Ilha da Madeira – 6 razões para visitar a Madeira em dezembro

Mariana Soares / Atualizado a

Em dezembro, vivemos uma época cheia de sons, sabores e memórias únicas. Do Natal à Passagem de Ano, é hora de estarmos em união com os nossos familiares para desfrutar os momentos mágicos desta época. A Ilha da Madeira é uma das regiões portuguesas onde as festividades do mês de dezembro são mais fortes, é o mês sempre de festa para os madeirenses. Fique a conhecer 6 razões para visitar a madeira em dezembro.

mercado de natal funchal
©Copyrights Turismo da Madeira

Desde o início de dezembro até aos primeiros dias de janeiro, nesta ilha o povo madeirense sai à rua para festejar e claro onde não faltam os mercados de natal tradicionais, árvores de natal, espetáculo de luzes, presépios pitorescos, missas de parto, o melhor da gastronomia madeireirense por todos os recantos, as cores das flores por toda a ilha e, claro, o incrível fogo de artifício de Réveillon. Conheça todas as razões para fazer da sua viagem à Madeira ainda este mês.

1 – Mercados de Natal

Mercado de Natal
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

O Mercado de Natal do Funchal não fica nada atrás dos grandes mercados das capitais europeias e até foi já distinguido como um dos melhores mercados de natal. Na Ilha da Madeira, esta época é vivida ao máximo por isso encontrará um Mercado de Natal tradicional, nos passeios centrais da Avenida Arriaga, no coração da capital do arquipélago. Ficará pasmado com a variedade de produtos expostos, flores exóticas e outros souvenirs tradicionais ou até mesmo experimentar e provar alguns dos pratos e bebidas típicos desta época. O melhor deste mercado é também o convívio com as gentes locais que nos recebem como só elas sabem!

2 – Árvores de Natal, Luzes e o Presépio

O que há de mais tradicional no Natal que árvores de natal e presépios? Pois bem, nas casas madeirenses as árvores de Natal também são decoradas com tudo a que têm direito: luzes, bolas, fitas, figuras coloridas e brilhantes e, claro, a estrela no topo da árvore. Na Praça do Povo, é sempre erguida uma árvore de trinta metros de altura e todas as árvores do Funchal estão decoradas com cores diferentes que fazem as delícias dos mais curiosos. É um espetáculo de luzes que, certamente, não quererá perder. Para além de árvores totalmente iluminadas, encontrará também inúmeros presépios personalizados com a criatividade, tradição e devoção dos madeirenses. Perto da Sé do Funchal é colocado um lindo presépio tradicional decorado com as mais belas flores da ilha, e com os icónicos bordados madeirenses.

3 – Gastronomia

Se há algo que podemos sempre contar é com as saborosas iguarias da gastronomia da Madeira. E no Natal não é excepção, quer seja nos restaurantes ou nos mercados. Desde os cheiros até ao sabores tudo é uma deleite. Irá sempre encontrar o delicioso bolo do caco barrado com manteiga, provar as lapas com o sabor a mar, almoçar ou jantar um prato tradicional como as espetadas em pau de louro e não deixe de provar o maravilhoso bolo de mel e as broas de mel. Mas não há como ir à Madeira e deixar de provar a tradicional Poncha.

4 – Missas de Parto e o Convívio entre amigos

Estando esta época muito ligada à religião, se visitar a Madeira em dezembro não pode perder as Missas de Parto. Neste momento deve-se estar a perguntar o que são estas missas e em que consistem, mas nós explicamos! As missas do parto são uma das maiores e mais antigas tradições natalícias das ilhas da Madeira. São compostas por nove missas celebradas na novena que antecede o Dia de Natal sempre pelas seis da manhã. Ao assistir a uma destas missas poderá celebrar o Nascimento de Jesus e ouvir cânticos católicos. Após a missa existe sempre um convívio dos fiéis onde são recebidos com o de melhor da gastronomia madeirense tem (poncha, licores, broas de mel, rosquilhas entre outras iguarias madeirenses) fazendo deste momento um dos mais apreciados dos madeirenses como dos que visitam a Madeira.

5 – Flores Natalícias

As cores das flores na Madeira ajudam a tornar este mês ainda mais colorido. Em Portugal, existe a tradição natalícia de oferecer uma flor aqueles que mais gostamos. Na Madeira esse costume não é exceção, sendo para uma ilha com uma enorme variedade de flora. Uma das flores mais tradicionais do Natal é o ‘’ Sapatinho’’, que floresce de dezembro a janeiro. Tornará de certeza o seu Natal mais florido. Poderá também encontrar outras flores bem típicas desta região e desta época: As “Manhãs de Páscoa”, a flor do junquilho (também semelhante a uma orquídea), o azevinho e a ”Alegra-Campo”.

6 – Fogo de Artifício de Reveillon

Réveillon na Madeira
©Copyrights – Associação de Promoção da Madeira

Depois do Natal, feche o seu fim de ano com chave de ouro e viva o glamoroso Réveillon na Madeira. Na noite de 31 de dezembro, a Ilha da Madeira realiza o seu popular espetáculo pirotécnico com fogos de artifícios pomposos. São cerca de oito minutos que, além da largada de foguetes, conta com eventos culturais, artísticas e religiosas, numa grande festa para receber o novo ano.

Com todas estas razões já não tem desculpa para não viver uma experiência única na Madeira neste mês de dezembro. Faça a sua mala e parta rumo a um dos arquipélagos mais ricos do nosso país.