Volta ao Mundo por Pedro Guerra – Dias 38 a 48 Vietnam 🇻🇳 Cambodia 🇰🇭 South Korea 🇰🇷

Pedro Guerra / Atualizado a

#históriasporescrever

Solidão. É mais um estado de consciência do que um contexto de isolamento físico. Ambos se conjugam. Cumulativamente. A solidão é regeneradora. Regeneradora da individualidade. Ela, que não reclama egos. Não te exige máscaras. Ela, que te aceita como és. Não te julga. Ela, que te põe à prova. Desafia-te a ser quem és. Solidão. A minha companheira de viagem. Juntos damos a volta ao mundo.

A caminho dos 50 dias.

18 países.

Volta ao Mundo por Pedro Guerra

Memórias a saltitar tipo pipocas de panela. (Esta última frase acompanha-me desde a primeira volta ao mundo). Pipocas que se multiplicam e sobrepõem sem que eu as consiga saborear e mastigar. Não quero perder nenhuma. Lamento desiludir-me. O ritmo a que me propus superou a minha capacidade de degustação. Por degustação entenda-se deixar escrito. Há o viver e depois há o deixar escrito. Escrevo porque o futuro anda de mãos dadas com a memória. Anda de mãos dadas com o verbo recordar… e não há melhor recordação do que aquela que foi escrita por nós.

Desta vez não será assim…

Não vou escrever sobre os meus 5 dias no Vietnam. Não vou escrever sobre a forma como fui absorvido pela azáfama da capital Hanoi. Não escrevei sobre o enigmático tetris rochoso em forma de pequenas ilhas de Halong Bay. Nem sobre o exotismo da paisagem de Tam Coc, os seus arrozais banhados pelo rio Dong Ngo, pontuado por formações rochosas que o acompanham assimetricamente nas margens.

E o que dizer dos meus 3 dias no Cambodia, em Siem Reap?!

Ficará por escrever a forma como me perdi no templos Angkor! Como terá sido mergulhar no passado? Algures entre os séculos IX e XIII. Caminhar sobre a história. Literalmente. Qual terá sido a sensação de sentir a textura das mais de mil ruínas que resistiram séculos e que serviram de sede ao império de Khmer?! Ah, e a história louca que me fez conhecer um casal de Brasileiros e um Turco, e com eles viver a aventura do Camboja em conjunto?!

Volta ao Mundo por Pedro Guerra

E a Coreia do Sul? Sim, por lá também andei três dias. Como terei ocupado o tempo na moderna cidade de Seoul?! Terei subido à Seoul Tower? Visitado a tradicional vila coreana de Bukchon? Será que me aventurei na noite agitada de Itaewon?! E os mercados tradicionais, o que será que me aconteceu no Namdaemun?!

Volta ao Mundo por Pedro Guerra

Histórias por escrever. Memórias que ficam.

Prometo voltar à escrita com mais energia e histórias para contar. Regressarei em grande… porque aquilo que estou a viver na Mongólia merece que a minha escrita e criatividade vistam o seu melhor fato!

Esperem para ver… e ler!

#voltaaomundo3 #Dinamarca #Islândia #Finlândia #Estónia #Letónia#Lituânia #Polónia #Hungria #Turquia #Quênia #Tanzânia #Zimbábue#Zâmbia #Tailândia #Laos #Vietnam #Camboja #CoreiaSul