Escapadinhas Sustentáveis em Portugal

Mariana Soares / Atualizado a

Nós somos feitos de natureza e não vivemos sem ela! Preservar o meio onde vivemos e onde somos felizes, é fulcral, não só para nós mas também para as gerações futuras. Para as suas férias poderá optar por escapadinhas sustentáveis em Portugal e fazê-lo de uma forma mais sustentável

Escapadinhas Sustentáveis na natureza

Damos-lhe a conhecer algumas Escapadinhas que a Top Atlântico+Planeta preparou para si e onde andará de mãos dadas com a natureza em Portugal, combinando a história e cultura local com o melhor da natureza para que nada fique por ver e contar.

Ribeira de Pena & Mondim de Basto

Na região Norte e sub-região do Alto Tâmega, encontramos dois locais incríveis (Ribeira de Pena & Mondim de Basto) para passar 3 dias em contacto com a natureza e com as origens transmontanas. Neste programa poderá conhecer Ribeira de Pena com um percurso pedestre a começar na Vila. Será brindado com paisagens repletas de um verde ímpar dos campos agrícolas no Vale do Tâmega. Se para além da natureza é também fã do escritor Camilo Castelo-Branco, terá a oportunidade de visitar a Casa Museu de Camilo, onde viveu. Explore o percurso da Portela de Santa Eulália que o levará até ao Rio Louredo. Neste ambiente rural e bem tradicional e de raízes portuguesas, deguste o fantástico vinho verde da produtora vinícola Casa de Santa Eulália acompanhado de uma visita guiada. Por fim, uma passeio a pé leva-o ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, o famoso “cartão de visita” de Mondim de Basto, localizado a quase 1000 metros de altitude.

Serra da Lousã & Aldeias de Xisto

Aldeias de Xisto

De junho a dezembro, a escapadinha de 4 dias à Serra da Lousã & Aldeias de Xisto contam com um programa cheio de aventura. O Centro do nosso País é rico em património, onde apenas lá se avistam pitorescas aldeias formadas em camadas de xisto. Nesta escapadinha terá a oportunidade de visitar: a Aldeia do Xisto Casal de Simão, onde numa só caminhada poderá passar pelas Fragas de S. Simão, a Praia Fluvial e pelas povoações e Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda; a Aldeia de Xisto da Cerdeira, localizada no centro da Serra da Lousã; Aldeia de Xisto Talasnal, a maior e mais bem guardada pérola de xisto do interior do Centro de Portugal.

Aproveite também para sair da rotina e explore o trilho do Caminho do Xisto da Lousã e convidamos a colocar as mãos na massa num workshop de Olaria trabalhando pequenas peças típicas. Visite ainda os recentes Passadiços da Ribeira de Quelhas e, se quiser guardar o momento com um fotografia deslumbrante ao pôr do sol, visite o Baloiço Alto do Trevim

Gerês & O Trilho das Silhas dos Ursos

Gerês

Se é fã de trilhos, o programa Gerês & Trilho das Silhas dos Ursos é o ideal para si com quatro trilhos fenomenais. Poderá explorar o Trilho das Silhas dos Ursos, composto por encostas íngremes, linhas de água que tornam esta paisagem única; Trilho da Cascata do Arado e Poço Azul, onde poderá admirar rios, ribeiros e beber água da nascente; Trilho do Sobreiral da Ermida, com uma passagem por aldeias serranas com paisagens rurais e elementos históricos e da arquitetura tradicional; Trilho dos Miradouros, que lhe dará a oportunidade privilegiada de observar o Parque Nacional Peneda-Gerês e da Serra do Gerês. Caso seja um aventureiro de mão cheia e adore atividades aquáticas, este programa oferece-lhe uma ótima experiência de canyoning no Rio Arado e uma caminha aquática, feita pelo leito do Rio, com uma envolvente com a natureza fantástica.

Marque as suas férias e reflita sobre os hábitos e prefira destinos e atividades mais sustentáveis que respeitem o nosso ecossistema. Dê uma oportunidade à natureza que nos envolve e conheça os verdadeiros tesouros de Portugal.