, do mar e da terra, faz tudo parte do que nos motiva a viajar até este belíssimo destino.

Porém, há todo um património cultural repleto de tradições que vai tornar a sua viagem ainda mais animada e inesquecível. São eventos que acontecem um pouco por todo o lado, culturais, desportivos, gastronómicos ou religiosos. São festas e festivais, em vilas e cidades, mas todos dedicados ao que a Madeira tem de melhor para descobrir ao longo dos doze meses do ano. Isto é Visitmadeira!

Ilha da Madeira

JANEIRO

O ano começa com um dos principais eventos após o Ano Novo e ainda no ambiente natalício, o “Cantar dos Reis”. Na noite de 5 de janeiro cumpre-se a tradição de se cantar os “Reis” ou as “Janeiras” na companhia do tradicional Bolo Rei e dos licores caseiros.

Quem encontrar a fava, terá de pagar o bolo do próximo ano. Acontece em Ribeira Brava, Ponta do Sol, Porto Santo, Machico e Porto Moniz, sendo original de Curral das Freiras.

Bolo Rei

FEVEREIRO

No mês de fevereiro, a “Festa dos Compadres” anima a zona de Santana, muito conhecida pelas suas casas típicas. Acontece uma semana antes do Carnaval, fazendo a “abertura oficial” das festividades carnavalescas com uma “reunião” de compadres que levam vestimentas típicas do mundo rural, enquanto recriam as rivalidades que existiam entre as famílias locais na altura dos anos 20.

Assim que o Carnaval chega, as ruas enchem-se de folia em todos os concelhos do arquipélago, com festas temáticas e cortejos que são acompanhados por milhares de pessoas que aqui vêm procurar diversão.

carnaval na madeira

MARÇO

Nesta altura do ano, a Ilha do Porto Santo é um ponto de interesse para os apaixonados por Trail Running. Se for o seu caso, tem aqui uma excelente oportunidade de participar no Porto Santo Nature Trail enquanto percorre caminhos rodeados de paisagens verdejantes de uma beleza ímpar.

em 365 dias há muito para descobrir na madeira

Se for apreciador de doçaria regional, então sugerimos a Mostra da Ginja e Doçaria na Freguesia do Curral das Freiras, em Câmara de Lobos. Nunca faltam doces típicos feitos com ginja, animação, música ao vivo e visitantes de todas as nacionalidades.

ABRIL

Em abril, a Festa da Flor decora a Madeira ao pormenor e durante semanas sente-se no ar um aroma floral que dá vida às ruas. É considerado um dos eventos mais emblemáticos do arquipélago com um cortejo alegórico de automóveis decorados com fabulosos arranjos florais.

festa da flor, madeira

MAIO

Numa homenagem ao Santo Padroeiro e detentor das chaves da cidade do Funchal, as Festas de São Tiago Menor concentram-se na zona velha da cidade, em particular na Rua de Santa Maria, no Largo de Corpo Santo e no Largo do Socorro. Com origem no século XVI, estas festas repetem-se todos os anos no mês de maio.

JUNHO

Em junho, o Festival do Atlântico invade a Madeira com os magníficos espetáculos piromusicais com vista para a baía, que todos os sábados animam o Porto do Funchal há quase 20 anos. Os famosos “sunsets” na Praça do Povo, a partir das 18h, são igualmente imperdíveis e antecedem o espetáculo de fogo de artifício.

em 365 dias há muito para descobrir na madeira

JULHO

Voltamos a Porto Santo para recomendar uma ida ao Festival do Bolo do Caco, um delicioso pão de trigo originário desta ilha. Em julho, tem a oportunidade de provar e conhecer esta iguaria nas suas diferentes formas.

Festival do Bolo do Caco

AGOSTO

Para os entusiastas do automobilismo, o Rali Vinho Madeira é um grande motivo para viajar até à Madeira em agosto. A prova tem quase 60 anos e todos os anos conta com participantes de renome europeu e mundial, que disputam o melhor lugar com o grande apoio do público.

Rali Vinho Madeira

SETEMBRO

No Estreito da Câmara de Lobos, setembro significa Festas das Vindimas, que está integrada na Festa do Vinho da Madeira, uma tradição de 1963 que é considerada a mais antiga celebração que homenageia o delicioso e famoso Vinho Madeira.

Além das vindimas em si, esta festa tem um cortejo etnográfico que privilegia os instrumentos tradicionais e os trajes típicos, além da atuação de grupos folclóricos que animam as ruas desta vila.

Festas das Vindimas, Madeira

OUTUBRO

Em outubro, o Festival da Natureza enaltece os atributos naturais da Madeira, levando os seus participantes a percorrer algumas das zonas mais bonitas da região, seja à beira-mar ou nas montanhas. Há caminhadas nas levadas, descidas pelas quedas de água e passeios de bicicleta, entre muito mais.

Festival da Natureza

NOVEMBRO

Sabia que a Madeira é um dos melhores locais do mundo para se fazer BTT? A pensar nas excelentes condições para as provas desta modalidade, foi criado o Sandokan – Enduro Madeira Island. Uma competição que decorre em descidas, subidas e trilhos que são um verdadeiro desafio até para os mais aventureiros.

DEZEMBRO

O ano termina sempre em grande na Madeira, com as Festas de Natal e Fim de Ano. Além das ruas iluminadas por luzes de Natal, é possível partilhar um espírito festivo com todos os habitantes do Funchal e os visitantes que procuram momentos memoráveis. Tão especial quanto celebrar a vinda de um novo ano, é descobrir um lugar que é realmente único.

em 365 dias há muito para descobrir na madeira