Ainda não conhece a Grande Rota Europeia? Prepara-se bem!

Top Atlântico / Atualizado a

Viagens e natureza são sempre uma combinação vencedora. Por aqui já lhe falámos dos trilhos mais bonitos de Portugal ou até das florestas portuguesas menos exploradas, mas hoje queremos apresentar-lhe algo completamente espetacular: a Grande Rota Europeia E9.

Rota Europeia

Com partida no Cabo de São Vicente, em Portugal, e tendo como destino final Tallin, na Estónia, esta rota tem uma extensão de aproximadamente 5500 km. Já imaginou o que será percorrer a Europa a pé a conhecer sítios incríveis?

Rota Europeia

Contas feitas, só precisará de cerca de 260 dias para completar este trajeto – e fazê-lo de forma a desfrutar do caminho!

Um trilho sempre junto à costa europeia

O mote foi bem lançado aquando da criação desta Grande Rota Europeia: todo o percurso é feito junto à costa.

trilho sempre junto à costa europeia

Ao todo, este trilho percorre 12 países – Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polónia, Rússia (Kaliningrado), Lituânia, Letónia e, por fim, Estónia.

Portugal de lés a lés

Tendo em conta todas as restrições devido ao Covid-19, este ano uma das melhores soluções será percorrer apenas as etapas do caminho em solo português e ficar a conhecer Portugal de lés a lés.

Portugal de lés a lés

O percurso português da Grande Rota Europeia – em Portugal com o código GR11-E9 e conhecido como a Rota do Caminho do Atlântico – começa, como vimos anteriormente, no Cabo de São Vicente, em Sagres, e terminam em Valença, na fronteira com Espanha.

Deixamo-lo com algumas opções!

Grande Rota Caminho do Atlântico – Rede Natura do Oeste (69,5 km)

Este troço percorre a bonita zona Oeste e leva-o a conhecer cada canto da zona costeira entre Assenta Sul (Torres Vedras) e o Cabo Carvoeiro (Peniche).

Grande Rota Caminho do Atlântico

São 69,5km sempre lado a lado com o mar e com paisagens indescritíveis.

Grande Rota Caminho do Atlântico – De Trafaria a Sesimbra (35 km)

Esta é possivelmente uma das partes do percurso mais desconhecidas, mas também uma das mais bonitas.

sesimbra - porto brandão

Vai ter oportunidade de passar por locais tão incríveis como o Cabo Espichel, a Reserva Botânica da Mata dos Medos, a Arriba Fóssil da Costa da Caparica ou a vila piscatória da Trafaria, que é um autêntico cartão-postal.

Costa Vicentina

Grande Rota do Caminho do Atlântico – Costa Vicentina

A Costa Vicentina dispensa apresentações e é um sítio obrigatório para fazer caminhadas pelo menos uma vez na vida. Aqui vai encontrar alguns dos trilhos mais bonitos do mundo!

Costa Vicentina

Este troço da Grande Rota do Caminho do Atlântico ocupa uma boa parte do percurso. Com cerca de 400km, tem início no quilómetro zero – o Cabo de S. Vicente – e termina em Santiago do Cacém.

Santiago do Cacém

Pelo caminho vai caminhar ao longo de extensos areais e no cimo de falésias, conhecer praias desertas e vilas pitorescas. Absolutamente fantástico.

Gosta de caminhar e ficou entusiasmado com estas hipóteses? São mais de 900 km de costa para explorar, sempre com a companhia do Atlântico. Marque já um fim-de-semana e arrisque-se a ficar ainda mais apaixonado por Portugal!