Lua-de-mel na Turquia

Top Atlântico / Atualizado a

Quando se trata de planear a lua-de-mel, as primeiras ideias que surgem são de viajar até uma cidade romântica ou um país tropical repleto de praias paradisíacas. Depois há quem prefira descobrir países como a Turquia, onde há cidades, praias e também aventura, idealmente na época da primavera e do outono, quando o clima se torna mais agradável. Fique connosco e descubra como é uma Lua-de-mel na Turquia.

Lua-de-mel na Turquia

Localizada na Europa, embora ocupando parte do extremo ocidental da Ásia, a Turquia é considerada uma porta de entrada no mundo árabe. Templos, haréns, mesquitas e paisagens naturais, tudo faz parte de um cenário que poderá tornar a sua lua-de-mel numa experiência única.

O PATRIMÓNIO DE ANKARA

Comecemos por sugerir uma passagem pela cidade de Ankara, capital da Turquia e a segunda maior cidade turca depois de Istambul, com a qual tem ligação via comboio, autocarro ou até mesmo avião, já que se encontram separadas por uma distância de 450 quilómetros.

Ankara está sobre uma colina rochosa a uma altitude média de 938 metros, tem várias atrações culturais como o Museu das Civilizações da Anatólia e o Mausoléu de Atatürk. A Mesquita de Kocatepe é um monumento fabuloso para visitar, além do centro histórico onde se encontram as lojas e o Mercado Velho onde regatear é “um dado adquirido”.

Em termos de gastronomia, a cozinha turca é muito variada e deliciosa, privilegiando o peixe, o uso de ingredientes naturais e muitos temperos. A bebida do dia é o chá nos seus variados aromas, sendo os mais comuns o chá preto, chá de laranja e de maçã.

Lua-de-mel na Turquia

ROMANTISMO EM ISTAMBUL

De Ankara a Istambul, a maior e mais popular cidade da Turquia, a viagem é realmente muito curta se for de avião. Entre o Grand Bazaar com as suas 4000 lojas típicas e monumentos como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul ou a Cisterna da Basílica, Istambul tem muito que conhecer.

Para tornar a lua-de-mel ainda mais romântica, experimente fazer um piquenique no Parque Gülhane, cujos jardins fazem parte do Palácio Topkapi e oferecem uma vista espetacular sobre o estreito de Bósforo, que divide o continente europeu da Ásia.

Aliás, aproveite que está nesta zona para fazer um passeio de barco que pode terminar com um maravilhoso pôr-do-sol numa das cidades mais bonitas do mundo. À noite, os jantares a dois são um programa imperdível com inúmeras opções, todas elas com comida deliciosa e ambientes bastante acolhedores.

A BELEZA NATURAL DE ANTÁLIA

Sim, na Turquia também pode encontrar as praias paradisíacas que imaginou para a sua lua-de-mel, basta ir até Antália que fica mais a sul. Conhecida por Riviera Turca, esta zona oferece mais de 700 quilómetros de magníficas praias com água azul-turquesa e muito calor. Uma oportunidade para saborear os típicos gelados turcos.

Além das praias, ainda existem as cascatas naturais Karpuzkaldiran e no centro histórico os restaurantes, mercados e bazares que fazem as delícias de quem procura lembranças originais.

O LADO AVENTUREIRO DE CAPADÓCIA

Uma lua-de-mel quer-se romântica, tranquila, divertida e, por vezes, aventureira. Bem-vindo a Capadócia, localizada no coração da Turquia e com uma paisagem mágica. Aqui há casas e igrejas escavadas em rochas, cidades subterrâneas, formações rochosas denominadas de “chaminés de fadas” e o Parque Nacional de Göreme, classificado de Património Mundial pela UNESCO.

Mas, se procura uma experiência verdadeiramente memorável, tem de fazer um passeio de balão na Capadócia, desfrutar da paisagem e de um momento a dois que será sempre recordado com muita emoção, pela sensação única de voar nos céus da Turquia.

Capadócia