Passadiços em Portugal a não perder

Mariana Soares / Atualizado a

É aventureiro e gosta de partir à descoberta de natureza, locais escondidos e respirar ar puro? Pois bem, está no país certo. Portugal tem recentes e renovados passadiços – muito especiais – e completamente maravilhosos a serem explorados.

As paisagens que envolvem estes percursos pedonais podem ser muito distintas. Praias, rios, ribeiras, cascatas, floresta – mas o objetivo é sempre o mesmo: apreciar a natureza enquanto exercita ao seu ritmo.

Em primeiro lugar, pegue na sua mochila, equipe-se a rigor e parta rumo para aos novos passadiços que lhe damos a conhecer por todo o país:

Passadiços do Cerro da Candosa (Góis)

natureza passadiços

Sendo assim, com apenas 600m de comprimento e 450 degraus, os Passadiços do Cerro da Candosa nasceram em 2017 após os incêndios de outubro. Deste mesmo ano, proporcionando uma vista incrível de toda a região próxima e envolvem as montanhas onde se situa a Capela da Senhora da Candosa, que fazem parte da união do Penedos de Góis e da Serra do Buçaco.

Ao longo do percurso poderá ver um verde incrível pelas várias árvores que rodeiam esse passadiço. Portanto, destacamos os “seis mirante” que proporcionam paisagens simplesmente arrebatadores.

Passadiços do Mondego (Guarda)

passadiços na natureza

Com data marcada para a sua abertura para o Verão de 2022, os Passadiços do Mondego são assim considerados por muitos “um dos mais bonitos do mundo”. Fica nas proximidades da Guarda e com 12 km – cerca de 4 horas de percurso – que liga as aldeias de Videmonte à barragem do Caldeirão.

A sua extensão é acompanha das margens do Rio Mondego. O Geopark da Estrela – destacado pela UNESCO – abraça este passadiço. Aqui poderá avistar algumas aldeias bem conhecidas: Maçainhas e Aldeia Viçosa, por exemplo.

Passadiços das Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos)

natureza passadiços

De seguida, em Leiria, mais precisamente em Figueiró dos Vinhos, encontrará as Fragas de São Simão. Assim, ligado ao Miradouro das Fragas de São Simão e à popular Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, o percurso dos Passadiços atravessa o fundo da garganta da Ribeira de Alge.

Ao caminhar pelo Passadiço das Fragas de São Simão, a paisagem deriva de uma mistura de imponência acidentada das Fragas de São Simão e a paisagem agrícola e preservada do vale, que evoluiu de forma natural ao longo dos anos.

Vista uma roupa leve e confortável e prepare-se para uma caminhada repleta de áreas naturais, belas encostas e alguma Laurissilva. O percurso irá conduzi-lo também à Praia Fluvial, onde a Ribeira de Alge aparece de forma envergonhada e segue o seu caminho em direção ao Zêzere. Poderá, posteriormente, subir e conhecer a Aldeia do Xisto de Casal de São Simão junto à Ermida de São Simão (um dos locais mais antigos desta região).

Passadiços de Sistelo (Arcos de Valdevez)

natureza passadiços de sistelo

É considerado, certamente, um dos paraísos portugueses que representam bem o casamento entre a natureza e o homem. Os Passadiços de Sistelo, localizados na Ecovia do Vez (Arcos de Valdevez) é um universo de história, biologia e geologia. Comece a caminhada na Aldeia de Sistelo, conhecida como o “Tibete Português” pela paisagem. A viagem começa com uma descida acentuada numa calçada antiga transportando-nos para o período medieval, ao longo do rio Vez.

O Passadiço em si, de 2 km, começa depois da famosa ponte sobre o Vez. Poderá, por exemplo, fazer um pic-nic à beira rio, ou se estiver a precisar de refrescar, dê um mergulho no rio. Os passadiços propriamente ditos só começam depois da ponte sobre o Vez.

Por fim, Portugal está repleto de recantos que abraçam a natureza como ninguém. Tenha uma experiências diferente e alie a natureza ao bem-estar conhecendo os novos Passadiços portugueses.