Há mais aventura e adrenalina na Madeira

Top Atlântico / Atualizado a

Premiado como Melhor Destino Insular da Europa nos últimos anos, o Arquipélago da Madeira é muito especial.

São muitas as emoções que sentimos quando visitamos as ilhas da Madeira e do Porto Santo, deparando-nos com as paisagens deslumbrantes com vista para o mar, as montanhas vulcânicas, as levadas, os jardins com as mais diversas espécies de plantas tropicais, a vida selvagem no mar, uma cultura de tradições e um clima que nos faz querer visitar estas ilhas durante o ano inteiro.

ponta de são lourenço, madeira
Ponta de São Lourenço, Madeira

Porque o verão é sinónimo de atividades ao ar livre, inspire-se nas propostas da Associação de Promoção da Madeira e do programa Madeira Ocean Trails (MOT) para fazer das suas férias uma grande aventura. Um projeto que pretende dar a conhecer as várias opções que existem para explorar a Madeira num ambiente natural, a pensar nas pessoas que procuram um estilo de turismo mais ativo, como os atletas e amantes de trilhos de montanha.

trilhos na madeira

Rodeado pelas paisagens naturais que nos deixam fascinados pela Madeira, pode optar por fazer uma atividade mais calma ou então aderir aos desportos radicais. Seja como for, conte sempre com clima ameno e muita diversidade para libertar toda a sua adrenalina. Vejamos então tudo o que poderá fazer, seja em terra ou no mar.

Passeios a pé

Começamos por aquilo que fazemos instintivamente em qualquer parte do mundo e que é passear a pé. É claro que na Madeira isso tem outro impacto pelo que nos rodeia, como as cascatas e os penhascos cobertos de uma vegetação intensa.

Esta é a melhor forma para desfrutar da natureza nas calmas, aproveitando os 28 trilhos pedestres existentes na Madeira e outros 2 no Porto Santo, alguns deles junto a levadas. Ao todo, são mais de 2000 quilómetros para percorrer e deliciar-se com este cenário.

trilhos pedestres na Madeira

Levadas

Sabia que, na Madeira, as levadas têm uma extensão total de cerca de 3000 quilómetros? Estes canais de irrigação tão famosos, originalmente criados para direcionar a água da zona norte para o lado sul da ilha, podem ser percorridos a pé por entre paisagens que parecem de outro mundo. Recomendamos!

Levadas

Trail

O Trail consiste numa corrida realizada em percursos num ambiente natural e com diferentes níveis de dificuldade, variando consoante as zonas onde se concretiza, sejam montanhosas, tenham muitos ou poucos declives e riachos.

Na Madeira existem inúmeras provas, como vai já acontecer de 25 a 29 de abril com a 10ª edição do MIUT® – Madeira Island Ultra Trail. Um desafio para percorrer a ilha de Porto Moniz a Machico, passando pelos pontos mais altos da ilha. Alinha?

ultra trail, madeira

Também há o Ecotrail, um conceito de corrida com provas em várias cidades no mundo, que alia a componente desportiva com uma preocupação ecológica e ambiental. Existe ainda outra possibilidade e que é o Ultra SkyMarathon® Madeira, nos dias 1 e 2 de junho. Trata-se de uma corrida técnica de montanha com desníveis bastante acentuados e de elevado grau técnico de Skyrunning. Fica o convite para os mais destemidos!

Bike Tours e Mountain Biking

Se aprecia andar de bicicleta, a Madeira é o lugar ideal para fazer uns passeios, seja na estrada de forma mais descontraída ou nos trilhos das montanhas com mais alguma energia que é necessário em alguns percursos. A escolha é sua.

andar de bicicleta na Madeira

Parapente

Como seria de calcular, fazer parapente ou asa delta na Madeira é uma aventura inesquecível. Um salto da montanha repleto de emoções. É respirar fundo e desfrutar do passeio com vista para o mar.

parapente

Golfe

Com tanto espaço, os fãs do Golfe vão encontrar as condições ideais para a prática deste jogo, nos dois campos existentes. Uma sugestão destinada tanto a profissionais como aos amadores curiosos que ainda não experimentaram. Esta é a sua oportunidade

Golfe na madeira

Desportos náuticos

A aventura continua em pleno Oceano Atlântico com a prática de várias atividades, tais como surf, mergulho e snorkeling, windsurf, stand up paddle ou o clássio passeio de barco para observação de cetáceos, nomeadamente golfinhos e baleias. Nas zonas de mar mais tranquilas, é possível fazer canoagem. Difícil será escolher por onde começar, se por terra ou por mar.

golfinhos