Descobrir o Centro de Portugal – Aventura Memoráveis

Mariana Soares / Atualizado a

De Mochila às costas rumo à Montanha, baloiçar em energéticas ondas, ir ao sabor do Vento ou até mesmo respirar ar puro a 2000 metros de altura. São atividades que fazem parte da imensidão de opções que os mais aventureiros podem desfrutar no Centro de Portugal.

surf peniche

Conhece as atividades de aventura que tornarão a sua experiência memorável.

Aventure-se nas Ondas Energéticas do Oeste do Centro de Portugal

surf praia do norte narazé

O verão está a chegar e esta é a estação do ano mais atraente para uma aventura na Costa Oeste. Para os aventureiros do mar, esta zona do país oferece 300km de costa atlântica com praias de ondas perfeitas a ser explorada. Na Figueira da Foz, encontra a onda que é considerada “a maior direita da europa”, na Praia de Buarcos onde pode vivenciar a sensação de “leveza espiritual”. Mais abaixo, pode optar por visitar Peniche, a “capital da onda”, e a famosa Praia de Supertubos, que acolhe provas mundiais de surf – Word Surf League. Ou se preferir Nazaré, poderá conhecer o desfiladeiro com 5 000 metros de profundidade, o “Canhão da Nazaré”, que dá origens a ondas gigantes que terminam na Praia do Norte. Aqui foi onde o havaiano Garret McNamara bateu records ao surfar uma onda de 30 metros.

Se gosta de assistir a provas de surf então o início do outono e no inverno é a altura ideal pois é precisamente quando o mar se torna mais energético e desafiante.

Aventure-se a pedalar na Montanha

btt

É fã de bicicleta e de explorar locais fantásticos na Montanha? O Centro de Portugal tem trilhos simplesmente inesquecíveis! Nos Centros de BTT poderá ter acesso aos programas de percursos. Neste espaço poderá ter conhecimento das redes de trilhos e obter condições próprias para a prática de BTT (balneários e estação de serviço para bicicletas). No Centro de BTT em Manteigas (Serra da Estrela) poderá pedalar em 150 km de trilhos enquanto respira o ar puro da Serra com essência a terra e floresta.

Para atividades menos radicais, dispõe ainda de várias rotas temáticas que pode desfrutar, em ritmo de passeio.

Aventure-se nos Desportos Náuticos

Desportos Náuticos

A vasta extensão da Costa Oeste do Centro de Portugal torna oportuna a existência de vários desportos associados ao mar. Na Ria de Aveiro ou no estuário do Mondego poderá usufruir da sinergia criada entre mar e vento, nesta zona, com a prática de Windsurf, Vela ou mesmo Kitesurf. Pode optar também por desportos mais tranquilos em águas menos movimentadas como Canoagem ou Remo num dos inúmeros rios do Centro. Por outro lado, se é um apaixonado por aventura e adrenalina, temos também sugestões para si. Aproveite as agitadas correntes do Rio Paiva para Rafting ou teste a velocidade com Motas de Água.

Se a sua ideia é apostar na água mas sem molhar os pés, pode sempre optar por passeios em cruzeiros nos Rios do Centro ou mesmo veleiros.

Seja um verdadeiro aventureiro e desfrute do centro de Portugal.