6 festivais de lanternas flutuantes a não perder

Mariana Soares / Atualizado a

Embora tenha visto imagens inúmeras vezes nas redes sociais, nas notícias, em vídeos, de lanternas sobre o céu. Sabe o porquê disso acontecer ou até mesmo o que isso significa? É disso que vamos falar ao darmos a conhecer os 6 festivais de lanternas que não pode perder!

festivais de lanternas

Festival de Lanternas de Yi Peng

Chiang Mai, Tailândia

Festival de Lanternas de Yi Peng

Em novembro (8 de novembro de 2022) acontecerá o Festival de Lanternas Yi Peng na cidade de Chiang Mai, na Tailândia. Definitivamente, esta tradição deriva da crença do envio de uma oferenda ao Buda pelo céu (as lanternas).

Desta forma, os nativos acreditam que ao fazer isso, o espírito de uma pessoa pode ser purificado por algum infortúnio. Todos os anos no norte da Tailândia, milhares de pessoas se mobilizam para lançarem as luzes no céu escuro.

Loi Krathong

Tailândia

Loi Krathong

Também em novembro (9 de novembro de 2022) acontece outra celebração das luzes. Este festival coincide com o festival anterior (Yi Peng), mas este envolve o lançamento de um Krathong (uma cesta tradicional tailandesa com uma haste com velas e incenso). O lançamento é feito na água e não no céu.

Esta celebração dura toda a noite – durante a Lua Cheia – no 12º mês do calendário tradicional tailandês.

Festival das Lanternas da Lua Cheia

Hoi An, Vietname

Festival das Lanternas da Lua Cheia

O Festival das Lanternas da Lua Cheia de Hoi An celebra-se no 14º dia do calendário lunar todos os meses. Atualmente, as datas das celebrações são: 14 de maio, 14 de junho, 13 de julho, 12 de agosto, 10 de setembro, 9 de outubro, 8 de novembro e 8 de dezembro.

Deste modo, nesta tradição budista, a lua cheia é considerada um momento ideal para meditar, refletir, observar rituais e homenagear o nosso passado ancestral. Ao pôr do sol, é desligada toda a eletricidade e permitem que as luzes das lanternas iluminem toda a região.

Festival das Lanternas de Pingxi

Distrito de Pingxi, Taiwan

Festival das Lanternas de Pingxi

O Festival das Lanterna de Pingxi, acontece normalmente em fevereiro/março de cada ano.

Assim sendo, a tradição acontece na região montanhosa de Pingxi, marcando a primeira lua cheia de cada Ano Novo Lunar, normalmente durante fevereiro ou março. Os lançamentos de lanternas são realizados nas aldeias rurais de Jington, Pingxi e Shifen, sendo que o maior evento do festival acontece em Shifen.

Por fim, durante o festival, milhares de pessoas juntam-se para escrever os seus desejos nas próprias lanternas de papel e depois lançam as luzes ao céu, na esperança de que as suas orações e maiores desejos se concretizem.

Festival Lanternas Flutuantes do Havaí

Oahu, Havaí

Festival Lanternas Flutuantes do Havaí

No mês de Maio, acontece o Lantern Floating Hawaii Festival.

A cada Memorial Day na costa sul de Oahu, o festival de lanternas reúne milhares de moradores e visitantes na praia. Esse convívio serve para homenagear e relembrar os seus entes queridos que já faleceram. Ou seja, a celebração começa com uma série de apresentações tradicionais de grupos musicais locais, de seguida, os participantes enviam lanternas flutuantes. Destinadas a inspirar lembranças, esperança e boa sorte para o Oceano Pacífico enquanto o sol se põe.

Festival das Lanternas da Primavera

China

Festival das Lanternas da Primavera

Primeiramente, o festival, que acontece sempre em fevereiro, marca o fim do Ano Novo Chinês e celebra a família, a sociedade e a chegada da primavera.

Embora os costumes em si variarem de região para região, as atividades mais recorrentes são incríveis. Acender lanternas, adivinhar enigmas. comer tangyuan (bolinhos em forma de bola) e assistir a apresentações tradicionais da dança do leão, são algumas das opções.

Por fim, a maior celebração do Festival das Lanternas da Primavera da China acontece em Nanjing, capital de Jiangsu, mas os eventos são realizados em cidades cosmopolitas, como Xangai e Pequim.