As novas tendências para fazer turismo responsável em 2020

Top Atlântico / Publicado a
Quando sabemos que existe um uso excessivo dos recursos do planeta, é altura de contribuir com uma atitude consciente, em especial os viajantes. Inspire-se em três das tendências emergentes de turismo responsável e torne 2020 num ano dedicado às viagens ecológicas.

Quantidade vs. qualidade

Continuar a viajar pode significar menos voos e aproveitar ao máximo os dias da viagem. Para isso, recomendamos que comece por organizar muito bem o itinerário, para rentabilizar o seu tempo, e considere alternativas de transporte, como fazer um cruzeiro.

Viajar fora das épocas altas

Cada vez mais, as férias nas épocas baixas são uma forma de distribuir a afluência de turismo ao longo do ano, diminuindo o impacto no ambiente. Conseguir preços mais baixos e desfrutar de cenários mais tranquilos, são apenas algumas das vantagens.

Turismo e vida selvagem

Conciliar turismo à vida selvagem pode parecer uma missão impossível, mas existem formas de se conviver com estas duas realidades. Embora tenhamos de aceitar algumas medidas de contenção mais urgentes, como é o caso do fecho da Ilha de Komodo a partir de 2020 para recuperação do animal que mais atrai turistas, o Dragão de Komodo, é importante perceber que a maioria dos parques nacionais acabam por usar o valor das visitas para protegerem habitats de espécies ameaçadas. Um bom exemplo disso é o Poás Volcano National Park, na Costa Rica.