Ainda não conhece a Grande Rota Europeia? Prepara-se bem!
Viagens e natureza são sempre uma combinação vencedora. Por aqui já lhe falámos dos trilhos mais bonitos de Portugal ou até das florestas portuguesas menos exploradas, mas hoje queremos apresentar-lhe algo completamente espetacular: a Grande Rota Europeia E9.
Com partida no Cabo de São Vicente, em Portugal, e tendo como destino final Tallin, na Estónia, esta rota tem uma extensão de aproximadamente 5500 km. Já imaginou o que será percorrer a Europa a pé a conhecer sítios incríveis?
Contas feitas, só precisará de cerca de 260 dias para completar este trajeto – e fazê-lo de forma a desfrutar do caminho!
Ao todo, este trilho percorre 12 países – Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polónia, Rússia (Kaliningrado), Lituânia, Letónia e, por fim, Estónia.
O percurso português da Grande Rota Europeia – em Portugal com o código GR11-E9 e conhecido como a Rota do Caminho do Atlântico – começa, como vimos anteriormente, no Cabo de São Vicente, em Sagres, e terminam em Valença, na fronteira com Espanha.
Deixamo-lo com algumas opções!
São 69,5km sempre lado a lado com o mar e com paisagens indescritíveis.
Vai ter oportunidade de passar por locais tão incríveis como o Cabo Espichel, a Reserva Botânica da Mata dos Medos, a Arriba Fóssil da Costa da Caparica ou a vila piscatória da Trafaria, que é um autêntico cartão-postal.
Este troço da Grande Rota do Caminho do Atlântico ocupa uma boa parte do percurso. Com cerca de 400km, tem início no quilómetro zero – o Cabo de S. Vicente – e termina em Santiago do Cacém.
Pelo caminho vai caminhar ao longo de extensos areais e no cimo de falésias, conhecer praias desertas e vilas pitorescas. Absolutamente fantástico.
Gosta de caminhar e ficou entusiasmado com estas hipóteses? São mais de 900 km de costa para explorar, sempre com a companhia do Atlântico. Marque já um fim-de-semana e arrisque-se a ficar ainda mais apaixonado por Portugal!


Um trilho sempre junto à costa europeia
O mote foi bem lançado aquando da criação desta Grande Rota Europeia: todo o percurso é feito junto à costa.
Portugal de lés a lés
Tendo em conta todas as restrições devido ao Covid-19, este ano uma das melhores soluções será percorrer apenas as etapas do caminho em solo português e ficar a conhecer Portugal de lés a lés.
Grande Rota Caminho do Atlântico – Rede Natura do Oeste (69,5 km)
Este troço percorre a bonita zona Oeste e leva-o a conhecer cada canto da zona costeira entre Assenta Sul (Torres Vedras) e o Cabo Carvoeiro (Peniche).
Grande Rota Caminho do Atlântico – De Trafaria a Sesimbra (35 km)
Esta é possivelmente uma das partes do percurso mais desconhecidas, mas também uma das mais bonitas.
Foto: Facebook da CMAlmada

Grande Rota do Caminho do Atlântico – Costa Vicentina
A Costa Vicentina dispensa apresentações e é um sítio obrigatório para fazer caminhadas pelo menos uma vez na vida. Aqui vai encontrar alguns dos trilhos mais bonitos do mundo!
