Conheça as tradições de Réveillon um pouco por todo o mundo

Top Atlântico / Atualizado a

Em Portugal temos algumas tradições “sui generis” de passagem do ano. Roupa interior colorida (uma cor pelo que queremos atrair no novo ano), ou subir a uma cadeira para comer as 12 uvas passas e por cada uva passa pedimos um desejo para o novo ano. São estranhas de facto, mas não vencemos em estranheza. Pelo mundo há tradições ainda mais peculiares! Fique connosco e conheça as tradições de Réveillon um pouco por todo o mundo.

Na Dinamarca partem-se pratos

Durante o ano os dinamarqueses guardam pratos que não usam. Até ao último dia do ano vão guardando e nessa noite atiram os pratos às portas dos familiares e dos amigos como sinal de boa sorte para o ano de vai começar.

Em Espanha comem-se uvas

Comem-se uvas sem ser passas. Se uma uva passa custa e é pequenina, 12 uvas custam mais. Mas dá boa sorte e então os nossos vizinhos espanhóis comem. Uma por cada badalada ao ritmo do desejo que pedem por cada uva e por cada badalada.

as tradições de Reveillon um pouco por todo o mundo

Nas Filipinas tudo às bolinhas ou redondinho

Ano Novo tem de trazer dinheiro. Então, em representação das moedas, o povo Filipino acredita que deve fazer e usar tudo redondinho no Réveillon: roupas com bolinhas e alimentos redondos ditam a noite. E claro, muitas moedas nos bolsos.

Na América do Sul também usam roupa interior colorida

Em muitos dos países da América do Sul, à nossa semelhança, na passagem de ano usam roupa interior colorida e mesmo no primeiro dia do ano. Roupa interior vermelha significa amor e relação próspera; roupa interior dourada ou amarela, significa riqueza e a roupa interior branca significa paz e tranquilidade.

Na Bolívia escondem-se moedas nos bolos de ano novo

Pelos vistos, dita a tradição que quem encontrar a moeda dentro do bolo terá muita sorte no ano novo (terá sorte se não começar o ano com um dente partido também).

Em Veneza dão-se beijos à meia-noite

Esta tradição é celebrada por todo o mundo, no entanto, na noite de 31 de dezembro, na Praça de São Marcos em Veneza, milhares de italianos e turistas juntam-se para ver o fogo de artifício e para «um beijo em Veneza».

No Chile dorme-se nos cemitérios

Não é triste, é bonito até: passar a noite com quem nos amou e nos foi querido para que nos abençoe o novo ano.

Na África do Sul lança-se a mobília antiga pela janela

Em algumas zonas do país, atiram a mobília que já não necessitam pela janela para começar o ano novo com o novo!

No Equador anda-se de mala de viagem na mão

Acredita-se neste país que se deve dar uma volta na rua de mala de viagem vazia para que no ano seguinte se possa viajar muito (gostamos desta tradição!).

Estas são algumas. Porque não adicionar uma destas tradições à sua noite de passagem de ano?